IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos by Title
Now showing 1 - 10 of 73
Results Per Page
Sort Options
- 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasksPublication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
- Acelerações, desacelerações e dinâmicas de stress, da carga em jogos reduzidos e condicionados 4x4, com e sem Guarda-Redes, nos escalõesPublication . Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Ferreira, Cátia; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário
- Aerobic and anaerobic training evaluation based in the distance time relationship in swimmingPublication . Espada, Mário; Reis, Joana; Ferreira, Cátia; Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Alves, Francisco
- O ambiente e o desenvolvimento sustentável na formação inicial: uma experiência de ensino/aprendizagem na licenciatura em Educação BásicaPublication . Simões, Helena Maria Espada; Freitas, José
- Anthropometry, body composition and physical capacities profile of cadet swimmers A and BPublication . Ferreira, Cátia; Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário
- Biodiversidade e indiferença às plantas: um estudo na formação inicial de professores e educadoresPublication . Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada
- Characterization of cognitive and functional performance in everyday tasks: implications for health in institutionalised older adultsPublication . Silva, Pedro; Espada, Mário; Marques, Mário; Pereira, A
- Comunidade de prática de professores do 1º cicloPublication . Grácio, João; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Graça, Aida; Chambel, Ana; Franco, Cláudio; Pinto, PaulaO presente artigo pretende refletir sobre o funcionamento de uma Comunidade de Prática de Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Community of Practice - CoP), mais especificamente sobre o trabalho produzido e a consecução dos objetivos definidos para o primeiro ano de trabalho. Assim, pretendemos perceber se a participação na CoP contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos. A CoP iniciou as atividades em novembro de 2020 e surgiu da necessidade de reflexão conjunta sobre três ideias fundamentais: i) a ideia que as tecnologias não surgem para além do currículo, não dificultando que este seja cumprido; ii) a necessidade formativa dos professores com menos experiência na utilização pedagógica das Tecnologias Digitais (TD); iii) reflexão sobre as dificuldades sentidas ao gerir a sala de aula, alterada pela introdução de TD, disponíveis aos alunos. Terminado o ano letivo, pretendemos avaliar o trabalho desenvolvido para o que recolhemos as opiniões dos membros da comunidade através de um inquérito por questionário, como forma de completar os dados recolhidos por observação participada, ao longo do ano. Os dados recolhidos permitem-nos construir a perceção de que a comunidade foi bem- sucedida, pelo que perspetivamos a sua continuidade no próximo ano letivo.
- Conceções sobre ciência de futuros professores: uma proposta metodologicaPublication . Saraiva, Maria Leonor da Graça; Neves, Isabel Pestana
- Constructing multiplication: different strategies used by pupilsPublication . Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, IsabelThe Project “Number sense development: curricular demands and perspectives” aims to study the development of number sense in elementary school (5 to 12 years old). This paper presents a discussion based on one of the six case studies developed by the project. We will focuses on the strategies used by 7-years old pupils when solving multiplication problems, namely on the awareness of existence of different strategies and the inclination to utilize an efficient representation or method.