ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano by advisor "Brandão Kullok, Maisa Gomes"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A contribuição do capital humano no grau de satisfação dos clientes no Colégio Santa de Tereza, Maceió, Brasil.Publication . Santos Lima, Wesley; Brandão Kullok, Maisa GomesEm um cenário global de elevada concorrência no âmbito privado a nível global, identificou-se que a quantidade de escolas na mesma região da cidade de Maceió, no estado de Alagoas, no Brasil, passou a exigir detalhes que as distinguissem para além do âmbito educacional. Considerando que a escola também é uma instituição privada que necessita de uma demanda comercial, precisa destacar-se das demais, manter-se financeiramente e conquistar clientes constantemente. Neste contexto e, também por este motivo, enquanto investigador e profissional da administração, esta investigação surge como uma proposta de melhoria de serviços, com a realização de um estudo de caso no Colégio Santa Tereza, através do serviço de ouvidoria, a fim de encontrar um diferencial no atendimento, focando na qualidade como elemento primordial da prestação de serviço.
- Desenvolvimento do Potencial Humano dos Estudantes AutistasPublication . Bomfim de Araújo, Adélia Cristina; Brandão Kullok, Maisa GomesO presente estudo foi delimitado considerando a atuação da educação especial nas unidades escolares na Rede Municipal de Educação de Maceió, como se dá a interlocução do atendimento educacional especializado – AEE realizado pelos professores que desenvolvem suas ações pedagógicas na Sala de Recursos Multifuncional - SRM, com foco na inclusão na sala de aula comum. Investigando o atendimento de estudantes diagnosticados com Transtorno Espectro Autista e sua inclusão na sala de aula comum, identificando as estratégias pedagógicas no atendimento ao estudante com TEA garantindo sua aprendizagem, e propondo a inclusão da Analise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis) - ABA como base de estudo na formação continuada dos professores. Realizou-se pesquisa qualitativa, com entrevista semi-estruturada com os professores da SRM - AEE e os da sala de aula comum envolvidos no atendimento dos estudantes com TEA. Neste sentido, buscou-se contribuir com as reflexões a cerca do atendimento que facilitem sua aprendizagem e sua integração com os seus pares no contexto escolar. Como se dá essa interlocução com a sala de aula comum e SRM - AEE.
- Gestão do potencial humano e adoecimento do trabalhador na SEMED\Maceió – AlagoasPublication . Lemos de Sant' Ana Barros, Kelly Cristina; Brandão Kullok, Maisa GomesO tema associado à saúde dos docentes tem destacado-se nos últimos anos, devido um aumento de sentimentos de aflição, mal-estar e martírio, associados ao trabalho docente, situação esta que tem atentado a academia e os trabalhadores da educação, para a forma que o poder público tem lidado com esta realidade. Portanto, este estudo tem o objetivo de buscar compreender “se” e “como” a gestão responsável pela saúde do trabalhador propõs ações e políticas interventivas para os docentes. Para isto, a investigação inicia com uma revisão de literatura já existente sobre o tema, encontrando um número limitado de publicações e, das quais, aproximadamente 25% foram selecionadas e menos de 10% tratavam diretamente da gestão em Saúde Pública. Diante disto, foram elencadas três hipóteses, a primeira questiona a existência e realização de políticas para a categoria, mas sem exposição; a segunda hipótese, de que o tema não é interessante às instituições de pesquisa e, por fim, a terceira hipótese, de que realmente há uma inexistência de programas e políticas direcionadas ao adoecimento do docente. Neste contexto, identificamos a necessidade de políticas e programas condizentes à realidade docente, bem como debruçar-se e investigar este processo e identificar soluções.
- O POTENCIAL HUMANO DOS DOCENTES E A MULTICULTURALIDADE NA GESTÃO DA SALA DE AULA.Publication . Rêgo, Micheline de Sousa; Brandão Kullok, Maisa GomesA sociedade atual é multicultural, passa por transformações e influências culturais constantes, muitas vezes vistas de formas desiguais e discriminadas,por não seguir os padrões determinadospelas classes dominantes.O aluno leva para a escola as características do grupo social no qual está inserido, trocando costumes, hábitos e experiências. Passa, também, por pré- conceitos de pessoas que, geralmente, não têm conhecimento das realidades históricas e culturais dos grupos que compõem a sociedade.Nesse contexto é fundamental o papel da escola enquanto função social e do professor, para intervir no combate às desigualdades sociais e culturais eda quebra de padrões, levando o aluno a refletir e ampliar sua visão crítica. A escola é um espaço de diversidade, que tem no currículo uma ferramenta fundamental na elaboração das práticas inclusivasnas diretrizes trabalhadas, favorecendo o hibridismo cultural e transformador, sem discriminação, de modo a contribuir para a inclusão social, o crescimento pedagógico e humano.
- A Qualidade de vida no ambiente laboral e o investimento na formação do potencial humano: um estudo de caso do Colégio Santa Tereza.Publication . OLIVEIRA CARDOSO, SHEILA CRISTINA; Brandão Kullok, Maisa GomesA emergência de novas relações de trabalho, o desenvolvimento das empresas e do mercado econômico exige, cada vez mais, a atualização e investimento nos profissionais, de modo a potencializar a produção. Neste viés, a qualidade de vida no ambiente laboral e o investimento no potencial humano destacam-se como um instrumento importante para as empresas, que precisam de trabalhadores motivados, engajados e produtivos. Para analisar este conteúdo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental associada a uma pesquisa de campo e estudo de caso no Colégio Santa Tereza, além da aplicação de questionários com uma parcela dos trabalhadores. Esta análise culminou na adoção do método pela empresa e implantação de um Programa de Qualidade de vida no trabalho para potencializar a produtividade em sincronia com as necessidades identificadas pelos trabalhadores, tornando-se uma pesquisa não só relevante, mas que interferiu de forma direta no modo de condução do trabalho realizado, modificando a estrutura da empresa e do seu potencial humano, ou seja, a qualidade de vida dos seus trabalhadores.