Repository logo
 
Publication

As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação

dc.contributor.authorMendes, Fátima
dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.contributor.authorBrocardo, Joana
dc.date.accessioned2014-02-13T12:10:42Z
dc.date.available2014-02-13T12:10:42Z
dc.date.issued2011-09
dc.description.abstractApresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.por
dc.identifier.isbn978-972-8768-48-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5681
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapor
dc.relationO DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DO NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/files/_XXII_SIEM_Atas_4f881fde76e81.pdfpor
dc.subjectAprendizagem da multiplicaçãopor
dc.subjectSentido do númeropor
dc.subjectTarefas matemáticaspor
dc.subjectProcedimentos dos alunospor
dc.titleAs potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicaçãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleO DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DO NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 1º CICLO
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F39016%2F2007/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F101635%2F2008/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage252por
oaire.citation.startPage237por
oaire.citation.titleAtas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemáticapor
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNamePISTA CALADO MENDES
person.familyNameBrocardo
person.givenNameMARIA DE FÁTIMA
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-id2018-BA37-C0DD
person.identifier.ciencia-id6F1B-36A7-BE1D
person.identifier.orcid0000-0002-7112-9034
person.identifier.orcid0000-0002-0526-7332
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a
relation.isAuthorOfPublication280de74f-ed5a-446f-b32d-0da206694181
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a
relation.isProjectOfPublication75483bc3-884a-4df3-868f-41c3b6a4996c
relation.isProjectOfPublication74e05f29-1dde-40ba-ac0c-394c85c4230b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery74e05f29-1dde-40ba-ac0c-394c85c4230b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As potencialidades de sequências de tarefas... multiplicação.pdf
Size:
559.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: