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ESAP - Trabalhos de Projecto

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  • Novos Territórios Habitacionais- REGENERANDO O DESENHO DA CIDADE NO BAIRRO DA PRELADA
    Publication . Giménez, Alba Gimenéz; Barbosa, António
    O projeto surge da necessidade de resolver um dos maiores problemas da cidade do Porto, Portugal. A cidade está totalmente dividida pela Via de Cintura Interna (VCI), esta estrutura viária comporta-se como uma muralha que limita e dificulta o funcionamento da cidade. É feita uma análise da cidade contemporânea e das suas necessidades com o objetivo de oferecer uma solução viária correta para a VCI e uma intervenção urbanística e arquitetónica otimizada para o bairro da Prelada, um dos conjuntos habitacionais mais afetados por esta estrada.
  • Intervenção Urbana em Espinho
    Publication . Reis, Ricardo José Teixeira; Carreira, João
    Os projetos de reabilitação, envolvem estratégias que permitem, aos espaços ou edifícios, voltar a integrarem-se no seu meio urbano. Procura-se com isso, melhorar a imagem e vivência de uma cidade. Este trabalho, partiu através do destaque da malha que organiza espacialmente Espinho. A escolha desta cidade como local de intervenção, deve-se muito ao facto de lá residirmos. A noção de que existem elementos de destaque na quadricula, incentivaram a uma análise aprofundada da urbanidade. Deste modo, o projeto que aqui é proposto, procura reabilitar o quarteirão da praça de touros, em Espinho. Ergue-se uma torre, dando resposta á escassez de habitações. O espaço exterior, é tratado para que haja uma inclusão de todos os habitantes, para que possam usufruir dos jardins. Procura-se com a proposta, auxiliar o desenvolvimento da urbanidade, demonstrando uma nova forma de fazer crescer a cidade. A partir de uma crítica assumida, pretendemos projetar a exceção perante a malha ortogonal.
  • Os Novos Territórios Espirituais - A Mesquita do Porto
    Publication . Ouali, Fateh Ait; Barbosa, António
    “Os Novos Territórios Espirituais”. Um tema que exala força tanto pelo sentido de cada um dos palavras que o compõem como pelo significado do seu tudo. Novo. Território. Espiritual. Este tema foi dado no âmbito da tese do Mestrado Integrado em Arquitetura, orientado pelo Arquiteto António Leitão Barbosa. Os três palavras ficaram connosco ao longo de todo o processo de desenvolvimento do trabalho apresentado. A primeira questão que o tema levantou foi : A espiritualidade, o que é ? Logo seguida por : O território, o que é ? A noção de território surgiu numerosas vezes ao longo dos cinco anos passados. Isso teve por consequência alimentar a ilusão que o autor tinha noção do que era. Não tinha. Os trabalhos académicos desenvolvidos ao longo do percurso académico sempre exigiram uma percepção suficiente dos territórios onde as propostas arquitetónicas eram implementadas e análises territoriais foram feitas. A abordagem ao território sempre foi passiva. A expressão usada, a de “novo território”, mudou a própria noção, que o autor sempre teve, de território. O que se acreditava parado, gravado na pedra, imutável, apresentava-se agora como um ser vivo, em mutação constante. Até a nossa percepção dum mesmo território muda com o observador, numa abordagem ativa de transformação, que vai constituir uma imagem do território própria, com um ângulo de aproximação único que dá ao território um sentido diferente1. Um novo sentido. A perceção novamente adquirida que temos do território, à diferença do “espaço” que só se define como uma realidade física, é de uma qualidade que se adquire. Esta noção torna mais acessível o tema dos “novos territórios espirituais” no sentido que será através da proposta arquitetônica desenvolvida que o território deverá adquirir uma nova qualidade. A de espiritual. Quanto ao “espiritual”, que descreve o distinto à matéria, foi um domínio raramente visitado da minha parte se não se fala deste estado que a mente toma, entre foco e sonho, de onde surgem todas as formas da arte.
  • Rotunda. Conjunto, Permanência, Propulsão
    Publication . Coelho, Rui Pedro Sousa; Carreira, João
    Esta viagem acaba por ultrapassar de forma inevitável o único objetivo que era o de terminar um mestrado e talvez seguir um itinerário por onde teríamos que passar. Acaba por ser um reencontro, com diversos estímulos, relembrando-me das minhas ferramentas, que nos despertam e facilitam o objetivo principal, o de chegar a um resultado. Escolher o sítio, perceber o que nos intriga, o que mexe com o nosso interior, nos tira do nosso sossego mental. Foi difícil, tive de fazer o que já há muito tempo não fazia. Deambular pelas praças, cruzamentos, monumentos, ver a cidade como se de um corpo único se tratasse e não de elementos soltos. Tive de ler, fazer pesquisa à procura de soluções e inspirações. Encarar folhas em branco, sair do normal, expor as minhas dicotomias, só assim desvendámos as nossas fragilidades. Riscamos. Riscamos até nos apercebermos de que não estávamos a riscar, mas sim a testar-nos. Fizemos e experimentamos modelos, várias escalas, rasgamos, destruímos até sentirmos à exaustão. Voltámos a parar, a observar, a sentir e até cheirar, algo que só a nós nos fazia sentido naquele momento.
  • VISITA: UM ENSAIO AUDIOVISUAL sobre o tempo e o movimento na imagem
    Publication . André Filipe Bento de Oliveira; Toboso, Juan Luis
    O filme “Visita” explora a passagem do tempo, um filme de urgência sobre a celebração da vida e do tempo finito. É uma investigação sobre algumas interrogações fundamentais sobre o tempo ou o espaço/tempo e a possibilidade de produção de imagem no contemporâneo. Quanto tempo demora uma imagem? Quais os limites do visual? Neste processo de questionamento, encontrei um território, ou aquilo que designo como zona crítica, onde explorei tempo e percepção do tempo, gravidade limite e abismo, encontrei profundidades e tensões, dinâmicas e ritmos. Na condição de observador passivo, mas por isso também activo, foi critica, a escolha ou a decisão do meu posicionamento perante o observado, uma paisagem, um campo, formas, sombras, luz numa permanente mutação dos relevos, que num ponto aparentemente fixo, se impregnam de movimentos transformando e deslocando, talvez recusando qualquer certeza prévia histórica ou de cariz tradicional. Ser observado pelas imagens, permitiu-me posicionar num ponto de recepção privilegiado, onde a interrogação das escalas se revelou vital na construção de uma proposta de escala humana, neste caso, um filme.
  • “SOMNORTE”: SONOPLASTIA E A ESTÉTICA DO SOM
    Publication . Manuel Pereira Sapage
    A presente dissertação descreve detalhadamente todas as tarefas desenvolvidas em estágio, bem como um estudo intensivo sobre a sonoplastia, a estética do som e outros componentes associados. Primeiramente, foca-se na história da sonoplastia ao nível do cinema, dos seus elementos (como a música, ambiente, diálogo, entre outros), nos softwares utilizados pelos profissionais da área, bem como nas suas principais características e vantagens. Adicionalmente é abordado a diferença entre som surround e Dolby Atmos e por último a ética e a responsabilidade da mesma. De seguida são descritas as tarefas realizadas na componente de estágio realizada no estúdio de som – “SomNorte”. Desta descrição destacam-se as tarefas de sonorização de telenovelas e dobragem de séries e filmes, o tipo de softwares que foram utilizados para o desenvolvimento do trabalho e ainda as principais dificuldades. Esta dissertação está assim organizada para que se compreenda a origem e a evolução do som ao longo das várias épocas, todos os componentes que completam a sonoplastia e também como esteve organizado o estágio curricular nesta mesma área.
  • PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO
    Publication . Filipe Manuel Oliveira Carvalho
    Este trabalho de projeto explora a complexidade do tempo e da imagem em movimento. Através de uma investigação que aborda questões fundamentais sobre a imagem contemporânea, a imagem-movimento, o cinema, a fotografia e o tempo. O projeto desenvolveu-se a partir de uma descoberta casual de uma ruína num bosque, um local aleatório que se revelou como o certo. A partir dessa descoberta, iniciou-se um registo sistemático das transformações do local, documentando luz, natureza e “decadência” (morte e regeneração). A filosofia de Henri Bergson sobre a duração e os conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo de Gilles Deleuze, a base para analisar como o tempo é representado e manipulado no cinema. A influência de Andrei Tarkovsky e a sua abordagem a estes temas no livro Esculpir no Tempo também é discutida, destacando aqui como o tempo no cinema deve refletir a experiência humana. O filme Pretérito Mais-Que-Perfeito encontrou nas investigações e matérias destes autores, um campo de possibilidades e zonas de interesse que considero terem sido fundamentais durante todo o processo. A escolha do local e da câmara, bem como a decisão de não seguir um guião rígido, permitiram uma narrativa fluida e orgânica. A abordagem intimista e a presença mínima de pessoas no local criaram um ambiente propício para capturar a essência do momento. A edição foi crucial para o desenvolvimento da narrativa, permitindo a exploração do tempo e do espaço, encontrando profundidades e tensões que imprimem dinâmicas e ritmos na receção no trabalho final. Este projeto é, portanto, um estudo sobre a interseção entre cinema, tempo e imagem, convidando os espectadores a uma experiência visual rica e reflexiva.
  • PRODUÇÃO TELEVISIVA
    Publication . Sofia de Sousa Oliveira; Araújo, Nelson
    A televisão é uma das invenções mais influentes do século XX, desempenha um papel crucial na transformação da comunicação, cultura e entretenimento global. Desde as primeiras experiências científicas no século XIX até às inovações tecnológicas dos séculos XX e XXI, como a transmissão via satélite e a televisão a cabo, evoluindo significativamente. Hoje, a ligação entre a televisão tradicional e a internet está a mudar o cenário audiovisual, ampliando a interatividade e o alcance dos conteúdos. Em Portugal, a televisão continua a ser um pilar de informação e entretenimento, com destaque para a transição para a era digital e a expansão de projetos de Web TV. O Canal180, fundado em 2011 por João Vasconcelos, surge como uma alternativa inovadora à televisão tradicional, com uma programação focada na arte, cultura e criatividade. A abordagem colaborativa do canal, junto com o uso de tecnologias de código aberto, destaca-se no cenário global, promovendo talentos emergentes e uma cultura alternativa. O meu estágio no Canal180 proporcionou uma valiosa experiência prática, permitindo a aplicação dos meus conhecimentos académicos em projetos audiovisuais e a participação em diversas iniciativas culturais e comerciais
  • DA TEORIA À PRÁTICA: UMA IMERSÃO NO MUNDO DA TELEVISÃO
    Publication . Catarina Barbosa Novais; Araújo, Nelson
    O presente relatório advém da minha experiência no estágio curricular inserido no Mestrado de Realização em Cinema e Televisão, da Escola Artística Superior do Porto. O estágio foi realizado no Porto Canal, entre 6 de maio e 18 de julho de 2024, perfazendo um total de 450 horas. Durante o estágio, que se realizou no departamento de Produção de Informação, tendo ainda abrangido os estúdios e exteriores, participei em todas as fases de produção, desde a pré-produção até à pós-produção, adquirindo uma compreensão aprofundada dos processos e dinâmicas envolvidas na criação de conteúdos televisivos. Este relatório detalha os processos de produção televisiva, com um foco particular nos mecanismos e criações das emissões. O estudo é baseado na experiência adquirida em diversas áreas da televisão, onde foram explorados diferentes aspetos da produção e da realização televisiva. O estágio abrangeu todos os momentos da produção, desde a conceção inicial e planeamento até à execução e edição, tendo proporcionado uma visão prática sobre a importância da coordenação e da logística nas operações televisivas, bem como a utilização de tecnologias de edição e de transmissão. Uma parte significativa das horas de estágio foi ainda dedicada à realização televisiva, onde tive a oportunidade de aprender com os técnicos da régie sobre as suas funções, podendo ainda exercer as mesmas. Estive também presente no estúdio, assistindo e aprendendo, de forma a familiarizar-me com todas as tarefas e também com o equipamento técnico envolvido. Esta experiência foi crucial para entender a dinâmica e a complexidade do controlo técnico durante as transmissões ao vivo e gravadas, e ainda a interação entre a régie e o estúdio. Além disso, pude analisar e deparar-me com os desafios enfrentados durante a produção de conteúdos informativos e as soluções implementadas para superá-los. A colaboração entre os diversos profissionais envolvidos, incluindo produtores, jornalistas e técnicos, revelou-se crucial para garantir a qualidade final das emissões e, consequentemente, para a minha aprendizagem. 7 Os resultados deste relatório sublinham a complexidade da produção e da realização televisiva, e as as suas necessidades e responsabilidades, de forma que seja possível criar e entregar conteúdos de alta qualidade, dentro das limitações deste canal. Dessa forma, o estágio curricular no Porto Canal proporcionou-me uma experiência prática inestimável e uma compreensão aprofundada de todos os aspetos da produção e realização televisiva ligados à realidade na qual fui inserida. A interação direta com profissionais experientes e a oportunidade de desempenhar diversas funções na redação, na régie e no estúdio foram fundamentais para compreender a complexidade e os segredos de uma estação televisiva. Este relatório destaca ainda a importância da colaboração e da comunicação eficaz entre os diferentes departamentos e profissionais, e reforça a necessidade de uma abordagem meticulosa, ponderada e integrada para garantir a qualidade na criação de conteúdos televisivos.
  • A ARTE EM “TERRA VIL”
    Publication . Lia Faro Cleto; Araújo, Nelson
    Como objeto de avaliação final no Mestrado em Realização: Cinema e Televisão na Escola Superior Artística do Porto, estive em estágio, em 2024, na equipa de arte de uma longa-metragem portuguesa intitulada “Terra Vil”. Neste contexto, fiz um trabalho de pesquisa sobre a área da direção de arte que aprofundei com os conhecimentos obtidos em estágio, formando assim o presente relatório. Este trabalho está dividido em duas partes, uma inicial de pesquisa sobre o tema e uma segunda sobre o estágio em si. A direção de arte é um departamento importante na criação de qualquer conteúdo visual, seja em cinema ou até em marketing. É relevante perceber quais os aspetos que caracterizam este trabalho, como este se materializa e qual o seu papel no cinema em específico, uma vez que é esse o tema do Mestrado. Através do estágio numa longa-metragem consegui integrar-me totalmente nesta área e perceber as suas mais valias, as suas contribuições para o cinema, mas também as suas fragilidades.