Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A satisfação das raparigas do 2º e 3º ciclo em relação à oferta formativa da educação física e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mariana Soares.pdf1.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o 2ºCiclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget em Almada, tem por base o Decreto-Lei nº240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário. O estágio realizado constitui uma etapa crucial na formação de professores, promovendo uma interligação entre a teoria e a prática que prepara os estagiários para desempenhar um papel ativo e significativo na educação e no desenvolvimento integral dos seus futuros alunos. O relatório final de estágio tem como objetivo documentar as experiências e aprendizagens adquiridas, proporcionando um momento de reflexão sobre as metas inicialmente definidas, os desafios enfrentados e as abordagens pedagógicas adotadas para promover um ensino de excelência. Está estruturado em quatro dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento de ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV. Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão faz referência ao artigo cientifico desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Suepervisionada e tem como título “A Satisfação das Raparigas do 2º e 3ºCiclo em relação à oferta formativa da Educação Física e a sua perceção quanto às atividades físicas desportivas individuais”. Esta investigação teve por objetivo compreender a satisfação que as raparigas têm em relação à oferta formativa da educação física escolar e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais. Os instrumentos utilizados para a realização deste artigo foram: I. Questionário: “O Grau de Satisfação das Raparigas em Relação à Oferta Formativa da Educação Física” 1ºParte Validado em Marques e Vieira (2022), para uma abordagem quantitativa; e II. Entrevista: “Sobre o gosto das Atividades Física Desportivas” Validado em Adrião e Vieira (2021), para uma abordagem qualitativa, com a utilização de diferentes técnicas estatísticas, recorrendo à utilização do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 29.0. Participaram no estudo 120 estudantes da Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos de idade, sendo que 114 raparigas responderam ao questionário e 6 realizaram a entrevista. Conclui-se que as modalidades preferidas das raparigas de forma geral são o voleibol e badminton, que raparigas mais novas preferem modalidades individuais, como ginástica, atletismo e dança, quem pratica desporto fora da escola mostra uma maior satisfação com as modalidades, sejam elas coletivas ou individuais, valorizando o desporto de forma mais dignificativa.

Description

Keywords

Educação física Oferta formativa Raparigas Desporto Desportos individuais Prática de ensino supervisionada

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence