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Abstract(s)
A inclusão não será uma efetiva inclusão se apenas se resumir a uma presença física da criança
diferente (seja ou não portadora de deficiência) em contexto escolar. A ambição deve ser maior, o
desafio será, também, o de incluir as crianças na sua dimensão social e afetiva. Para viabilizar este
repto é fundamental considerar aqueles que são essenciais a qualquer processo de socialização: os
outros, os pares.
A construção do Programa PARES teve como objetivo principal promover a aquisição de
competências socioemocionais nos alunos que dele usufruíram, com ou sem Necessidades
Educativas Especiais (NEE), tendo sido implementado numa turma de alunos do 3º ciclo, que
integrava alunos com NEE, no Agrupamento de Escolas do Distrito de Coimbra.
Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o programa teve um impacto positivo, quer nos
alunos sem NEE, como nos alunos com NEE. Obtiveram-se igualmente benefícios no funcionamento
da própria comunidade educativa, nomeadamente através das atividades de divulgação e
sensibilização que os alunos fizeram durante o programa PARES.
A intervenção permitiu, pois, melhorar os “trilhos” para a inclusão de alunos com NEE,
promovendo a compreensão, aceitação e tolerância da diferença, independentemente da sua origem
ou tipologia.
Description
Keywords
inclusão necessidades educativas especiais educação pelos pares competências sociais programas de intervenção inclusion special educational needs peer education social skills intervention program