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Verganista Martins Fernandes, Henriqueta Ilda
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- Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses AttitudesPublication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MMAs atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
- I Jornadas do Mestrado de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria: Livro de resumosPublication . França, Ana Paula; Barbieri-Figueiredo, MC; Reis Santos, Margarida; Carvalho, António Luís; Pinto, Cândida; Lima, Ligia; Fernandes, Ilda; Cruz, Sandra; Sousa, Paula Cristina
- A eficácia da sacarose no alívio de dor no recém-nascido: revisão integrativa da literaturaPublication . Magalhães, Fernanda Jorge; Rolim, Karla Maria Carneiro; Pinheiro, Isis de Oliveira; Fernandes, Ilda; Santos, Maria Solange Nogueira; Albuquerque, Firmina Hermelinda Saldanha; Aragão, Brunna Francisca de Farias
- Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no HospitalPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José CarlosEste artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
- Atitudes, Conceções e Práticas dos Enfermeiros na Prestação de Cuidados às Famílias em Cuidados de Saúde PrimáriosPublication . Barbieri-Figueiredo, MC; Reis Santos, Margarida; Andrade, Luísa; Vilar, Ana Isabel; Martinho, Júlia; Fernandes, IldaIntrodução: Assistir as famílias numa perspetiva sistémica, quer para promover a saúde, através do adoção de estilos de vida saudáveis, quer para promover o autocuidado no sentido de diminuir ou aliviar os sofrimentos emocionais, físicos e espirituais da doença, requer o aprofundamento e/ou aquisição de conhecimentos e habilidades de intervenção dirigidas à família. São muitos os fatores que contribuem para que os cuidados de enfermagem se mantenham centrados no indivíduo e não na família, desde as representações dos enfermeiros sobre família e enfermagem de família, a metodologia da organização dos cuidados de enfermagem, a escassez de recursos humanos e materiais até aos conteúdos e metodologias de formação. Metodologia: Os dados foram colhidos através de um questionário on-line constituído por 2 Escalas: “A Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE)”, e “Percepção dos Enfermeiros sobre a Enfermagem com Famílias (PEEF)”, numa amostra de 244 enfermeiros que exercem funções em Contexto comunitário na Administração Regional de Saúde do Norte. Resultados: Os valores médios obtidos na versão modificada da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem - Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE)” foram superiores a 4 nas subescalas Família: parceiro dialogante e recurso de coping (4,17) e Família: recurso nos cuidados de enfermagem (4,32), e inferiores a 2 na subescala Família como um fardo (1,99). Na Escala “Percepção dos Enfermeiros sobre a Enfermagem com Famílias (PEEF)” obtivemos valores médios de 2,60 na subescala Perceção da Prática da Enfermagem com Famílias e 3,37 na subescala Importância Atribuída à Enfermagem com Famílias. Conclusão: Os valores obtidos em ambas as escalas evidenciam que os enfermeiros que exercem as suas funções em contexto comunitário possuem atitudes favoráveis à inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem e atribuem elevada importância à enfermagem centrada famílias. Essas atitudes são potencializadas pela formação pós-graduada, quer a formação numa área especializada da enfermagem, quer a formação específica na área da enfermagem de família.
- Enfermagem e Famílias: conceções e práticas dos enfermeiros em unidades de internamentoPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Carvalho, José Carlos; Fernandes, Ilda; Barbieri-Figueiredo, MCFace ao internamento de um membro, as famílias desenvolvem e procuram respostas diferenciadas, das experiências que vão acumulando enquanto sistemas vivos, não é possível ficar indiferente ao afastamento de um elemento da família, até porque sabemos, que este afastamento tem a particularidade de ser, por motivos de sofrimento, dor, incerteza, aproximação da morte e num espaço físico e social diferente do que habitualmente vivemos e procuramos ser felizes. O que nos levou a desenvolver um estudo em torno de um processo formativo In-door, cujo tema central foi a problematização da família em dois serviços de Medicina num hospital de grandes dimensões. Concebemos duas linhas de estudos com objetivos específicos centrados nos enfermeiros e nos familiares e doentes. A finalidade dos estudos centra-se na necessidade de compreender estes processos no ambiente hospitalar. Cada estudo controlou variáveis diferentes face aos atores e assim: satisfação de doentes e familiares, atitudes, stress e conflitos dos enfermeiros, satisfação para com o processo formativo. Os estudos seguiram metodologias de análise quantitativa seguindo um modelo de análise antes e depois de um processo formativo. O processo formativo revelou maior sustentação para a dimensão família como recurso de enfermagem, a qual prevê atitudes de suporte e a atribuição de menor relevância nas atitudes mais desfavoráveis, reveladas pela dimensão Família como um fardo. As situações sentidas como mais stressantes são o medo de errar em algum tratamento e o sofrimento. Os enfermeiros tendem a gerir o conflito com o familiar do utente de modo a beneficiar as duas partes, adotando maioritariamente os estilos Integração e Tendência ao Compromisso. A satisfação aumentou nos clientes homens e nos familiares de ambos os serviços; Os resultados demonstram que a satisfação aumentou depois do processo de formação, em alguns deles até coincidindo com o aumento do envolvimento, porém sem relação evidente, por a satisfação inicial já ser elevada e pela questão do envolvimento ser subjetiva.
- Estágio eletivo da residência multiprofissional: possibilidade de internacionalização acadêmica em enfermagemPublication . Washington Pinheiro, Carlon; Sequeira, Carlos; Hermelinda Saldanha Albuquerque, Firmina; Maria Carneiro Rolim, Karla; Calíope Dantas Pinheiro, Mirian; Albuquerque Frota, Mirna; Fernandes, IldaObjetivo: descrever a internacionalização acadêmica, durante período de estágio eletivo, da Residência Multiprofissional em Saúde, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal. Método: estudo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, acerca da experiência luso-brasileira de internacionalização acadêmica, durante estágio eletivo da residência multiprofissional, com ênfase em Saúde Mental Coletiva. Resultados: buscou-se estruturar vivências que propiciassem qualificação em intervenções psicoterapêuticas de enfermagem, na Classificação Internacional da Prática de Enfermagem, nos sistemas de informação em enfermagem e relação terapêutica. No componente prático, previu-se realização de visitas técnicas aos serviços com assistência de enfermagem em saúde mental. Conclusões: o estágio eletivo no exterior proporcionou experiência substancialmente positiva para especialidade Enfermagem em Saúde Mental, sendo esse fortalecimento do núcleo profissional necessário para formação na modalidade de residência multiprofissional, pois viabiliza maior contribuição de enfermeiros de saúde mental para equipe de saúde
- Validation of the content of a children’s game to promote the nursing professionPublication . Andrade, Luísa; Martins, MM; Fernandes, Carla Sílvia; Fernandes, IldaObjetivo: Validar conteúdo para um jogo experimental, designado por Quantos Queres, utilizando um origami, sobre a profissão de Enfermagem, para crianças dos 7 aos 12 anos. Método: Estudo metodológico, incluiu dois grupos de peritos: A (n=7), B (n=40). Amostragem não probabilística. Utilizado formulário de autopreenchimento, disponibilizado por e-mail e redes sociais, em Portugal, entre fevereiro e abril de 2020. Decisão de aceitação estabelecida para 75% de concordância. Resultados: Os grupos foram majoritariamente constituídos por enfermeiras. Grupo A identificou as temáticas: perfil profissional, formação, princípios éticos, elementos históricos e simbólicos e concebeu o conteúdo dos enunciados em forma de perguntas e respostas. No grupo B obteve-se a concordância superior a 75% nas áreas e nos conteúdos dos enunciados. Conclusão: A seleção do conteúdo a integrar o jogo é fundamental. A concordância obtida evidencia a importância dos temas eleitos e a adequação à finalidade que será testada posteriormente
- Perceção sobre a importância do aleitamento materno pelas mães e dificuldades enfrentadas no processo de amamentaçãoPublication . Moraes, Isanete; Sena, Nayara; Oliveira, Hyana; Albuquerque, Firmina; Rolim, Karla; Fernandes, Ilda; Silva, NairResumo: Enquadramento: O aleitamento materno (AM) oferece benefícios comprovados tanto para a mãe como para o bebé. Objetivo: Conhecer a perceção das mães sobre a importância do AM e identificar as principais dificuldades enfrentadas para a prática do AM e/ou da sua manutenção. Metodologia: Estudo descritivo, transversal de natureza quantitativa com 50 mães de crianças registadas em 2 unidades básicas de saúde de Coari - Amazonas, Brasil. Utilizouse um guião de entrevista semiestruturado. A análise foi realizada através do soware Excel 2010 e IBM SPSS Statistics, versão 23.0. Resultados: A perceção das mães sobre o AM foi positiva, 40 (80%) descreveram corretamente os benefícios para a mãe e 42 (84%) para a criança, 23 (46%) afirmaram dificuldades no processo de amamentação, sendo os mais recorrentes o ingurgitamento mamário e lesões mamilares (13; 56,5%). Conclusão: As mães demonstraram conhecimento sobre a importância do AM, o ingurgitamento mamário e lesões mamilares foram as dificuldades apontadas mais recorrentes, podendo estas ser revertidas através de uma correta orientação pelos profissionais de saúde.
- Estágio de doutorando (sanduíche) em enfermagem: uma experiência em PortugalPublication . Carneiro, Karla Maria; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Abreu, Wilson; Fernandes, IldaDurante o transcorrer do nosso aprimoramento científico, pessoal e profissional, no curso de Doutorado fomos contempladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de concurso nacional, com um Estágio de Doutorando (Sanduíche) na cidade do Porto, em Portugal. O desenvolvimento do Projeto O Cuidado Humanístico de Enfermagem ao Recém-Nascido na Unidade de Internação Neonatal: experiência de intercâmbio em Portugal, ocorreu no período de setembro a dezembro de 2005 e constou de uma observação participante junto a 10 enfermeiros de Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, atuantes em duas instituições hospitalares da cidade do Porto, quanto aos cuidados ao recém-nascido, sob a perspectiva humanística à luz da Teoria Humanística de Enfermagem, de Paterson e Zderad (1976). Ressaltamos a importância deste intercâmbio para a ampliação da Enfermagem Neonatal e o crescimento humano e profissional dos enfermeiros como capazes de repensar o fazer e o ser e participar, com todos os envolvidos, de uma nova maneira de cuidar de forma humanizada em Enfermagem, na pesquisa e no ensino.
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