Publication
A satisfação das raparigas do 2º e 3º ciclo em relação à oferta formativa da educação física e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais
dc.contributor.advisor | Vieira, Fernando | |
dc.contributor.author | Soares, Mariana | |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T15:02:29Z | |
dc.date.available | 2025-05-21T15:02:29Z | |
dc.date.issued | 2024-11-22 | |
dc.description.abstract | Este Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o 2ºCiclo de Estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget em Almada, tem por base o Decreto-Lei nº240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário. O estágio realizado constitui uma etapa crucial na formação de professores, promovendo uma interligação entre a teoria e a prática que prepara os estagiários para desempenhar um papel ativo e significativo na educação e no desenvolvimento integral dos seus futuros alunos. O relatório final de estágio tem como objetivo documentar as experiências e aprendizagens adquiridas, proporcionando um momento de reflexão sobre as metas inicialmente definidas, os desafios enfrentados e as abordagens pedagógicas adotadas para promover um ensino de excelência. Está estruturado em quatro dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento de ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV. Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão faz referência ao artigo cientifico desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Suepervisionada e tem como título “A Satisfação das Raparigas do 2º e 3ºCiclo em relação à oferta formativa da Educação Física e a sua perceção quanto às atividades físicas desportivas individuais”. Esta investigação teve por objetivo compreender a satisfação que as raparigas têm em relação à oferta formativa da educação física escolar e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais. Os instrumentos utilizados para a realização deste artigo foram: I. Questionário: “O Grau de Satisfação das Raparigas em Relação à Oferta Formativa da Educação Física” 1ºParte Validado em Marques e Vieira (2022), para uma abordagem quantitativa; e II. Entrevista: “Sobre o gosto das Atividades Física Desportivas” Validado em Adrião e Vieira (2021), para uma abordagem qualitativa, com a utilização de diferentes técnicas estatísticas, recorrendo à utilização do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 29.0. Participaram no estudo 120 estudantes da Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté, com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos de idade, sendo que 114 raparigas responderam ao questionário e 6 realizaram a entrevista. Conclui-se que as modalidades preferidas das raparigas de forma geral são o voleibol e badminton, que raparigas mais novas preferem modalidades individuais, como ginástica, atletismo e dança, quem pratica desporto fora da escola mostra uma maior satisfação com as modalidades, sejam elas coletivas ou individuais, valorizando o desporto de forma mais dignificativa. | por |
dc.identifier.tid | 203745744 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57852 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Educação física | |
dc.subject | Oferta formativa | |
dc.subject | Raparigas | |
dc.subject | Desporto | |
dc.subject | Desportos individuais | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
dc.title | A satisfação das raparigas do 2º e 3º ciclo em relação à oferta formativa da educação física e a sua perceção quanto à importância das atividades físicas desportivas individuais | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |