Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O POTENCIAL HUMANO DOS DOCENTES E A MULTICULTURALIDADE NA GESTÃO DA SALA DE AULA.Publication . Rêgo, Micheline de Sousa; Brandão Kullok, Maisa GomesA sociedade atual é multicultural, passa por transformações e influências culturais constantes, muitas vezes vistas de formas desiguais e discriminadas,por não seguir os padrões determinadospelas classes dominantes.O aluno leva para a escola as características do grupo social no qual está inserido, trocando costumes, hábitos e experiências. Passa, também, por pré- conceitos de pessoas que, geralmente, não têm conhecimento das realidades históricas e culturais dos grupos que compõem a sociedade.Nesse contexto é fundamental o papel da escola enquanto função social e do professor, para intervir no combate às desigualdades sociais e culturais eda quebra de padrões, levando o aluno a refletir e ampliar sua visão crítica. A escola é um espaço de diversidade, que tem no currículo uma ferramenta fundamental na elaboração das práticas inclusivasnas diretrizes trabalhadas, favorecendo o hibridismo cultural e transformador, sem discriminação, de modo a contribuir para a inclusão social, o crescimento pedagógico e humano.
- O Impacto social da violência doméstica na 3ª infânciaPublication . Valadas de Oliveira Lopes, Bárbara; Moreira, Sara
- Desenvolvimento do Potencial Humano dos Estudantes AutistasPublication . Bomfim de Araújo, Adélia Cristina; Brandão Kullok, Maisa GomesO presente estudo foi delimitado considerando a atuação da educação especial nas unidades escolares na Rede Municipal de Educação de Maceió, como se dá a interlocução do atendimento educacional especializado – AEE realizado pelos professores que desenvolvem suas ações pedagógicas na Sala de Recursos Multifuncional - SRM, com foco na inclusão na sala de aula comum. Investigando o atendimento de estudantes diagnosticados com Transtorno Espectro Autista e sua inclusão na sala de aula comum, identificando as estratégias pedagógicas no atendimento ao estudante com TEA garantindo sua aprendizagem, e propondo a inclusão da Analise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis) - ABA como base de estudo na formação continuada dos professores. Realizou-se pesquisa qualitativa, com entrevista semi-estruturada com os professores da SRM - AEE e os da sala de aula comum envolvidos no atendimento dos estudantes com TEA. Neste sentido, buscou-se contribuir com as reflexões a cerca do atendimento que facilitem sua aprendizagem e sua integração com os seus pares no contexto escolar. Como se dá essa interlocução com a sala de aula comum e SRM - AEE.
- Fifteen years of coronary intravascular ultrasound in percutaneous coronary intervention in PortugalPublication . Azevedo Guerreiro, R; Fernandes, R; Campante Teles, R; Canas da Silva, P; Pereira, H; Cruz Ferreira, R; Costa, M; Seixo, F; Farto E Abreu, P; Pipa, JL; Bernardes, L; Pereira Machado, F; Palos, J; Infante de Oliveira, E; Cyrne Carvalho, H; Silva, JC; Caires, G; Martins, D; Baptista, J; Calisto, J; Pontes Dos Santos, R; Matias, F; Costa, J; Sousa, P; Gama Ribeiro, V; Fiarresga, A; Brum da Silveira, JINTRODUCTION: Coronary intravascular ultrasound (IVUS) is increasingly important in catheterization laboratories due to its positive prognostic impact. This study aims to characterize the use of IVUS in percutaneous coronary intervention (PCI) in Portugal. METHODS: A retrospective observational study was performed based on the Portuguese Registry on Interventional Cardiology of the Portuguese Society of Cardiology. The clinical and angiographic profiles of patients who underwent PCI between 2002 and 2016, the percentage of IVUS use, and the coronary arteries assessed were characterized. RESULTS: A total of 118 706 PCIs were included, in which IVUS was used in 2266 (1.9%). Over time, use of IVUS changed from none in 2002 to generally increasing use from 2003 (0.1%) to 2016 (2.4%). The age of patients in whom coronary IVUS was used was similar to that of patients in whom IVUS was not used, but in the former group there were fewer male patients, and a higher prevalence of cardiovascular risk factors (hypertension, hypercholesterolemia and diabetes), previous myocardial infarction, previous PCI, multivessel coronary disease, C-type or bifurcated coronary lesions, and in-stent restenosis. IVUS was used in 54.8% of elective PCIs and in 19.15% of PCIs of the left main coronary artery. CONCLUSION: Coronary IVUS has been increasingly used in Portugal since 2003. It is used preferentially in elective PCIs, and in patients with higher cardiovascular risk, with more complex coronary lesions and lesions of the left main coronary artery.