Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Intencionalização educativa em creche

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2656Coelho.pdf101.77 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo apresentam-se dados extraídos de uma investigação mais ampla que pretendeu indagar o modo como educadoras em Creche compreendem as suas prÔticas e contextos de prÔticas. Essa investigação foi realizada através de uma abordagem qualitativa, a Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967), tendo sido utilizada a entrevista em profundidade como principal método de recolha de dados. A definição do grupo de estudo seguiu os princípios de amostragem teórica, pelo que a inclusão de novos casos foi determinada pelas questões emergentes da anÔlise dos casos iniciais, tendo em vista aumentar a diversidade e contrastar os dados, seguindo os procedimentos do método de comparação constante (Glaser & Strauss, 1967). Participaram neste estudo 14 educadoras a exercerem funções em Creche, tendo sido cada uma delas entrevistada pelo menos 3 vezes. O processo de recolha e anÔlise dos dados conduziu à formulação de um modelo compreensivo das suas conceptualizações (crenças e teorias implícitas) acerca da Educação e Cuidados nesse contexto. Neste artigo apresentamos dados relativos às conceptualizações das educadoras em relação à dimensão educacional da sua prÔtica em Creche.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

OIE

CC License