Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.47 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o 2ºCiclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget em Almada, tem por base o Decreto-Lei nº240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário.
O estágio realizado constitui uma etapa crucial na formação de professores, promovendo uma interligação entre a teoria e a prática que prepara os estagiários para desempenhar um papel ativo e significativo na educação e no desenvolvimento integral dos seus futuros alunos.
O relatório final de estágio tem como objetivo documentar as experiências e aprendizagens adquiridas, proporcionando um momento de reflexão sobre as metas inicialmente definidas, os desafios enfrentados e as abordagens pedagógicas adotadas para promover um ensino de excelência.
Está estruturado em quatro dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento de ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV. Desenvolvimento profissional ao longo da vida.
A quarta dimensão faz referência ao artigo cientifico desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Suepervisionada e tem como título “A Satisfação das Raparigas do 2º e 3ºCiclo em relação à oferta formativa da Educação Física e a sua perceção quanto às atividades físicas desportivas individuais”.
Esta investigação teve por objetivo compreender a satisfação que as raparigas têm em relação à oferta formativa da educação física escolar e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais. Os instrumentos utilizados para a realização deste artigo foram: I. Questionário: “O Grau de Satisfação das Raparigas em Relação à Oferta Formativa da Educação Física” 1ºParte Validado em Marques e Vieira (2022), para uma abordagem quantitativa; e II. Entrevista: “Sobre o gosto das Atividades Física Desportivas” Validado em Adrião e Vieira (2021), para uma abordagem qualitativa, com a utilização de diferentes técnicas estatísticas, recorrendo à utilização do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 29.0.
Participaram no estudo 120 estudantes da Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos de idade, sendo que 114 raparigas responderam ao questionário e 6 realizaram a entrevista.
Conclui-se que as modalidades preferidas das raparigas de forma geral são o voleibol e badminton, que raparigas mais novas preferem modalidades individuais, como ginástica, atletismo e dança, quem pratica desporto fora da escola mostra uma maior satisfação com as modalidades, sejam elas coletivas ou individuais, valorizando o desporto de forma mais dignificativa.
Description
Keywords
Educação física Oferta formativa Raparigas Desporto Desportos individuais Prática de ensino supervisionada