Publication
As forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem, na educação pré-escolar : uma revisão sistemática de literatura
dc.contributor.author | Ramos, Raquel | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Aida | |
dc.contributor.author | Coelho, Ana | |
dc.date.accessioned | 2023-10-19T11:12:48Z | |
dc.date.available | 2023-10-19T11:12:48Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente estudo enquadra-se na mudança que se tem assistido nos currículos internacionais, direcionada para as práticas educativas no exterior e associada à expansão, um pouco por todo o Mundo, das Forest/Nature Kindergarten. A revisão sistemática da literatura permitiu aprofundar o enquadramento teórico da tese de investigação em curso, tendo como objetivos: i) Identificar e caracterizar as principais teorias e princípios pedagógicos subjacentes às Forest/Nature Kindergarten; ii) e compreender e relacionar os conceitos affordances e risky play com a promoção de contextos exteriores de aprendizagem. Partiu-se da questão de investigação: “Quais os contributos das principais abordagens teóricas e conceitos subjacentes às Forest Kindergarten, para o desenvolvimento de práticas educativas em contextos natureza?” e através dos termos de pesquisa definidos e de critérios de inclusão e exclusão, definiu-se o corpus de análise, que se caracteriza por estudos recentes, desenvolvidos em diferentes contextos, desde a Europa, América e Oceânia. A técnica de análise de conteúdo temática permitiu identificar princípios pedagógicos, relacionados com o papel da natureza, dos atores educativos e da cultura, no processo de aprendizagem da criança e com a importância das affordances e do risky play para o desenvolvimento da criança, corroborando com autores clássicos que defendem a sua interação com o meio e o brincar livre. O estudo poderá contribuir para a valorização das Forest/Nature Kindergarten como modelos de inspiração e, consequentemente, fomentar a reflexão e questionamento por parte dos educadores, no que respeita à sua responsabilidade social e ética de criar oportunidades e experiências à criança, felizes e significativas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47355 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Quipá Editora | pt_PT |
dc.subject | Affordances | pt_PT |
dc.subject | Natureza | pt_PT |
dc.subject | Risky play | pt_PT |
dc.title | As forest/nature kindergarten como modelos inspiradores de contextos exteriores de aprendizagem, na educação pré-escolar : uma revisão sistemática de literatura | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Igatu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 197 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 160 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação em foco | pt_PT |
person.familyName | Coelho | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | AF10-7C21-411A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5625-5497 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e |