Repository logo
 
Publication

O papel dos pares na inclusão de alunos com NEE : programa PARES

dc.contributor.authorBorges, Isabel Cristina Neves
dc.contributor.authorCoelho, Ana
dc.date.accessioned2023-10-19T11:54:15Z
dc.date.available2023-10-19T11:54:15Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA inclusão não será uma efetiva inclusão se apenas se resumir a uma presença física da criança diferente (seja ou não portadora de deficiência) em contexto escolar. A ambição deve ser maior, o desafio será, também, o de incluir as crianças na sua dimensão social e afetiva. Para viabilizar este repto é fundamental considerar aqueles que são essenciais a qualquer processo de socialização: os outros, os pares. A construção do Programa PARES teve como objetivo principal promover a aquisição de competências socioemocionais nos alunos que dele usufruíram, com ou sem Necessidades Educativas Especiais (NEE), tendo sido implementado numa turma de alunos do 3º ciclo, que integrava alunos com NEE, no Agrupamento de Escolas do Distrito de Coimbra. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o programa teve um impacto positivo, quer nos alunos sem NEE, como nos alunos com NEE. Obtiveram-se igualmente benefícios no funcionamento da própria comunidade educativa, nomeadamente através das atividades de divulgação e sensibilização que os alunos fizeram durante o programa PARES. A intervenção permitiu, pois, melhorar os “trilhos” para a inclusão de alunos com NEE, promovendo a compreensão, aceitação e tolerância da diferença, independentemente da sua origem ou tipologia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47359
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjecteducação pelos parespt_PT
dc.subjectcompetências sociaispt_PT
dc.subjectprogramas de intervençãopt_PT
dc.subjectinclusionpt_PT
dc.subjectspecial educational needspt_PT
dc.subjectpeer educationpt_PT
dc.subjectsocial skillspt_PT
dc.subjectintervention programpt_PT
dc.titleO papel dos pares na inclusão de alunos com NEE : programa PARESpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage26pt_PT
oaire.citation.issuetemáticopt_PT
oaire.citation.startPage12pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
person.familyNameCoelho
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idAF10-7C21-411A
person.identifier.orcid0000-0002-5625-5497
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1af15a2-fb0b-4ba2-99e2-a1d5b436234e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
01.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: