Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.

Description

Keywords

Aprendizagem da multiplicação Sentido do número Tarefas matemáticas Procedimentos dos alunos

Citation

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License