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Authors
Simoes, J. T.
Advisor(s)
Abstract(s)
A Certificação é atualmente um tema incontornável nas mais diversas estratégias de gestão competitiva, na medida em que, reduz os custos de produção dos bens e serviços por um lado, e garante Qualidade ao consumidor, por outro. Para obter uma Certificação, os agentes têm de cumprir determinadas Normas (nacionais ou internacionais) que, variam consoante os objetivos dos diferentes tipos de sistemas de gestão (ambiental, alimentar, saúde, etc..) dos operadores. Sendo o Destino turístico o palco da atividade turística, este poderá abranger um extenso número de variadíssimos operadores, pois não existe limitação quanto à sua dimensão nem quanto ao número de agentes que possa conter. Desta forma, torna-se difícil a Certificação integral do Destino, uma vez que além de estar afeto a praticamente todos os tipos de sistemas de gestão, não existe atualmente uma Norma que abranja todo o sistema turístico, assistindo-se atualmente à certificação de apenas uma parte dos sistemas que mais se manifestam na atividade turística. Neste artigo pretende-se fazer a analogia entre os três eixos: Destinos, Sistemas de Gestão e Certificação.
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Keywords
destino certificação turismo sistema de gestão certificação turística