Loading...
Research Project
O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DO NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO
Funder
Authors
Publications
Probing the surface chemistry of different oxidized MWCNT for the improved electrical wiring of cytochrome c nitrite reductase
Publication . Silveira, Célia M.; Pimpão, Marta; Pedroso, Humberto A.; Rodrigues, Patrícia R. S.; Moura, José J. G.; Pereira, Manuel F. R.; Almeida, M. Gabriela
"This work reports the evaluation of a set of multi-walled carbon nanotubes (MWCNT)
presenting different surface chemistries, as interfaces for the direct electrochemistry of
the multihemic nitrite reductase (ccNiR) from Desulfovibrio desulfuricans ATCC27774
(Dd). The carbon nanotubes dispersions were prepared in aqueous media and deposited
on pyrolytic graphite (PG) macroelectrodes, following a layer-by-layer methodology.
The resulting MWCNT bed was coated with ccNiR and studied by cyclic voltammetry.
Interestingly, although small non-catalytic cathodic waves were detected in all carbon
nanotubes bioconjugates, the complexity of these electrochemical signals was partially
deconvoluted in some materials, the less acidic ones emphasizing the contribution of the
catalytic centre. Consistently, these MWCNT were the most favourable for enzyme
catalysis, highlighting the importance of the surface oxide functionalities to enzyme
reactivity."
As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação
Publication . Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana
Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das
tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma
turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se
num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da
multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito
de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios
relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus
contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos
multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise
evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere,
a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas
construídas.
Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução
Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização
e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de
multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender
como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à
multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das
produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande
diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose,
em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a
particularidades das tarefas.
3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks
Publication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Funding Award Number
SFRH/BD/39016/2007