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- Reflexões em torno do brincar em contextos de educação de infânciaPublication . Coelho, Ana; Vale, VeraAquilo que parecia ser um dado adquirido, “Direito de brincar”, tornou-se na sociedade atual uma necessidade emergente, enredados, que estamos, na visão das crianças como futuros adultos produtivos. Neste artigo procuramos refletir acerca do brincar em contextos de educação de infância, revisitando algumas linhas de pesquisa que têm sido desenvolvidas por diversos autores, colocando em contra ponto os discursos vigentes e o seu compromisso nas práticas, pelos educadores de infância. Devemos olhar a criança através da lente dos direitos, direitos que emanam das suas necessidades, sendo o brincar uma delas.
- O papel dos pares na inclusão de alunos com NEE : programa PARESPublication . Borges, Isabel Cristina Neves; Coelho, AnaA inclusão não será uma efetiva inclusão se apenas se resumir a uma presença física da criança diferente (seja ou não portadora de deficiência) em contexto escolar. A ambição deve ser maior, o desafio será, também, o de incluir as crianças na sua dimensão social e afetiva. Para viabilizar este repto é fundamental considerar aqueles que são essenciais a qualquer processo de socialização: os outros, os pares. A construção do Programa PARES teve como objetivo principal promover a aquisição de competências socioemocionais nos alunos que dele usufruíram, com ou sem Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido implementado numa turma de alunos do 3º ciclo, que integrava alunos com NEE, no Agrupamento de Escolas do Distrito de Coimbra. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o programa teve um impacto positivo, quer nos alunos sem NEE, como nos alunos com NEE. Obtiveram-se igualmente benefícios no funcionamento da própria comunidade educativa, nomeadamente através das atividades de divulgação e sensibilização que os alunos fizeram durante o programa PARES. A intervenção permitiu, pois, melhorar os “trilhos” para a inclusão de alunos com NEE, promovendo a compreensão, aceitação e tolerância da diferença, independentemente da sua origem ou tipologia.
- As forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem, na educação pré-escolar : uma revisão sistemática de literaturaPublication . Ramos, Raquel; Figueiredo, Aida; Coelho, AnaO presente estudo enquadra-se na mudança que se tem assistido nos currículos internacionais, direcionada para as práticas educativas no exterior e associada à expansão, um pouco por todo o Mundo, das Forest/Nature Kindergarten. A revisão sistemática da literatura permitiu aprofundar o enquadramento teórico da tese de investigação em curso, tendo como objetivos: i) Identificar e caracterizar as principais teorias e princípios pedagógicos subjacentes às Forest/Nature Kindergarten; ii) e compreender e relacionar os conceitos affordances e risky play com a promoção de contextos exteriores de aprendizagem. Partiu-se da questão de investigação: “Quais os contributos das principais abordagens teóricas e conceitos subjacentes às Forest Kindergarten, para o desenvolvimento de práticas educativas em contextos natureza?” e através dos termos de pesquisa definidos e de critérios de inclusão e exclusão, definiu-se o corpus de análise, que se caracteriza por estudos recentes, desenvolvidos em diferentes contextos, desde a Europa, América e Oceânia. A técnica de análise de conteúdo temática permitiu identificar princípios pedagógicos, relacionados com o papel da natureza, dos atores educativos e da cultura, no processo de aprendizagem da criança e com a importância das affordances e do risky play para o desenvolvimento da criança, corroborando com autores clássicos que defendem a sua interação com o meio e o brincar livre. O estudo poderá contribuir para a valorização das Forest/Nature Kindergarten como modelos de inspiração e, consequentemente, fomentar a reflexão e questionamento por parte dos educadores, no que respeita à sua responsabilidade social e ética de criar oportunidades e experiências à criança, felizes e significativas.
- Repensar o campo da educação de infânciaPublication . Coelho, AnaO presente artigo aborda o fenómeno da Educação da Infância, procurando enquadrar as reflexoões sobre as modalidades de cuidados e de educação das crianças pequenas no contexto mais vasto do debate actual acerca da infância e dos seus contextos. As funções e âmbitos da Educação da Infância são discutidos, e uma nova conceptualização dos serviços é analisada, procurando-se contribuir para o debate em torno da adopção de perspectivas mais integradas e abrangentes deste campo educativo.
- A floresta como espaço de aprendizagem : um complemento à oferta educativa para a infânciaPublication . Duque, Isabel; Pinho, Luana; Bigotte, Emília; Figueiredo, Aida Ferreira; Miguéis, Marlene; Vale, Vera; Coelho, AnaMuito embora, ao nível nacional, haja uma escassez de estudos que nos permitam compreender quanto tempo as crianças passam em contacto com o exterior, analisando a atual oferta educativa e os hábitos familiares, percebemos que as crianças portuguesas passam a maior parte do seu dia em locais fechados. As pesquisas demonstram que o contacto com a natureza pode contrariar os efeitos negativos dos atuais estilos de vida. Usufruindo desse contacto, através de experiências positivas, as crianças têm acesso a uma vida saudável. As investigações apresentam evidências de que a exposição a ambientes naturais pode atenuar o défice de atenção das crianças, promover o desenvolvimento de habilidades motoras, da concentração, da criatividade e da capacidade para resolver problemas e promover melhores tomadas de decisão ambientais (Erickson & Ernst, 2011; Faber & Kuo, 2009; Fjørtoft, 2001; White & Stoecklin, 2008). Para além dos benefícios na saúde, no desenvolvimento social, emocional e na consciência ambiental, há benefícios cognitivos associados a uma oferta educativa de cariz ambiental que promova o contacto direto e regular das crianças com a natureza (Godbay, 2009; Wells, 2000). Pretendemos com esta comunicação apresentar um programa que visa complementar a atual oferta educativa para crianças entre os 3 e os 5 anos. Trata-se de um projeto piloto cujo público-alvo são crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e que pretende implementar, desenvolver e avaliar um programa educativo, que articula a educação pré-escolar, a educação ambiental e a educação para a saúde, em regime outdoor
- Organizational citizenship behaviors of preschool teachers from public and private sectorPublication . Costa Neves, Paula Maria; Coelho, AnaSeveral studies have identified the nature and characteristics of organizational citizenship behaviors (OCB) in primary and secondary education teachers, but research in the field of preschool education is almost non-existent. Empirical evidence of the impact that this type of behavior has on the functioning of any organization and the particularities of the roles of preschool teachers in relation to those of other teachers, justify conducting studies on this topic with early childhood education professionals. This paper presents the conclusions of a qualitative study carried out with public and private preschool teachers. The organizational citizenship behaviors performed by these professionals are identified, as well as personal and contextual factors that influence them. The data was collected in interviews with preschool teachers and was analyzed following the Grounded Theory procedures, in particular the constant comparison technique (Glaser & Strauss, 1967). In a second moment, the data was discussed with different participants in a focus group. Data analysis indicates that although preschool teachers tend to view most of the activities they develop as central dimensions of their specific professionality, therefore not describing them as OCBs, it is possible to identify some forms of OCBs specific to preschool teachers, either at the professional level (pedagogical and/or organizational) and at the interpersonal level (activities focused on the relationship with children and families). Major divergences were identified in the dimension of providing care.
- Salto à mata : educação na natureza no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Coelho, Ana
- Brincar no Jardim Botânico : um projeto com crianças dos 2 aos 6 anosPublication . Rodrigues, Ana Filipa; Teixeira, Filomena; Coelho, AnaProporcionar a crianças de 2-6 anos um contacto direto com Natureza, aliando o brincar livre, o desenvolvimento de competências sociais e a sustentabilidade ambiental, à sensibilização das famílias, foi a finalidade de um projeto, realizado durante 8 semanas, no Jardim Botânico, em Coimbra. A avaliação foi realizada através do Diário de Bordo, questionários às famílias, entrevistas às crianças e Escala de Aptidões Sociais (EAS). Os resultados evidenciaram uma maior cooperação e respeito entre as crianças; diminuição dos conflitos; maior capacidade de levantar questões e resolver problemas; maior empatia com o ambiente e conhecimento de elementos naturais; integração no currículo da instituição, do contacto regular com ambientes naturais; consciencialização, por parte das famílias, das vantagens para o bem-estar e desenvolvimento das crianças, fomentadas por programas de educação outdoor.
- Intencionalização educativa em crechePublication . Coelho, AnaNeste artigo apresentam-se dados extraídos de uma investigação mais ampla que pretendeu indagar o modo como educadoras em Creche compreendem as suas práticas e contextos de práticas. Essa investigação foi realizada através de uma abordagem qualitativa, a Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967), tendo sido utilizada a entrevista em profundidade como principal método de recolha de dados. A definição do grupo de estudo seguiu os princípios de amostragem teórica, pelo que a inclusão de novos casos foi determinada pelas questões emergentes da análise dos casos iniciais, tendo em vista aumentar a diversidade e contrastar os dados, seguindo os procedimentos do método de comparação constante (Glaser & Strauss, 1967). Participaram neste estudo 14 educadoras a exercerem funções em Creche, tendo sido cada uma delas entrevistada pelo menos 3 vezes. O processo de recolha e análise dos dados conduziu à formulação de um modelo compreensivo das suas conceptualizações (crenças e teorias implícitas) acerca da Educação e Cuidados nesse contexto. Neste artigo apresentamos dados relativos às conceptualizações das educadoras em relação à dimensão educacional da sua prática em Creche.
- (Re)definir a profissionalidade em crechePublication . Coelho, Ana