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Authors
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Abstract(s)
Este estudo exploratório pretende ser um contributo para o tema pois, a escassez
de trabalhos académicos dedicados ao estudo do turismo e gastronomia é
apontado por vários autores como uma lacuna nesta área do conhecimento.
Pretendeu-se apresentar neste documento algumas considerações e suscitar o
interesse da academia sobre uma nova abordagem entre a relação do turismo e a
alimentação, iniciando desta forma um estudo exploratório acerca dos novos
hábitos alimentares e, mais concretamente, acerca do perfil do “novo consumidor
alimentar”. Procedeu-se a uma revisão exploratória da bibliografia mais relevante
através do motor de pesquisa Scopus® e, posteriormente, pesquisou-se
informação que permitisse apurar algumas considerações sobre os novos hábitos
alimentares (a sua definição, tipologia e caraterização). Com esta pesquisa,
obtiveram-se alguns resultados, nomeadamente dados relacionados com o
desperdício alimentar. Este estudo abordou e delimitou conceitos, explorando
hipóteses, e intentando a apresentação de um contributo técnico-científico através
de potenciais medidas de aplicação para a indústria turística na dinâmica dos
“novos consumos alimentares”. Os novos hábitos de consumo que surgiram
recente e rapidamente relativamente à alimentação, são ainda pouco explorados
na área do turismo. Os agentes e até alguma parte da população, apesar de uma
noção, desconhece na integra a génese e caraterização de todos os regimes que
integram o consumo consciente. O que leva a que os agentes económicos, possam
não conseguir responder eficazmente às adaptações que a resposta a este tipo de
consumo (consciente) exige.
Description
Keywords
Turismo gastronomia alterações climáticas turismo sustentável alimentação consciente