Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
307.34 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O desenvolvimento científico e tecnológico permite capacitar tanto os territórios como
quem os visita. Se por um lado o aumento destas ferramentas permite aos turistas um
enriquecimento das suas próprias expectativas, tornando-os mais informados e exigentes,
também, por sua vez, os agentes turísticos locais deverão planear e gerir as atividades de
forma a oferecer produtos culturais de excelência, com grande valor pedagógico e, ao
mesmo tempo, contribuir para o aproveitamento económico desta atividade. A pertinência
deste cenário está em linha com o Roteiro do Turismo Militar (RTM), criado sob uma
plataforma digital pela Associação de Turismo Militar Português (ATMPT), e onde os
vários parceiros têm acesso a informação e ferramentas privilegiadas na gestão de
conteúdos que permitem a criação e promoção de produtos turísticos de qualidade. Num
estudo desenvolvido anteriormente pelo grupo de investigadores que compõem o Projeto
INSIGNIA, no Centro de Investigação TECHN&ART, do Instituto Politécnico de Tomar,
os resultados apresentados foram demonstrativos de uma correlação muito forte no que
se refere visão sobre a eficácia e eficiência que os parceiros têm do RTM, e a sua
pertinência para o destino turístico. No presente trabalho, adensaram-se esses resultados
através de uma análise fatorial. Os resultados indicam que a maioria dos participantes avaliou a rota positivamente e que ela foi bem-sucedida em promover valores positivos
para o município, incluindo a criação de valor acrescentado, desenvolvimento de clusters
e aumento do fluxo de turistas. Os fatores importantes para o sucesso da rota incluem a
sua adaptabilidade às necessidades dos visitantes, a qualidade da experiência turística e a
clareza e personalização da rota pelos operadores turísticos.
Description
Keywords
Turismo Militar Roteiro; ATMPT Turismo Cultural Desenvolvimento Turístico