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- A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricularPublication . Torres, JoĂŁo; Brocardo, JoanaOs desenvolvimentos tecnolĂłgicos tĂŞm aberto caminho para a utilização de novas formas de trabalho e de organização. Este artigo tem como objectivo contribuir para a percepção do papel que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ter em projectos de desenvolvimento curricular. Apresentamos os resultados de um estudo empĂrico que analisou o modo como um conjunto de professores que integraram um projecto de desenvolvimento curricular em MatemĂĄtica utilizaram as TIC para facilitar a comunicação entre si no processo de desenvolvimento de materiais curriculares. Fazemos uma breve anĂĄlise de literatura sobre a utilização das tecnologias, apĂłs o que apresentamos a metodologia e os resultados obtidos. Estes apontam para a importância das TIC em projectos de âmbito curricular mas para uma predominância de utilização de tecnologias que os professores jĂĄ conhecem e utilizam no seu quotidiano levando-nos a pensar que, em relação a novas ferramentas como as Plataforma de Comunicação (PC) ĂŠ necessĂĄrio ainda algum tempo de apropriação para que se tire partido de todo o seu potencial.
- Investigaçþes matemåticas na aprendizagem do 2º ciclo do ensino båsico ao ensino superiorPublication . Santos, Leonor; Brocardo, Joana; Pires, Manuela; Rosendo, Ana Isabel
- Desenvolver o raciocĂnio matemĂĄtico dos alunos: prĂĄticas e desafiosPublication . Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Mendes, FĂĄtima
- As potencialidades de sequĂŞncias de tarefas na aprendizagem da multiplicaçãoPublication . Mendes, FĂĄtima; Oliveira, HĂŠlia; Brocardo, JoanaApresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequĂŞncias de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 Âş ano, particularizando para uma das sequĂŞncias Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de nĂşmero, no âmbito de uma trajectĂłria de aprendizagem A anĂĄlise das produçþes dos alunos e de episĂłdios relativos Ă s discussĂľes colectivas revela que as caracterĂsticas das tarefas â os seus contextos e os nĂşmeros utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relaçþes numĂŠricas e propriedades da operação A anĂĄlise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relaçþes numĂŠricas construĂdas.
- Developing flexible-adaptive reasoning and computingPublication . Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, FĂĄtima; Delgado, CatarinaThe project âNumerical thinking and flexible calculation: critical issuesâ aims to study studentsâ conceptual knowledge associated with the understanding of the different levels of learning numbers and operations. We follow the idea proposed by several authors that flexibility refers to the ability to manipulate numbers as mathematical objects which can be decomposed and recomposed in multiple ways using different symbolisms for the same objet (Gravemeijer, 2004; Gray &Tall, 1994;). The project plan is based on a qualitative and interpretative methodology (Denzin & Lincoln, 2005) with a design research approach (Gravemeijer & Cobb, 2006). This article focus the preparation of a teaching experience centered in the flexible learning of multiplication. It describes the analysis of a clinical interview where Pedro (9 years) solves the task 'Prawn skewers'. It illustrates how we identify and describe Pedroâs conceptual knowledge associated with the different levels of understanding of numbers and multiplication/division and analyzes if and how this knowledge facilitates adaptive thinking and flexible calculation.
- Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasksPublication . Mendes, FĂĄtima; Brocardo, Joana; Oliveira, HĂŠlia
- A matemåtica e diferentes modelos de formaçãoPublication . Moreira, Darlinda; Brocardo, Joana; Braumman, Carlos; Ponte, João Pedro da
- O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricularPublication . Torres, JoĂŁo; Brocardo, JoanaEsta comunicação pretende apresentar alguns dos resultados obtidos num estudo, no âmbito da preparação de uma dissertação de mestrado em Educação na Faculdade de CiĂŞncias da Universidade de Lisboa. O estudo foi levado a cabo pelo primeiro proponente da comunicação, sob orientação do segundo, e tinha como principal objectivo compreender o modo como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram utilizadas, por um conjunto de professores e investigadores de diversos nĂveis de ensino, no âmbito de um projecto de desenvolvimento curricular. Começaremos por enquadrar a importância que ĂŠ dada hoje em dia Ă utilização das TIC em diversos sectores da nossa sociedade e na Educação em particular, para de seguida apresentar o contexto, as questĂľes e alguns dos resultados obtidos no estudo.
- A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiĂŞncia de ensino centrada na multiplicaçãoPublication . Mendes, FĂĄtima; Brocardo, Joana; Oliveira, HĂŠliaEste artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cĂĄlculo usados por alunos de uma turma do 3.Âş ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propĂłsito a compreensĂŁo do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de nĂşmero, no âmbito de uma trajetĂłria de aprendizagem. A investigação seguiu uma metodologia de design research, na modalidade de experiĂŞncia de ensino. A anĂĄlise das produçþes dos alunos e de episĂłdios relativos Ă s discussĂľes coletivas que ocorreram na aula revelou uma evolução significativa dos procedimentos usados pelos alunos que parece ser suportada pelas caracterĂsticas das tarefas propostas â contextos, nĂşmeros e sua articulação â e pelo ambiente da aula. O estudo permite perceber que esta evolução nĂŁo se processa do mesmo modo para todos os alunos, sendo evidenciados alguns aspetos crĂticos nos procedimentos relativos a tarefas com particularidades especĂficas.
- Processos usados na resolução de tarefas estatĂsticasPublication . Brocardo, Joana; Mendes, FĂĄtimaEste artigo foca os processos usados por um aluno de 7Âş ano â o Alberto - na resolução de tarefas estatĂsticas. Analisa-se o modo como o Alberto resolve um conjunto de situaçþes propostas em trĂŞs entrevistas â a primeira realizada antes do estudo da unidade EstatĂstica, a segunda imediatamente apĂłs este estudo e a terceira trĂŞs meses depois â procurando identificar as estratĂŠgias usadas pelo Alberto na resolução de tarefas de EstatĂstica e verificar a sua permanĂŞncia quando mĂŠtodos ou estratĂŠgias mais sofisticados lhe sĂŁo ensinados. A anĂĄlise dos dados recolhidos permitiu concluir que vĂĄrias das estratĂŠgias usadas pelo Alberto correspondem ao uso de um conjunto de procedimentos que prevalecem apĂłs o trabalho em torno do tema EstatĂstica. Identificou-se ainda a tendĂŞncia para compreender instrumentalmente vĂĄrios conceitos estatĂsticos e a dificuldade em analisar, interpretar e comunicar informação.