Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 13
  • O Património Industrial de Tomar e a Festa dos Tabuleiros
    Publication . Pires da Silva, Cláudia; Chasqueira, Ânia; Camponês, André; Nogueira, Andreia; Simões, J. T.; Marques, C. G.; Dionísio, Marta; Pinto Coelho, João
    Este artigo pretende apresentar a relação existente entre o património industrial de Tomar e o seu património cultural imaterial, mais concretamente a Festa dos Tabuleiros, através da sua participação e organização da Festa. Esta relação, que alarga a todo o concelho de Tomar, principiou, nos dias de hoje, a vontade e a necessidade de preservar ambos os patrimónios, que até hoje ainda se relacionam, uma vez que são tão importantes para a memória coletiva e identidade da população da cidade de Tomar. Desta forma, expõe-se aqui a relação entre o património industrial de Tomar e a Festa dos Tabuleiros ao longo do tempo, bem como o modo como a sua preservação tem sido concretizada.
  • TURISMO E OS NOVOS TIPOS DE CONSUMO ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA
    Publication . Simoes, J. T.
    Este estudo exploratório pretende ser um contributo para o tema pois, a escassez de trabalhos académicos dedicados ao estudo do turismo e gastronomia é apontado por vários autores como uma lacuna nesta área do conhecimento. Pretendeu-se apresentar neste documento algumas considerações e suscitar o interesse da academia sobre uma nova abordagem entre a relação do turismo e a alimentação, iniciando desta forma um estudo exploratório acerca dos novos hábitos alimentares e, mais concretamente, acerca do perfil do “novo consumidor alimentar”. Procedeu-se a uma revisão exploratória da bibliografia mais relevante através do motor de pesquisa Scopus® e, posteriormente, pesquisou-se informação que permitisse apurar algumas considerações sobre os novos hábitos alimentares (a sua definição, tipologia e caraterização). Com esta pesquisa, obtiveram-se alguns resultados, nomeadamente dados relacionados com o desperdício alimentar. Este estudo abordou e delimitou conceitos, explorando hipóteses, e intentando a apresentação de um contributo técnico-científico através de potenciais medidas de aplicação para a indústria turística na dinâmica dos “novos consumos alimentares”. Os novos hábitos de consumo que surgiram recente e rapidamente relativamente à alimentação, são ainda pouco explorados na área do turismo. Os agentes e até alguma parte da população, apesar de uma noção, desconhece na integra a génese e caraterização de todos os regimes que integram o consumo consciente. O que leva a que os agentes económicos, possam não conseguir responder eficazmente às adaptações que a resposta a este tipo de consumo (consciente) exige.
  • Turismo Cultural e Atividade(s) Museológica(s)
    Publication . Simoes, J. T.; Lopes, Eunice
    O turismo cultural tem vindo a consolidar-se como uma atividade económica importante na valorização de territórios onde o setor produtivo tradicional se encontra cada vez mais enfraquecido. Os museus têm-se transformado em ativos de salvaguarda do património através do desenvolvimento de atividades que promovem dinâmicas turístico-culturais de intercâmbio cultural, social e ambiental, projetando a promoção patrimonial e museológico dos territórios. O presente trabalho pretende explorar as dinâmicas do turismo e do património cultural e realçar as relações entre estes dois domínios no contexto da atividade museológica. É imperativo que o turismo conheça os espaços museológicos no sentido de enriquecer e valorizar a(s) atividade(s) museológica(s), e os museus se integrem no processo de oferta turística estruturada e diferenciada no mercado e serviços turísticos para atratividade cultural e turística. Nos últimos anos, a região centro de Portugal tem apresentado um aumento significativo de visitantes, todavia o número total de visitantes não apresenta uniformidade entre visitação a museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC). Segundo os dados emitidos pela PORDATA, o mesmo se repercute no número total de visitantes do Médio Tejo (nacional e estrangeiros). Este trabalho pretende trazer à consideração estas duas linhas de reflexão, configurando o estudo na relação do turismo cultural com as atividades museológicas, enquanto domínios de atuação âncora no desenvolvimento do(s) território(s).
  • Destinos turísticos: sistemas de gestão e certificação
    Publication . Simoes, J. T.
    A Certificação é atualmente um tema incontornável nas mais diversas estratégias de gestão competitiva, na medida em que, reduz os custos de produção dos bens e serviços por um lado, e garante Qualidade ao consumidor, por outro. Para obter uma Certificação, os agentes têm de cumprir determinadas Normas (nacionais ou internacionais) que, variam consoante os objetivos dos diferentes tipos de sistemas de gestão (ambiental, alimentar, saúde, etc..) dos operadores. Sendo o Destino turístico o palco da atividade turística, este poderá abranger um extenso número de variadíssimos operadores, pois não existe limitação quanto à sua dimensão nem quanto ao número de agentes que possa conter. Desta forma, torna-se difícil a Certificação integral do Destino, uma vez que além de estar afeto a praticamente todos os tipos de sistemas de gestão, não existe atualmente uma Norma que abranja todo o sistema turístico, assistindo-se atualmente à certificação de apenas uma parte dos sistemas que mais se manifestam na atividade turística. Neste artigo pretende-se fazer a analogia entre os três eixos: Destinos, Sistemas de Gestão e Certificação.
  • TURISMO E PATRIMÓNIO GASTRONÓMICO: UM ESTUDO DE CASO
    Publication . Simoes, J. T.
    O turismo gastronómico tem mobilizado um número considerável de turistas que viajam com o intuito de experienciar o património gastronómico de um determinado território. Entende-se que Portugal é um destino com grande potencial para este tipo de turismo devido à relevância do seu património gastronómico, dos recursos culturais associados e enquanto atrativo turístico. Este trabalho pretende trazer à consideração duas linhas de reflexão: a) perceber se as práticas turísticas de visitação do(s) território(s) são influenciadas pela gastronomia, e b) compreender se nas lógicas da motivação turística, os turistas encaram a gastronomia como a possibilidade de conhecer melhor os recursos patrimonais de um lugar. Para obtenção dos resultados deste estudo, foi aplicado um inquérito por questionário, utilizando-se uma técnica de análise mista sobre os resultados apurados através do software da Google®. O presente trabalho tem enfoque no território da Mealhada, uma cidade portuguesa do distrito de Aveiro (Portugal), que tem revelado a sua importância como destino turístico através da promoção e valorização do património gastronómico.
  • Turismo e educação: uma reflexão sobre o passado e os desafios da era pós-COVID 19
    Publication . Simoes, J. T.
    Os efeitos da globalização, planetarização e democratiação do turismo, levaram à expansão da atividade turística e, por consequência, a uma necessidade permanente de formação de profissionais dotados de competências adequadas à nova realidade, num mercado em plena mutação e cada vez mais exigente. A pandemia COVID 19 ajudou, neste sentido, a dar lugar a importantes desafios no que diz respeito aos processos, metodologias e desenvolvimento dos programas curriculares das mais diversas áreas educacionais, em turismo. Deste modo, este artigo apresenta uma análise sobre a necessidade de adaptar a realidade educacional aos desafios que enfrentamentos na atualidade, evidenciando, com base numa revisão da literatura, o trajeto apresentado por outros autores, enquanto exemplos de sucesso.
  • A Route Implementation Model for Military Tourism: Looking Back, Moving Forward
    Publication . Simões, J.
    Military tourism has been growing in Portugal in recent years with numerous initiatives to enhance and promote the country’s military and historical heritage. In the academic context, studies have emerged to consolidate the segment in the tourism activity. In this framework, INSIGNIA was born, a project aimed at monitoring, evaluating and optimizing the Military Tourism Route. The implementation of the route and the network-based strategies chosen to structure the supply have been monitored to register key insights gathered through this model of heritage asset intervention and tourism development. This paper proposes a reflective overview of the implementation and monitoring processes, a lookback at the work conducted. Firstly, proposes a reflection on the implementation process, tracing its genesis in response to the conjunctures of the structuring of tourism supply and the consolidation of the concept itself. It seeks to reflect on the specific choices and services developed during the implementation process. Based on this lookback, the authors then propose a replicable model to guide these implementation processes. Using the monitoring experience of this study as a reference point, the model suggests possible metrics, as well as proposals for the collection and analysis of data relevant to its wider application.
  • CONTRIBUIÇÕES DE UM ROTEIRO MILITAR PORTUGUÊS PARA O DESTINO TURÍSTICO: PERSPETIVA DOS STAKEHOLDERS
    Publication . Simoes, J. T.
    O desenvolvimento científico e tecnológico permite capacitar tanto os territórios como quem os visita. Se por um lado o aumento destas ferramentas permite aos turistas um enriquecimento das suas próprias expectativas, tornando-os mais informados e exigentes, também, por sua vez, os agentes turísticos locais deverão planear e gerir as atividades de forma a oferecer produtos culturais de excelência, com grande valor pedagógico e, ao mesmo tempo, contribuir para o aproveitamento económico desta atividade. A pertinência deste cenário está em linha com o Roteiro do Turismo Militar (RTM), criado sob uma plataforma digital pela Associação de Turismo Militar Português (ATMPT), e onde os vários parceiros têm acesso a informação e ferramentas privilegiadas na gestão de conteúdos que permitem a criação e promoção de produtos turísticos de qualidade. Num estudo desenvolvido anteriormente pelo grupo de investigadores que compõem o Projeto INSIGNIA, no Centro de Investigação TECHN&ART, do Instituto Politécnico de Tomar, os resultados apresentados foram demonstrativos de uma correlação muito forte no que se refere visão sobre a eficácia e eficiência que os parceiros têm do RTM, e a sua pertinência para o destino turístico. No presente trabalho, adensaram-se esses resultados através de uma análise fatorial. Os resultados indicam que a maioria dos participantes avaliou a rota positivamente e que ela foi bem-sucedida em promover valores positivos para o município, incluindo a criação de valor acrescentado, desenvolvimento de clusters e aumento do fluxo de turistas. Os fatores importantes para o sucesso da rota incluem a sua adaptabilidade às necessidades dos visitantes, a qualidade da experiência turística e a clareza e personalização da rota pelos operadores turísticos.