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- Aqui há som : consciência fonológica e diversidade textualPublication . Correia, Isabel; Gonzalez, Rita Maria RibeiroO presente artigo centra-se na sugestão de atividades para o treino da consciência fonológica ao longo do primeiro ciclo de escolaridade. Parte-se de ume perspetiva articulada entre anos e ciclos de ensino, visando a exploração continuada e gradual deste domínio do Conhecimento Explícito da Língua. As abordagens propostas centram-se, sobretudo, no uso de diversas tipologias textuais para o trabalho efetivo e transversal da consciência fonológica.
- Línguas e linguagens. Língua gestual portuguesa e portuguêsPublication . Correia, IsabelEste artigo resulta de uma conferência apresentada no 1º Encontro Internacional de Educação Especial e versa sobre as diferenças essenciais entre a língua portuguesa e a língua gestual portuguesa, apresentando algumas sugestões de atividades didáticas que possibilitem aprendizagens significativas para os alunos surdos
- "Isso não soa bem" : a consciência fonológica do lado de lá : reflexão em torno [de] exercícios de consciência fonológica no primeiro cicloPublication . Correia, IsabelQuando chega ao 1 Ciclo a criança já teve diversos contactos quer com a grafia, quer com a leitura, nem que seja apenas como ouvinte. Se estimularmos nela a consciência de que os sons são unidades passíveis de serem identificadas, segmentadas e manipuladas, a aprendizagem da lecto-escrita não se revela necessariamente frustrante. No contexto de aula de língua portuguesa, o aluno pode contactar com a realidade sonora articulada com outros conteúdos fundamentais como o enriquecimento vocabular ou a correcção ortográfica. O que parece essencial é não alhear as consciências fonológica e fonémica do domínio do conhecimento linguístico reflexivo, mas sim estimular a compreensão de fenómenos da gramática universal do falante para que estes se plasmem no uso oral e escrito da língua. É interessante verificar que as crianças possuem uma sensibilidade peculiar ao som, apercebendo-se dos diversos matizes fónicos da realidade sonora das palavras que independem da rigidez da grafia. Partindo das observações que realizámos num segundo e quarto anos do 1CEB, pretendemos mostrar qual a recepção das crianças perante exercícios que estimulam a consciências fonológica e fonémica evidenciando a capacidade que os discentes revelam em perceber e manipular, usando estratégias próprias, os segmentos fónicos da língua.
- O Parâmetro Movimento em Língua de Sinais PortuguesaPublication . Correia, IsabelEste artigo pretende descrever o parâmetro movimento em Língua de Sinais portuguesa. Começamos por tratar questões terminológicas relativamente à designação “Língua de Sinais portuguesa” para em seguida, a partir de um ponto de vista descritivo, sintetizar os valores do parâmetro movimento, enquanto unidade mínima, na Língua de Sinais portuguesa. Em primeiro lugar, consideramo-lo enquanto querema e as suas concretizações querológicas; em segundo lugar, consideramos esse parâmetro como morfema em nomes e como morfema derivacional na formação de nomes e verbos. Também o perspetivamos como morfema com traços semânticos peculiares no sistema pronominal - pronomes pessoais - na Língua de Sinais portuguesa e nos argumentos do verbo. Servimo-nos de dados de outras línguas de sinais para sustentar a nossa síntese descritiva deste parâmetro na Língua de Sinais portuguesa.
- O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguísticoPublication . Furtado, Amílcar Bruno Robalo; Correia, Isabel; Custódio, Pedro BalausA presente reflexão orbita o papel do docente de Língua Gestual Portuguesa (LGP) na Educação Pré-Escolar. Atendendo à existência de escolas de referência para o ensino bilingue de alunos surdos em Portugal, pretendemos partilhar boas práticas que espalhem ambientes bilingues, propícios à imersão linguística e ao desenvolvimento holístico da criança surda. Salienta-se o trabalho de dois dos intervenientes neste processo, a educadora e o docente de LGP, não porque não haja outros envolvidos, mas porque é nosso intuito atentar no profissional de LGP e no lugar que deve ocupar neste contexto.
- Entre Línguas se (des) constrói o texto : interferência linguística da Língua Gestual Portuguesa no PortuguêsPublication . Correia, IsabelO presente artigo centra-se na interferência linguística da Língua Gestual Portuguesa (LGP) no Português escrito de alunos surdos. Para isso, partimos de alguns textos e exploramos os conceitos de erro e desvio, propondo algumas correções e atividades que visem melhorar a aprendizagem do Português L2 pelos alunos surdos.
- Línguas de sinais além-mar : propostas de investigação e desafiosPublication . Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Campos, Ronaldo Manassés Rodrigues
- Algumas percepções dos alunos sobre a educação literária no 2º ciclo do ensino básico português : considerações prévias sobre um estudo exploratórioPublication . Custódio, Pedro Balaus; Taufer, Adauto Locatelli; Correia, Isabel
- From voidness to language : the sign language interpreter in higher educationPublication . Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Silva, Rafaela
- International sign system : caminhos para umainvestigação linguísticaPublication . Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; da Silva Conde e Sousa, Joana Rita