IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Projeto ARTICULARPublication . Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa; Delgado, Catarina; Veiga, Mariana
- Biodiversidade e indiferença às plantas: um estudo na formação inicial de professores e educadoresPublication . Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada
- Trabalho prático em currículos e manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: estudo dos processos de recontextualizaçãoPublication . Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da Graça
- Observational analysis of the young soccer goalkeeper actionsPublication . Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Brito, Bernardo; Rodrigues, Bruna; Ferreira, Bruno; Pereira, Cátia; Ferreira, Cátia; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário
- Acelerações, desacelerações e dinâmicas de stress, da carga em jogos reduzidos e condicionados 4x4, com e sem Guarda-Redes, nos escalõesPublication . Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Ferreira, Cátia; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário
- Anthropometry, body composition and physical capacities profile of cadet swimmers A and BPublication . Ferreira, Cátia; Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário
- Aerobic and anaerobic training evaluation based in the distance time relationship in swimmingPublication . Espada, Mário; Reis, Joana; Ferreira, Cátia; Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Alves, Francisco
- Estudo do efeito da idade na velocidade e atividade neuromuscular em jovens atletas durante jogos reduzidos e condicionados de futebol de 1x1Publication . Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Ferreira, Cátia; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário
- Estudo de aula: uma experiência na formação inicial de professores de primeiro cicloPublication . Mendes, Fátima; Delgado, Catarina; Brocardo, Joana
- Comunidade de prática de professores do 1º cicloPublication . Grácio, João; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Graça, Aida; Chambel, Ana; Franco, Cláudio; Pinto, PaulaO presente artigo pretende refletir sobre o funcionamento de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Community of Practice - CoP), mais especificamente sobre o trabalho produzido e a consecução dos objetivos definidos para o primeiro ano de trabalho. Assim, pretendemos perceber se a participação na CoP contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. A CoP iniciou as atividades em novembro de 2020 e surgiu da necessidade de reflexão conjunta sobre três ideias fundamentais: i) a ideia que as tecnologias não surgem para além do currículo, não dificultando que este seja cumprido; ii) a necessidade formativa dos professores com menos experiência na utilização pedagógica das Tecnologias Digitais (TD); iii) reflexão sobre as dificuldades sentidas ao gerir a sala de aula, alterada pela introdução de TD, disponíveis aos alunos. Terminado o ano letivo, pretendemos avaliar o trabalho desenvolvido para o que recolhemos as opiniões dos membros da comunidade através de um inquérito por questionário, como forma de completar os dados recolhidos por observação participada, ao longo do ano. Os dados recolhidos permitem-nos construir a perceção de que a comunidade foi bem- sucedida, pelo que perspetivamos a sua continuidade no próximo ano letivo.