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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo enquadra-se na mudança que se tem assistido nos currículos
internacionais, direcionada para as práticas educativas no exterior e associada à
expansão, um pouco por todo o Mundo, das Forest/Nature Kindergarten. A revisão
sistemática da literatura permitiu aprofundar o enquadramento teórico da tese de
investigação em curso, tendo como objetivos: i) Identificar e caracterizar as principais
teorias e princípios pedagógicos subjacentes às Forest/Nature Kindergarten; ii) e
compreender e relacionar os conceitos affordances e risky play com a promoção de
contextos exteriores de aprendizagem. Partiu-se da questão de investigação: “Quais os
contributos das principais abordagens teóricas e conceitos subjacentes às Forest
Kindergarten, para o desenvolvimento de práticas educativas em contextos natureza?” e
através dos termos de pesquisa definidos e de critérios de inclusão e exclusão, definiu-se
o corpus de análise, que se caracteriza por estudos recentes, desenvolvidos em diferentes
contextos, desde a Europa, América e Oceânia. A técnica de análise de conteúdo temática
permitiu identificar princípios pedagógicos, relacionados com o papel da natureza, dos
atores educativos e da cultura, no processo de aprendizagem da criança e com a
importância das affordances e do risky play para o desenvolvimento da criança,
corroborando com autores clássicos que defendem a sua interação com o meio e o brincar
livre. O estudo poderá contribuir para a valorização das Forest/Nature Kindergarten como
modelos de inspiração e, consequentemente, fomentar a reflexão e questionamento por
parte dos educadores, no que respeita à sua responsabilidade social e ética de criar
oportunidades e experiências à criança, felizes e significativas.
Description
Keywords
Affordances Natureza Risky play