Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Produção, salubridade e comercialização de moluscos bivalves em PortugalPublication . Silva, Helena A.; Irineu, BatistaFornecimento de dados relativos à importância económica dos moluscos bivalves no contexto nacional e a sua distribuição e ecologia nas zonas de produção do litoral português. Apresentam-se de igual modo a composição química e o valor nutricional, a descrição de vários sistemas de produção e as principais doenças que afectam os moluscos bivalves. São também incluídos vlores do teor e o padrão de distribuição das principais biotoxinas marinhas, contaminantes microbiológicos e químicos bem como a sua evolução recente. É igualmente descrito o programa nacional de monitorização, nas vertentes da microbiologia, fitoplancton tóxico, biotoxinas marinhas e metais tóxicos e ainda o sistema de classificação das zonas de produção. Os aspectos relacionados com a comercialização e a legislação específica são também abordados e, finalmente, inclui-se um glossário com os principais termos técnicos usados neste trabalho.
- Ichthyofauna of Portugal: Taxonomic diversity, common and scientific names of marine fishesPublication . Carneiro, Miguel; Martins, Rogélia; Reiner, Francisco; Irineu, BatistaLista atualizada dos nomes comuns e científicos de todas as espécies de peixes, taxonomicamente válidas, que foram referenciadas nas águas marinhas de Portugal. Inclui as referências bibliográficas mais importantes dos trabalhos dedicados à ictiofauna portuguesa publicados desde 1765,bem como os códigos de registos em bases de dados (espécimes, tecidos ou de observação humana). Nesta lista incluem-se 1349 espécies em que 1191 ocorrem em águas territoriais e nas três sub-áreas da Zona Económica Exclusiva Portuguesa, 71 exclusivamente na área da Extensão da Plataforma Continental Portuguesa e 87 cuja presença na área de estudo deste trabalho foi considerada duvidosa. São propostos 874 novos nomes vulgares em português e apresentam-se os critérios considerados na atribuição destes nomes.
- Ichthyofauna of Portugal: Taxonomic diversity, common and scientific names of marine fishes. Vol. 2 - Bibliography and electronic referencesPublication . Carneiro, Miguel; Martins, Rogélia; Reiner, Francisco; Irineu, BatistaBibliografia e referências eletrónicas relacionadas com o volume 1 onde é apresentada uma lista atualizada dos nomes comuns e científicos de todas as espécies de peixes, taxonomicamente válidas, que foram referenciadas nas águas marinhas de Portugal. Inclui as referências bibliográficas mais importantes dos trabalhos dedicados à ictiofauna portuguesa publicados desde 1765, bem como os códigos de registos em bases de dados das espécimes, tecidos ou de observação humana). Nesta lista incluem-se 1349 espécies em que 1191 ocorrem em águas territoriais e nas três sub-áreas da Zona Económica Exclusiva Portuguesa, 71 exclusivamente na área da Extensão da Plataforma Continental Portuguesa e 87 cuja presença na área de estudo deste trabalho foi considerada duvidosa. São propostos 874 novos nomes vulgares em português e apresentam-se os critérios considerados na atribuição destes nomes.
- Produtos da pesca : Valor nutricional e importância para a saúde e bem-estar dos consumidoresPublication . Nunes, Maria Leonor; Irineu, Batista; Bandarra, Narcisa; Morais, Maria da Graça; Rodrigues, Pedro OrlandoTrabalho estruturado em três capítulos principais, em que o primeiro aborda aspectos relacionados com a composição química e valor nutricional, fazendo-se também referência ao mercúrio, contaminante químico que suscita actualmente maior preocupação no contexto dos produtos da pesca. No segundo apresentam-se os principais benefícios para a saúde e bem-estar associado ao consumo dos ácidos gordos ómega 3. O último inclui um conjunto de perguntas frequentes que se inscrevem numa perspectiva de divulgação do pescado como alimento.
- Composição e valor nutricional dos produtos da pesca mais consumidos em PortugalPublication . Bandarra, Narcisa; Calhau, Maria Antónia; Oliveira, Luísa; Ramos, Mariana; Dias, Maria da Graça; Bártolo, Helena; Faria, Maria Rosa; Fonseca, Maria Celeste; Gonçalves, Júlia; Irineu, BatistaO conhecimento da composção química e valor nutricional dos produtos da pesca, importantes na alimentação dos portugueses, reveste-se do maior interesse não só para nutricionistas , dietistas e consumidores mas também para toda a fileira da pesca. São apresentadas 39 espécies de pescado em que cada espécie é apresentada em duas páginas que incluem o nome em português, franc~es, inglês e espanhol, o nome científico, os tamanhos e pesos mais usuais, uma breve informação sobre a sua biologia, a arte de pesca mais usada na sua captura e a evolução dos desembarques (em toneladas) entre 1950 e 2002, para além dos teores de vários constituintes. Estes incluem a água, proteína, gordura, cinza, aminoácidos totais, ácidos gordos e principais minerais e vitaminas (expressos por 100 g de parte edível).
- Hidrolisados proteicos de pescado : preparação, propriedades e utilizaçõesPublication . Irineu, Batista; Pires, CarlaO modo de preparação, as propriedades e as aplicações dos hidrolisados proteicos de pescado obtidos por via enzimática. O valor nutricional dos hidrolisados torna-os muito indicados para a alimentação animal e as actividades biológicas que exibem, abrem perspectivas para diversas aplicações farmacológicas.
- Terminologia de produtos da pesca e aquiculturaPublication . Vaz-Pires, Paulo; Irineu, BatistaDefinições de termos associados a produtos da pesca e aquicultura. Termos portugueses e alguns outros noutras línguas, uma lista de siglas usuais nesta área bem como de organizações e instituições, alguns factores de conversão de unidades, constantes físicas e químicas e "sites" da internet.
- Aplicação do índice de qualidade (QIM) na avaliação da frescura do pescadoPublication . Nunes, Maria Leonor; Irineu, Batista; Cardoso, CarlosApresentação de tabelas de análise sensorial, baseadas no QIM para avaliar o grau de frescura de algumas espécies com maior importância na comercialização, em fresco, no mercado português.