Repository logo
 
Publication

As forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem, na educação pré-escolar : uma revisão sistemática de literatura

dc.contributor.authorRamos, Raquel
dc.contributor.authorFigueiredo, Aida
dc.contributor.authorCoelho, Ana
dc.date.accessioned2023-10-19T11:12:48Z
dc.date.available2023-10-19T11:12:48Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se na mudança que se tem assistido nos currículos internacionais, direcionada para as práticas educativas no exterior e associada à expansão, um pouco por todo o Mundo, das Forest/Nature Kindergarten. A revisão sistemática da literatura permitiu aprofundar o enquadramento teórico da tese de investigação em curso, tendo como objetivos: i) Identificar e caracterizar as principais teorias e princípios pedagógicos subjacentes às Forest/Nature Kindergarten; ii) e compreender e relacionar os conceitos affordances e risky play com a promoção de contextos exteriores de aprendizagem. Partiu-se da questão de investigação: “Quais os contributos das principais abordagens teóricas e conceitos subjacentes às Forest Kindergarten, para o desenvolvimento de práticas educativas em contextos natureza?” e através dos termos de pesquisa definidos e de critérios de inclusão e exclusão, definiu-se o corpus de análise, que se caracteriza por estudos recentes, desenvolvidos em diferentes contextos, desde a Europa, América e Oceânia. A técnica de análise de conteúdo temática permitiu identificar princípios pedagógicos, relacionados com o papel da natureza, dos atores educativos e da cultura, no processo de aprendizagem da criança e com a importância das affordances e do risky play para o desenvolvimento da criança, corroborando com autores clássicos que defendem a sua interação com o meio e o brincar livre. O estudo poderá contribuir para a valorização das Forest/Nature Kindergarten como modelos de inspiração e, consequentemente, fomentar a reflexão e questionamento por parte dos educadores, no que respeita à sua responsabilidade social e ética de criar oportunidades e experiências à criança, felizes e significativas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47355
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherQuipá Editorapt_PT
dc.subjectAffordancespt_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectRisky playpt_PT
dc.titleAs forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem, na educação pré-escolar : uma revisão sistemática de literaturapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceIgatupt_PT
oaire.citation.endPage197pt_PT
oaire.citation.startPage160pt_PT
oaire.citation.titleEducação em focopt_PT
person.familyNameCoelho
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idAF10-7C21-411A
person.identifier.orcid0000-0002-5625-5497
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As forest nature kindergarten.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: