ESAP - Trabalhos de Projecto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAP - Trabalhos de Projecto by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 83
Results Per Page
Sort Options
- Novos Paradigmas de Ocupação Humana do Território nos UAEPublication . Vieira, Bruno; Fernandes, FátimaA escolha da temática “ Novos Paradigmas de Ocupação Humana do Território nos UAE ”, prende-se com uma necessidade urgente em desenvolver pensamento, planeamento do território e soluções constructivas que se adequam aos biomas, sociedade e economia deste país, que pela sua projeccção e importância no seu contexto regional, poderá servir como modelo para outras regiões classificadas como desérticas, semi-desérticas e em risco de desertificação. A reflexão acerca deste tema da sustentabilidade da ocupação do território, remete-nos igualmente à questão da satisfação das necessidades alimentares das populações, daí o enfoque na produção agrícola que a proposta que apresento possui. É essencial ter em consideração na criação de soluções para estas problemáticas, analisar a capacidade de resposta tecido produtivo e ambiência cultural presentes neste contexto. Finalmente a utopia em que consiste a aplicação de modelos sociais mais equitativos serve igualmente de motivação para o projecto. A objectivação do tema foi realizada através da realização de um projecto de uma estrutura urbana de pequenas dimensões que designo por Agropólis, cujo desenvolvimento vai desde a elaboração da estrutura urbana, passando pela definição dos vários edifícios constituintes do programa até à escala de execução.
- Museu e Teatro de Marionetas do PortoPublication . Santiago, João; Carreira, JoãoA presente dissertação acompanha o trabalho de projeto para conclusão do mestrado em Arquitetura sob o tema “Novo no Velho: Reabilitação de Edifício para Sede do Teatro de Marionetas do Porto”. Trata-se de um edifício de habitação de meados do século XVI, característico do Porto, que ao longo dos séculos foi por diversas vezes intervencionado. O programa consiste na reabilitação do espaço para a sede da Companhia de Marionetas do Porto, constituída por auditório, museu, café-concerto, oficinas e espaços de trabalho. Os vários capítulos desta dissertação reúnem vários dos elementos que apoiaram as decisões de projeto. O primeiros capítulo enquadra o edifício na cidade e na História. O segundo capítulo sintetiza a investigação feita sobre a arquitetura do teatro de marionetas, apresenta a Companhia de Teatro de Marionetas do Porto e analisa dois casos de estudo pertinentes. O último capítulo é dedicado à análise crítica dos dois capítulos factuais anteriores e à descrição e justificação das principais decisões de projeto. Por último, na conclusão é feita uma reflexão pessoal sobre o processo.
- NOVOS TERRITÓRIOS INDUSTRIAISPublication . MACOR, SAMARA; Barbosa, AntónioNo âmbito do Mestrado em Arquitetura, foi desenvolvido o trabalho de projeto de 5º ano com o tema “Oportunidades no Vale de Campanhã”. Campanhã aparece-nos como um espaço fragmentado, insólito e desajustado tanto da sua antiga matriz rural como da sua identidade industrial. Se este lugar detém um passado, apesar de conturbado, também detém um futuro expectante que necessita de intervenções tanto a nível da reabilitação como de construções de raiz. Foi desenvolvida uma estratégia de grupo para o Parque Oriental, materializada através dos projetos de um equipamento ligado à pedagogia (Porta Norte), de pequenos apontamentos arquitetónicos de estar (Entre Portas), e da nova fábrica da Socipole (Porta Sul). Através da identificação das problemáticas inerentes ao tema dos Novos Territórios Industriais, a nova fábrica da Socipole apresenta-se como resposta aos problemas identificados. A solução arquitetónica apresentada resulta de três gestos que, tanto setorizam o espaço privado e público do edifício proposto, como permitem a sua fusão com o território, a fim de ser elemento integrante da paisagem. Este novo elemento visa a valorização do património industrial, paisagístico e a reabilitação deste lugar do Vale de Campanhã.
- Escolha MúltiplaPublication . Pereira Marques, Carla Daniela; Araújo, NelsonTratando-se de um mestrado direcionado para a realização cinematográfica e televisiva, é a partir desta perspetiva que se dá a conhecer todo o desenvolvimento de um trabalho que tem por finalidade, a construção de uma curta-metragem de ficção. Ao longo do relatório de trabalho, exponho e descrevo o conteúdo de um argumento cinematográfico, assim como, grande parte do processo criativo desde a pré-produção, passando pelo período de gravações, até à pós-produção. Na memória do projeto, também apresento as principais intenções do filme, de modo a esclarecer o seu resultado final. Refiro-me, nomeadamente, ao conceito do livre-arbítrio. Neste ponto, procuro – a partir de uma investigação de caráter filosófico ou de pensamentos teorizados já existentes –, atribuir maior coerência e consistência ao tema em questão. Assim, como existem, atualmente, três teorias elementares, construídas por diferentes Filósofos que tentam definir o conceito do livre arbítrio – a teoria dos deterministas, liberalistas e compatibilistas –, apresento a visão de alguns desses autores, tais como: Espinoza, Nietzsche, Schopenhauer e Nagel, de modo a explicar e debater o tema supracitado.
- REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE UM EDIFÍCIO MODERNOPublication . Pereira, Cláudia; Cannatà, MicheleO presente trabalho procura refletir de que forma a arquitetura pode ajudar a criar espaços de modo a dignificar as suas funções. Que caraterísticas devem ter? Como deve comportar o edifício? Que espaço e forma? Este exercício tem como objetivo a reabilitação do edifício do antigo Palácio da Justiça de Santa Maria da Feira, da autoria do arquiteto Viana de Lima. Para completar o vasto programa jurídico foi desenhado um edifício de ampliação. Para tal, foi realizada uma investigação teórica que se debruça sobre a origem da justiça, dos primeiros Tribunais, quais as caraterísticas e as problemáticas destes equipamentos. Paralelamente, foram analisadas várias obras nacionais e internacionais, tendo sido selecionado dois casos de estudo para complementar o conhecimento teórico. Todo este trabalho visa preservar a memória do lugar, respeitar o património Moderno, as caraterísticas da obra e de uma forma muito subtil adaptá-la, para que consiga no século XXI exercer as funções para a qual foi projetada.
- PROJECTO PARA UM CENTRO DE CULTURA GASTRONÓMICAPublication . Pereira, Maria João; Cannatà, MicheleO presente trabalho tem como objectivo a criação de um Centro de Cultura Gastronómica, através da reabilitação da Casa do Arcos, um edifício civil habitação, caracter rural, classificado como imóvel de interesse público. Que se encontra em estado de ruína à vários anos. Em conjunto com um novo edificado, que alberga a Casa Vinícola. A valorização da ruína, é um ponto de partida neste trabalho. Que só foi possível, através de investigação, leituras, reflexões e um olhar atento à pré-existência, de forma a fazer um bom levantamento, sendo essencial ter o máximo de informação possível sobre a ruína. Para que no projecto, fosse possível adaptar a pré-existência a um novo uso, deixando de ser habitação e passar a conter um bar e um restaurante. “Mantendo-lhe o corpo e limpando a alma”. A Casa Vinícola, projectada com o foco de conter uma área de exposição sobre os vinhos verdes, desde as casta usadas, até ao engarrafamento do mesmo. É implantada de forma a manter um certo afastamento da pré-existência, dando a oportunidade de valorização dos dois edifícios, individualmente mas também como um todo, através da complementaridade dos seus usos. Juntando estes dois edifícios e a requalificação do terreno envolvente à da Casa dos Arcos, outrora usado com fins agrícolas mas actualmente deixado ao abandono, foi possível valorizar este lugar e assim criar o Centro de Cultura Gastronómica. Este trabalho, numa primeiro fase, concentra-se numa pesquisa sobre o concelho, sobre o edificado nomeadamente a ruína, de forma a reunir informações e conhecimento que contribuam para a elaboração do projecto final. São estudados casos de estudo, que utilizam diferentes métodos de intervenção numa préexistência. A segunda fase, contem as peças desenhadas, necessárias para a compreensão técnica dos edifícios propostos. Onde estão reunidos de forma objectiva, os levantamentos fotográficos e métricos, para dar a conhecer o estado actual da ruína, a ser intervencionada. Assim como os desenhos da proposta da reabilitação da Casa dos Arcos e do novo edifico a Casa Vinícola.Desta forma, este trabalho pretende ser uma reflexão sobre as diferentes etapas, necessárias a serem percorridas quando existe uma pré-existência. De que forma a arquitetura do presente consegue dialogar harmoniosamente com a arquitetura do passado. Onde se investiga, se aprende, explora e sintetiza elementos de estudo agregados ao ato de projetar.
- ESCOLA SECUNDÁRIA DO I E IIPublication . Polenha, Eva; Cannatà, MicheleEste projeto é resultado de uma vasta pesquisa, face as questões identitárias da cultura angolana, relacionada diretamente com a arquitetura e com a forma do povo angolano viver e usar o espaço. O objetivo foi culminar todos estes elementos, num equipamento escolar. Neste presente trabalho, aborda-se questões da educação, exaltado a importância da mesma e da arquitetura escolar. O estudo da arquitetura vernacular angolana, e todos os casos de estudos escolhidos, foram bastante importantes na elaboração do projeto de arquitetura, pois permitiu-me compreender melhor questões fundamentais para a elaboração do projeto, tanto ao nível conceitual, mas também formal e construtivo. O equipamento escolar, escola do I e II ciclo do bairro do Tande, faz parte do plano de urbanização do bairro do Tande e tem como objetivo de dinamizar a área em questão, aumentando o número de escolas na área, sendo que, o número de equipamentos escolares publico é inferior ao que deveria existir para albergar numero de crianças com idade escolar ( 9-17 anos); este equipamento é também um espaço, que poderá ser utilizado não apenas pelos alunos mas também pela comunidade ao redor, tento como função de um espaço escolar, cultural e social. Esta função enquadra-se por um lado desenvolver actividades extra-curriculares e por outro actividades de extensão, integrando a comunidade à escola e vice-versa.
- HABITAR NO PARQUEPublication . Marinho, Mariana; Cannatà, MicheleEntre margens do Rio Douro, a cidade do Porto desfruta de uma estrutura urbana e paisagem incomparável. Percorrendo pela cidade do Porto, pela zona histórica da cidade, deparamo- nos com uma crescente degradação e abandono do edificado, originando a falta de população no lugar. Em tempos actuais em que visitantes e jovens se direcionam só para a baixa do Porto, é de grande importância perceber o abandono aos núcleos históricos mais reservados e esquecidos da cidade. O importante não é só a recuperação do próprio edificado em si, mas também a importante recuperação dos valores do lugar, indo ao encontro do regresso da vivência do núcleo histórico. Falando de Portugal, Norte do País, rico em paisagens invejáveis, muitas delas esquecidas, outra talvez não conhecidas que se podem tornar em pequenos grandes lugares da cidade do Porto. Paisagens estas da Natureza com implantação de alguns edifícios tradicionais em completa degradação muitas delas em ruína, como se ali não existisse vida. Como se o tempo tivesse parado mas com possibilidade de um passado voltar a um futuro ainda melhor. Pretende-se com este trabalho, a estratégia de reaviver a aldeia esquecida do Norte Portugal, com um equipamento de apoio a todos os visitantes e moradores do lugar
- RESIDÊNCIA DE ESTUDANTES NO CASTÊLO DA MAIAPublication . EIRA, ANA; Cannatà, MicheleA escolha do tema da residência de estudantes ocorreu pela vontade de trabalhar o espaço do habitar. Visto que a Cidade da Maia possui um Pólo universitário no Castêlo da Maia (ISMAI) e apresenta uma carência no que diz respeito a alojamento qualificado para estudantes, estes foram um dos motivos que levou ao interesse de apresentar uma proposta que respondesse a esta problemática e a outras que foram surgindo ao longo deste projeto. Assim, foi fundamental abordar temas que sustentassem a legitimidade desta proposta, como: o lugar onde pretendemos implantar o projeto, Castêlo da Maia, de forma a dar suporte à questão da falta de alojamento vocacionado para estudantes e à necessidade de revitalização desta zona; o estudo de referências de outras residências universitárias, tanto nacionais como internacionais, que permitiram estudar e entender este tipo de habitação, sem desconsiderar a experiência e o conforto do utilizador; e o entendimento de como este tipo de habitação exerce um papel importante na construção da vida profissional do estudante, proporcionando novas experiências e novos pontos de vista. A proposta de intervenção visa um habitar de qualidade, promovendo vivências qualificadas e propondo interatividade, tanto entre os próprios estudantes como com a cidade e os seus habitantes; com o objetivo de atender às necessidades dos estudantes, apresentando habitações de conforto e segurança, além de estimular o convívio entre eles com áreas coletivas de lazer e estudo.
- DUAS CASAS EM GRIJÓ, VILA NOVA DE GAIAPublication . Soares, Ângela; Cannatà, MicheleEste projeto tem, como base, a intervenção num terreno que, atualmente, se encontra sem qualquer tipo de uso, que possui a possibilidade de construção e cujo dono é meu familiar. O terreno em questão fica localizado na freguesia de Grijó, no concelho de Vila Nova de Gaia. A ideia para este projeto surge a partir de uma conversa, com os futuros herdeiros, sobre a possibilidade de pensar e projetar uma casa para cada um deles, naquele espaço. Este trabalho foca-se, então, em dois projetos habitacionais no mesmo terreno, tentando responder e resolver problemas que surgem ao longo do seu desenvolvimento, tendo em atenção os pedidos dos clientes. Neste trabalho são considerados vários fatores determinantes tais como o estudo do existente, considerando todas as suas condicionantes e particularidades, assim como a vivência e essência do lugar. Tendo em conta o percurso percorrido e todo o conhecimento conseguido até este momento, é exposta uma sugestão de projeto para as ditas casas.
