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- DA TEORIA À PRÁTICA: UMA IMERSÃO NO MUNDO DA TELEVISÃOPublication . Catarina Barbosa Novais; Araújo, NelsonO presente relatório advém da minha experiência no estágio curricular inserido no Mestrado de Realização em Cinema e Televisão, da Escola Artística Superior do Porto. O estágio foi realizado no Porto Canal, entre 6 de maio e 18 de julho de 2024, perfazendo um total de 450 horas. Durante o estágio, que se realizou no departamento de Produção de Informação, tendo ainda abrangido os estúdios e exteriores, participei em todas as fases de produção, desde a pré-produção até à pós-produção, adquirindo uma compreensão aprofundada dos processos e dinâmicas envolvidas na criação de conteúdos televisivos. Este relatório detalha os processos de produção televisiva, com um foco particular nos mecanismos e criações das emissões. O estudo é baseado na experiência adquirida em diversas áreas da televisão, onde foram explorados diferentes aspetos da produção e da realização televisiva. O estágio abrangeu todos os momentos da produção, desde a conceção inicial e planeamento até à execução e edição, tendo proporcionado uma visão prática sobre a importância da coordenação e da logística nas operações televisivas, bem como a utilização de tecnologias de edição e de transmissão. Uma parte significativa das horas de estágio foi ainda dedicada à realização televisiva, onde tive a oportunidade de aprender com os técnicos da régie sobre as suas funções, podendo ainda exercer as mesmas. Estive também presente no estúdio, assistindo e aprendendo, de forma a familiarizar-me com todas as tarefas e também com o equipamento técnico envolvido. Esta experiência foi crucial para entender a dinâmica e a complexidade do controlo técnico durante as transmissões ao vivo e gravadas, e ainda a interação entre a régie e o estúdio. Além disso, pude analisar e deparar-me com os desafios enfrentados durante a produção de conteúdos informativos e as soluções implementadas para superá-los. A colaboração entre os diversos profissionais envolvidos, incluindo produtores, jornalistas e técnicos, revelou-se crucial para garantir a qualidade final das emissões e, consequentemente, para a minha aprendizagem. 7 Os resultados deste relatório sublinham a complexidade da produção e da realização televisiva, e as as suas necessidades e responsabilidades, de forma que seja possível criar e entregar conteúdos de alta qualidade, dentro das limitações deste canal. Dessa forma, o estágio curricular no Porto Canal proporcionou-me uma experiência prática inestimável e uma compreensão aprofundada de todos os aspetos da produção e realização televisiva ligados à realidade na qual fui inserida. A interação direta com profissionais experientes e a oportunidade de desempenhar diversas funções na redação, na régie e no estúdio foram fundamentais para compreender a complexidade e os segredos de uma estação televisiva. Este relatório destaca ainda a importância da colaboração e da comunicação eficaz entre os diferentes departamentos e profissionais, e reforça a necessidade de uma abordagem meticulosa, ponderada e integrada para garantir a qualidade na criação de conteúdos televisivos.
- Supply chain and procurement performance assessment - a case study at ALTICE PORTUGALPublication . Correia, Inês Nogueira Santos; Rosário, Carlos CapeloSupply chain management and procurement are essential for companies to maintain competitiveness and operational efficiency. Effective procurement ensures timely, cost-effective, and quality sourcing of materials and services, while a robust supply chain reduces costs, enhances customer satisfaction, and mitigates risks. This dissertation presents a case study of Altice Portugal, a leading telecommunications company, to examine how procurement performance is assessed in practice. By comparing theoretical frameworks with Altice's actual practices, the study provides insights into the methodologies and metrics used in a real-world context to evaluate supply chain management and procurement. The analysis reveals the strengths and areas for improvement in Altice's procurement processes, offering valuable lessons for this area of management. Moreover, this case study emphasizes the importance of effective procurement and supply chain management and bridges the gap between theoretical models and real-world applications.
- A relação entre a liderança tóxica e a discriminação parentalPublication . Águas, Maria Eduarda Marques Vinagre Esquetim; Andrade, LuísEsta dissertação investiga a relação entre liderança tóxica e discriminação parental no ambiente de trabalho em Portugal. A liderança tóxica, caracterizada por comportamentos abusivos, autoritários e manipuladores, foi analisada em termos do seu impacto nas perceções de suporte social, Engagement no Trabalho e exclusão social, especificamente em relação a colaboradores com responsabilidades parentais. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa do tipo correlacional, com uma amostra de 109 mulheres, sendo os dados recolhidos através de questionários sobre liderança tóxica e discriminação parental. Estes dados foram analisados através do software IBM SPSS Statistics. Os resultados indicaram que a Liderança Tóxica (Liderança Autoritária, Supervisão Abusiva) está significativamente associada à ausência de Suporte Social por parte de Colegas e Supervisores, à falta de Engagement no Trabalho, à Exclusão Social e à Discriminação Laboral. A dimensão mais prejudicial da Liderança Tóxica foi a Supervisão abusiva, correlacionando-se com altos níveis de exclusão social e tratamento desigual dos colaboradores com filhos. Esses achados reforçam a necessidade de intervenções organizacionais que identifiquem e mitiguem comportamentos de liderança tóxica, promovendo ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos, especialmente para pais e mães. Recorreu-se à versão portuguesa da Toxic Leadership Scale (TLS), de Mónico, Salvador, Rebelo, Pais e Semedo (2019) e à escala desenvolvida por Fox and Quinn’s (2015).
- A Liderança Ética e Bem Estar dos Colaboradores: O efeito moderador da interação com a chefiaPublication . Inocêncio, Dália Patrícia Jorge; Dias, IvoO principal objetivo desta investigação foi estudar o impacto da liderança ética no bem-estar dos colaboradores. Outro dos objetivos do estudo foi testar se a interação com a chefia tem um efeito moderador na relação entre a liderança ética e o bem-estar dos colaboradores. A amostra do estudo foi constituída por 131 participantes que trabalham em organizações portuguesas. Os resultados indicam-nos que a liderança ética se encontra positiva e significativamente associada ao bem-estar, ou seja, quanto mais ético o comportamento do líder, mais elevados os níveis de bem-estar dos colaboradores. Os resultados indicam-nos que a liderança ética tem um efeito positivo e significativo no bem-estar dos colaboradores (β = .47, p < .001). O modelo explica em 23% a variabilidade do bem-estar. O modelo é estatisticamente significativo (F (1, 129) = 37.37, p < .001). Confirmou-se esta hipótese E a interação com a chefia tem um efeito moderador na relação entre a liderança ética e o bem-estar (B = .22, p = .045). O modelo explica em 26% a variabilidade do bem-estar. Para os participantes com alta interação com a chefia, quando comparados com os participantes com baixa interação com a chefia, a liderança ética torna-se relevante para potenciar o seu bem-estar. Desta forma os colaboradores tendem a estar mais motivados e engajados ao perceberem que os seus líderes têm comportamentos éticos e importam-se com o desenvolvimento pessoal e profissional, os líderes éticos minimizam conflitos internos promovendo a equidade e a transparência nas decisões e práticas organizacionais. A interação com a chefia desempenha um papel moderador crucial, podendo fortalecer ou enfraquecer a relação entre a liderança ética e o bem-estar dos colaboradores. Então, para que a liderança ética atinja seu máximo potencial, é essencial garantir que as interações entre líderes e colaboradores sejam de alta qualidade e frequentes.