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- PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITOPublication . Filipe Manuel Oliveira CarvalhoEste trabalho de projeto explora a complexidade do tempo e da imagem em movimento. Através de uma investigação que aborda questões fundamentais sobre a imagem contemporânea, a imagem-movimento, o cinema, a fotografia e o tempo. O projeto desenvolveu-se a partir de uma descoberta casual de uma ruína num bosque, um local aleatório que se revelou como o certo. A partir dessa descoberta, iniciou-se um registo sistemático das transformações do local, documentando luz, natureza e “decadência” (morte e regeneração). A filosofia de Henri Bergson sobre a duração e os conceitos de imagem-movimento e imagem-tempo de Gilles Deleuze, a base para analisar como o tempo é representado e manipulado no cinema. A influência de Andrei Tarkovsky e a sua abordagem a estes temas no livro Esculpir no Tempo também é discutida, destacando aqui como o tempo no cinema deve refletir a experiência humana. O filme Pretérito Mais-Que-Perfeito encontrou nas investigações e matérias destes autores, um campo de possibilidades e zonas de interesse que considero terem sido fundamentais durante todo o processo. A escolha do local e da câmara, bem como a decisão de não seguir um guião rígido, permitiram uma narrativa fluida e orgânica. A abordagem intimista e a presença mínima de pessoas no local criaram um ambiente propício para capturar a essência do momento. A edição foi crucial para o desenvolvimento da narrativa, permitindo a exploração do tempo e do espaço, encontrando profundidades e tensões que imprimem dinâmicas e ritmos na receção no trabalho final. Este projeto é, portanto, um estudo sobre a interseção entre cinema, tempo e imagem, convidando os espectadores a uma experiência visual rica e reflexiva.
- Da alexitimia ao julgamento de emoções: o papel da teoria da sensibilidade ao reforçoPublication . Pinto, Antônia de Carvalho; Martins, Amadeu QuelhasAs emoções desempenham um papel determinante na vida dos indivíduos, moldando as suas experiências e comportamentos. Neste âmbito, a Alexitimia é um conceito utilizado em psicologia para descrever uma dificuldade característica em identificar, expressar, e processar emoções. Essas particularidades suscitaram a questão de essa condição poder refletir-se em padrões de comportamento. Nesse sentido, a Teoria da Sensibilidade ao Reforço sugere que as diferenças individuais no comportamento humano são determinadas por diferenças na sensibilidade à recompensa e à punição, a qual resulta do balanço de dois sistemas neurológicos: o Sistema de Inibição Comportamental (BIS) e o Sistema de Ativação Comportamental (BAS). Desta forma, o presente estudo teve como objetivo explorar se os indivíduos com níveis elevados de Alexitimia têm um padrão distinto de sensibilidade ao reforço, comparativamente àqueles que têm níveis baixos. Para o efeito, foi aplicado um questionário online contendo a Escala de Alexitimia de Toronto (TAS-20; Taylor et al., 1992; Veríssimo, 2001) e a Escala BIS/BAS (Carver e White, 1994; Moreira et al., 2015) a uma amostra de 177 adultos, recrutados de forma não-aleatória, com idades entre os 20 e os 74 anos (M= 40.8, DP= 15.6), dos quais 144 mulheres. Análises descritivas e correlacionais indicaram que indivíduos com níveis elevados de alexitimia continuam a buscar reforço positivo, apesar das suas dificuldades emocionais, sem diferenças significativas nas subescalas BAS. Além disso, foi possivel identificar maior sensibilidade ao medo, mas não à ansiedade, especialmente entre as mulheres. Estes resultados fornecem evidências relevantes sobre a associação entre a experiência de alexitimia e a sensibilidade ao reforço. Estes resultados fornecem evidências relevantes sobre a associação entre a experiência de alexitimia e a sensibilidade ao reforço.
- Contributo da enfermagem para a docência na prevenção do cyberbullying nas escolas: uma revisãoPublication . Silva, Tânia; Carvalho, Vânia; Grossinho, Ana; Mourata, Maria Madalena; Fernandes, Sónia; Oliveira, Paula Sarreira dePoster apresentado na III Convenção Internacional dos Enfermeiros - “Tempo de respostas.” Fátima, 22 novembro 2024
- A satisfação das raparigas do 2º e 3º ciclo em relação à oferta formativa da educação física e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuaisPublication . Soares, Mariana; Vieira, FernandoEste Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o 2ºCiclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget em Almada, tem por base o Decreto-Lei nº240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário. O estágio realizado constitui uma etapa crucial na formação de professores, promovendo uma interligação entre a teoria e a prática que prepara os estagiários para desempenhar um papel ativo e significativo na educação e no desenvolvimento integral dos seus futuros alunos. O relatório final de estágio tem como objetivo documentar as experiências e aprendizagens adquiridas, proporcionando um momento de reflexão sobre as metas inicialmente definidas, os desafios enfrentados e as abordagens pedagógicas adotadas para promover um ensino de excelência. Está estruturado em quatro dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento de ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV. Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão faz referência ao artigo cientifico desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Suepervisionada e tem como título “A Satisfação das Raparigas do 2º e 3ºCiclo em relação à oferta formativa da Educação Física e a sua perceção quanto às atividades físicas desportivas individuais”. Esta investigação teve por objetivo compreender a satisfação que as raparigas têm em relação à oferta formativa da educação física escolar e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais. Os instrumentos utilizados para a realização deste artigo foram: I. Questionário: “O Grau de Satisfação das Raparigas em Relação à Oferta Formativa da Educação Física” 1ºParte Validado em Marques e Vieira (2022), para uma abordagem quantitativa; e II. Entrevista: “Sobre o gosto das Atividades Física Desportivas” Validado em Adrião e Vieira (2021), para uma abordagem qualitativa, com a utilização de diferentes técnicas estatísticas, recorrendo à utilização do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 29.0. Participaram no estudo 120 estudantes da Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos de idade, sendo que 114 raparigas responderam ao questionário e 6 realizaram a entrevista. Conclui-se que as modalidades preferidas das raparigas de forma geral são o voleibol e badminton, que raparigas mais novas preferem modalidades individuais, como ginástica, atletismo e dança, quem pratica desporto fora da escola mostra uma maior satisfação com as modalidades, sejam elas coletivas ou individuais, valorizando o desporto de forma mais dignificativa.