IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 73
Results Per Page
Sort Options
- Investigações matemáticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico ao ensino superiorPublication . Santos, Leonor; Brocardo, Joana; Pires, Manuela; Rosendo, Ana Isabel
- A matemática e diferentes modelos de formaçãoPublication . Moreira, Darlinda; Brocardo, Joana; Braumman, Carlos; Ponte, João Pedro da
- Sentido do número: um estudo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mendes, Fátima; Delgado, Catarina
- Números e álgebra: desenvolvimento curricularPublication . Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes
- O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricularPublication . Torres, João; Brocardo, JoanaEsta comunicação pretende apresentar alguns dos resultados obtidos num estudo, no âmbito da preparação de uma dissertação de mestrado em Educação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O estudo foi levado a cabo pelo primeiro proponente da comunicação, sob orientação do segundo, e tinha como principal objectivo compreender o modo como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram utilizadas, por um conjunto de professores e investigadores de diversos níveis de ensino, no âmbito de um projecto de desenvolvimento curricular. Começaremos por enquadrar a importância que é dada hoje em dia à utilização das TIC em diversos sectores da nossa sociedade e na Educação em particular, para de seguida apresentar o contexto, as questões e alguns dos resultados obtidos no estudo.
- Le rôle des technologies de l'informations et de la communication dans un projet de développement curriculairePublication . Torres, João; Brocardo, JoanaCette communication prétend présenter des résultats obtenus dans une étude, dans le contexte de la préparation d'une dissertation de Diplôme d'études approfondies dans Éducation dans la Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. L'étude a été pris en oeuvre par le premier soumissionnaire de la communication, sous orientation de second, et avait comme principal objectif comprendre la manière comme les Technologies des Informations et Communication (TIC) ont été utilisées, par un ensemble d'enseignants et d'investigateurs de divers niveaux d'enseignement, dans le contexte d'un projet de développement curriculaire. Nous commencerons à encadrer l'importance qui est donnée de nos jours à l'utilisation de TIC dans de divers secteurs de notre société et dans l'Éducation en particulier, pour de suivante présenter le contexte, les questions et certains des résultats obtenus dans l'étude.
- Constructing multiplication: different strategies used by pupilsPublication . Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, IsabelThe Project “Number sense development: curricular demands and perspectives” aims to study the development of number sense in elementary school (5 to 12 years old). This paper presents a discussion based on one of the six case studies developed by the project. We will focuses on the strategies used by 7-years old pupils when solving multiplication problems, namely on the awareness of existence of different strategies and the inclination to utilize an efficient representation or method.
- AS TIC na formação de professores: do pacote Office ao pacote MoodlePublication . Duarte, José; Torres, João; Brito, ConceiçãoEsta comunicação é apresentada por três docentes com experiências diferentes na formação de professores, embora com um interesse comum: o desenvolvimento profissional dos professores e a utilização contextualizada das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Dois, mais velhos, a ‘consciência crítica’ do MINERVA e outro, mais novo, da nova geração Nónio, igualmente crítico mas mais arrojado e tolerante perante fenómenos tecnológicos rodeados de efeitos promissores para a educação. O trabalho desenvolvido nos últimos anos com plataformas de comunicação e ambientes virtuais de aprendizagem na formação de professores e em projectos colaborativos de desenvolvimento curricular, fez crescer a necessidade de uma ‘paragem’ para reflexão, numa altura em que o quadro da formação de professores para o uso das TIC, em Portugal, pretende desafiar o status firmado de cerca de dezena e meia de anos com o pacote Office. Agora que este perdeu terreno em detrimento da formação em contexto, poderemos estar perante um novo pacote que mais uma vez iludirá os professores e lhes consumirá energia, deixando de novo os alunos sozinhos (com as TIC) em casa e adiando mais uma vez a integração curricular das TIC como uma mais valia para a aprendizagem. Mais do que trazer respostas, esta comunicação pretende levantar questões partindo das experiências destes três professores neste domínio.
- A internet no ensino e aprendizagem da matemáticaPublication . Duarte, José; Portela, José; Torres, João
- Um projecto centrado no sentido do númeroPublication . Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, ElviraNesta comunicação faremos uma apresentação global do projecto “Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares”. Para além da fundamentação teórica e da metodologia são apresentados resumidamente dois dos estudos de caso realizados procurando ilustrar os dados obtidos com a realização do projecto focando três aspectos principais: a organização das aprendizagens a partir das produções dos alunos, as características das tarefas e o papel do professor.