Publication
As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação
dc.contributor.author | Mendes, Fátima | |
dc.contributor.author | Oliveira, Hélia | |
dc.contributor.author | Brocardo, Joana | |
dc.date.accessioned | 2014-02-13T12:10:42Z | |
dc.date.available | 2014-02-13T12:10:42Z | |
dc.date.issued | 2011-09 | |
dc.description.abstract | Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8768-48-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/5681 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | por |
dc.relation | O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DO NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO | |
dc.relation.publisherversion | http://www.apm.pt/files/_XXII_SIEM_Atas_4f881fde76e81.pdf | por |
dc.subject | Aprendizagem da multiplicação | por |
dc.subject | Sentido do número | por |
dc.subject | Tarefas matemáticas | por |
dc.subject | Procedimentos dos alunos | por |
dc.title | As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DO NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F39016%2F2007/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F101635%2F2008/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 252 | por |
oaire.citation.startPage | 237 | por |
oaire.citation.title | Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática | por |
oaire.fundingStream | 3599-PPCDT | |
person.familyName | PISTA CALADO MENDES | |
person.familyName | Brocardo | |
person.givenName | MARIA DE FÁTIMA | |
person.givenName | Joana | |
person.identifier.ciencia-id | 2018-BA37-C0DD | |
person.identifier.ciencia-id | 6F1B-36A7-BE1D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7112-9034 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0526-7332 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | conferenceObject | en |
relation.isAuthorOfPublication | 00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a | |
relation.isAuthorOfPublication | 280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a | |
relation.isProjectOfPublication | 75483bc3-884a-4df3-868f-41c3b6a4996c | |
relation.isProjectOfPublication | 74e05f29-1dde-40ba-ac0c-394c85c4230b | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 74e05f29-1dde-40ba-ac0c-394c85c4230b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- As potencialidades de sequências de tarefas... multiplicação.pdf
- Size:
- 559.81 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: