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PISTA CALADO MENDES, MARIA DE FÁTIMA

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  • Desenvolver o raciocínio matemático dos alunos: práticas e desafios
    Publication . Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima
  • As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação
    Publication . Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana
    Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.
  • Análise de dados: texto de apoio para os professores do 1.º ciclo
    Publication . Martins, Maria Eugénia Graça; Loura, Luísa Canto e Castro; Mendes, Fátima
  • Livros com matemática
    Publication . Costa, Ana Luísa; Mendes, Fátima
  • Developing flexible-adaptive reasoning and computing
    Publication . Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina
    The project ‘Numerical thinking and flexible calculation: critical issues’ aims to study students’ conceptual knowledge associated with the understanding of the different levels of learning numbers and operations. We follow the idea proposed by several authors that flexibility refers to the ability to manipulate numbers as mathematical objects which can be decomposed and recomposed in multiple ways using different symbolisms for the same objet (Gravemeijer, 2004; Gray &Tall, 1994;). The project plan is based on a qualitative and interpretative methodology (Denzin & Lincoln, 2005) with a design research approach (Gravemeijer & Cobb, 2006). This article focus the preparation of a teaching experience centered in the flexible learning of multiplication. It describes the analysis of a clinical interview where Pedro (9 years) solves the task 'Prawn skewers'. It illustrates how we identify and describe Pedro’s conceptual knowledge associated with the different levels of understanding of numbers and multiplication/division and analyzes if and how this knowledge facilitates adaptive thinking and flexible calculation.
  • Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
    Publication . Sobral, Suse; Mendes, Fátima; Fialho, Filipe
    Este artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos.
  • A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação
    Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
    Este artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cálculo usados por alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propósito a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A investigação seguiu uma metodologia de design research, na modalidade de experiência de ensino. A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões coletivas que ocorreram na aula revelou uma evolução significativa dos procedimentos usados pelos alunos que parece ser suportada pelas características das tarefas propostas — contextos, números e sua articulação — e pelo ambiente da aula. O estudo permite perceber que esta evolução não se processa do mesmo modo para todos os alunos, sendo evidenciados alguns aspetos críticos nos procedimentos relativos a tarefas com particularidades específicas.