Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DO NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO

Authors

Publications

Probing the surface chemistry of different oxidized MWCNT for the improved electrical wiring of cytochrome c nitrite reductase
Publication . Silveira, Célia M.; Pimpão, Marta; Pedroso, Humberto A.; Rodrigues, Patrícia R. S.; Moura, José J. G.; Pereira, Manuel F. R.; Almeida, M. Gabriela
"This work reports the evaluation of a set of multi-walled carbon nanotubes (MWCNT) presenting different surface chemistries, as interfaces for the direct electrochemistry of the multihemic nitrite reductase (ccNiR) from Desulfovibrio desulfuricans ATCC27774 (Dd). The carbon nanotubes dispersions were prepared in aqueous media and deposited on pyrolytic graphite (PG) macroelectrodes, following a layer-by-layer methodology. The resulting MWCNT bed was coated with ccNiR and studied by cyclic voltammetry. Interestingly, although small non-catalytic cathodic waves were detected in all carbon nanotubes bioconjugates, the complexity of these electrochemical signals was partially deconvoluted in some materials, the less acidic ones emphasizing the contribution of the catalytic centre. Consistently, these MWCNT were the most favourable for enzyme catalysis, highlighting the importance of the surface oxide functionalities to enzyme reactivity."
As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação
Publication . Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana
Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.
Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução
Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose, em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a particularidades das tarefas.
3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks
Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

Funding Award Number

SFRH/BD/39016/2007

ID