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- Relatório da Unidade Curricular: Gestão EstratégicaPublication . Santos, Vasco Ribeiro dosProvas de Agregação em Gestão, apresentadas à Universidade Europeia, 2023 Relatório da Unidade Curricular: Gestão Estratégica; Sumário pormenorizado da Aula: Formulação da Estratégia na Gestão; Curriculum Vitae
- AMPLIFICAÇÃO DO OLHAR NO CINEMA DOCUMENTAL PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE REALIZAÇÃOPublication . Babo, Leonor Costa; Araújo, NelsonO cinema português não teve a ambição de criar um movimento concreto com características próprias nacionais até meados dos anos 90, altura em que se viu surgir um grupo novo de cineastas que rejeitou as principais tradições do documentário clássico e se comprometeu a criar documentários. Neste texto proponho me a desenvolver uma investigação sobre este grupo, em particular sobre os casos de Catarina Mourão e Catarina Alves Costa que, por meio dos seus filmes, alcançaram essa renúncia. De facto, foi da análise das obras das cineastas que surgiu inspiração para a abordagem do documentário “Vozes e Perspetivas Visuais”, em que optei por abordar temas adjacentes de transdisciplinaridade, espaço e conceito de efemeridade. No documentário Vozes e Perspetivas Visuais” descrevo as suas diferentes fases, o processo de criação do mesmo, o desenvolvimento da sua pré-produção, bem como da sua produção, particularmente as rodagens, e pós-produção, terminando com síntese dos obstáculos e dificuldades apresentadas ao longo do projeto.
- O impacto das novas coberturas dos seguros de saúde na Geração Z: Relatório de Estágio - ASISAPublication . Vicente, Daniela Rosa; Matos, José PedroA área da saúde é uma questão bastante importante em todo o mundo, e em Portugal não é exceção. Embora o Sistema Nacional de Saúde (SNS) tenha avançado significativamente nas últimas décadas, ainda existem desafios a serem superados, como a falta de recursos e de profissionais de saúde em algumas áreas. Deste modo, muitas pessoas têm optado por contratar seguros de saúde privados, que ofereçam acesso a serviços médicos com maior rapidez e conforto. Contudo, em Portugal, ainda existe uma lacuna no que diz respeito aos seguros de saúde para jovens adultos. A Geração Z enfrenta dificuldades em encontrar seguros de saúde que atendam às suas necessidades específicas, como coberturas para doenças mentais, médico online e um preço acessível. Diante desse desafio, o principal projeto do presente relatório centra-se na realização do esboço de um seguro de saúde direcionado para a Geração Z, valorizando a conveniência, acessibilidade e transparência nas informações sobre coberturas e custos.
- A importância dos espaços dos recreios no desenvolvimento das amizadesPublication . Rosário, Ticiane; Pacheco, PatríciaO presente estudo decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. As relações de amizade em crianças de idade pré-escolar são consideradas como aspetos da vida da criança que ajudam a promover o bem-estar e felicidade. As crianças precisam do apoio dos amigos, para terem confiança, para criar laços, fortalecer novas amizades (Garcia & Pereira 2008). O espaço do recreio é reconhecido como o tempo e um espaço importante para a promoção das amizades é também um espaço onde as crianças podem partilhar diferentes situações, realizar atividades e adquirir novas experiências com outras crianças (Krug et al., 2019). Definimos como objetivos compreender a perceção das crianças sobre a amizade e caraterizar a importância do espaço recreio no desenvolvimento das relações de amizade. Deste modo, foi realizado um estudo exploratório, tendo como base o método qualitativo, participaram 20 crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Em relação à metodologia foi construída uma entrevista às crianças de forma a dar resposta aos objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que as crianças referem a amizade como ter amigos, brincar com os amigos e contar para tudo. No recreio as crianças mostraram que gostam de jogar as escondidas, rainha/rei manda, macaquinho do chinês e apanhada. As amizades no recreio as crianças relataram que estão sempre juntos no recreio e fazem brincadeiras divertidas. Em suma, os resultados do presente estudo sustentam a importância da realização de mais investigações, de forma dar mais importância as relações de amizades que são desenvolvidas nos espaços do recreio
- D. Mafalda – Infanta, Princesa, Regente, Freira e Abadessa de Arouca. Do Mosteiro de S. Cristóvão de Rio Tinto ao vale do Tâmega e Sousa. Beata Mafalda de Portugal da Igreja Católica RomanaPublication . Costa, JoaquimConferência sobre a vida e obra de Mafalda Sanches, inserida na Ação de Formação de Curta Duração (ACD), de três horas, para professores e funcionários do AEIDM – Agrupamento de Escolas Infanta D. Mafalda (Rio Tinto), no âmbito do CFAE JR – Centro de Formação de Agrupamento de Escolas Júlio Resende – Gondomar, com o apoio da Rota do Românico e do Município de Lousada, realizada a 14 de setembro de 2023, e inserida no programa de atividades para o Ano Letivo 2023-2024.
- Preparação do regresso a casa dos utentes com AVC e alterações da deglutição: protocolo de intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Assunção, Inês Aroso Oliveira Silva; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Marques, GoretiAtualmente, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) surge como uma das principais causas de morte e de incapacidade, sendo a alteração da deglutição uma das consequências mais frequentes. A disfagia define-se como sendo a dificuldade ou impossibilidade de engolir e apresenta diversas complicações como: desnutrição, desidratação, hospitalização prolongada, complicações pulmonares por aspiração de saliva e/ou alimento e morte. Por sua vez, o regresso a casa com uma nova condição de saúde, poderá levar a receios e angústias tanto por parte do utente, como do familiar cuidador e ainda modificar a qualidade de vida de ambos. A concretização deste trabalho antevê poder contribuir para melhorar a atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) na capacitação do utente e do cuidador e, consequentemente, concorrer para uma prática clínica mais consistente. Por este motivo, o objetivo geral deste trabalho científico é mapear e analisar a evidência sobre a importância da capacitação do utente com AVC e alterações da deglutição e do seu familiar cuidador, e tem como finalidade propor um protocolo de atuação do EEER na preparação do regresso a casa do utente com AVC e alterações da deglutição. Os resultados sugerem que é fundamental que os EEER estejam capacitados, e executem intervenções atualizadas, consonantes com uma prática baseada na evidência, sendo crucial a implementação de cuidados padronizados, onde a realização de avaliações sistemáticas é determinante. O recurso a protocolos de atuação nos serviços revela-se como uma estratégia potenciadora do pensamento crítico-reflexivo dos profissionais, contribuindo desta forma para melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados prestados.
- Os contributos do e-learning para o sistema de formação da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Ferreira, Luís Miguel Gomes; Bessa, Fernando José da Conceição; Guedelha, MárioAs pessoas, como o recurso mais valioso das organizações, carecem de formação adequada para o desempenho das suas tarefas. Pelo conjunto de potencialidades e benefícios pedagógicos, o e-Learning representa, não só ao nível dos aspetos de gestão pedagógica, administrativa e organizacional dos cursos, uma melhoria dos sistemas de formação das organizações. Com a elaboração do presente trabalho pretende-se analisar os contributos do e-Learning para o Sistema de Formação da Guarda Nacional Republicana (SFGNR). Para que as organizações potenciem as mais-valias das metodologias da formação sustentada em tecnologia devem assumir opções estratégicas que valorizem e definam a sua implementação de acordo com o referencial pedagógico definido para a formação online. A qualificação específica dos recursos humanos afetos aos sistemas de formação, a par da sustentação tecnológica, são os dois principais vetores que garantem a implementação e sustentação do e-Learning. Esta investigação seguiu um raciocínio indutivo e um desenho de pesquisa de estudo de caso assente numa estratégia qualitativa. Para o efeito, foi efetuada uma rigorosa análise documental que, associada às evidências obtidas através das entrevistas semiestruturadas realizadas a especialistas intervenientes na matéria, permitiu formular as necessárias conclusões e recomendações. A eficácia e eficiência do SFGNR estarão diretamente ligadas à forma como a instituição se preparou para adotar esta metodologia com base nas lições identificadas dos contributos do e-Learning para o SFGNR.