Loading...
44 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 44
- The professionalization of human resources management: sociographic composition of a professional group in constructionPublication . Almeida, António JoséHuman resources management is a field which is strongly conditioned by an instrumental and regulatory logic. Both as a scientific discipline and as a professional practice it has been used on many occasions to legitimize dominant interests in employment relations. It is this legacy which lies at the root of the crisis of trust which HR management is currently undergoing as a profession — and to overcome this crisis we need a new paradigm capable of taking into account the contingencies related with human resources management. Examination of the available literature reveals the ambiguities with which human resources management is fraught. In the Portuguese case, these ambiguities are particularly manifest as a result of the absence of critical reflection on the theoretical foundations of human resources management and on accepted professional practice, as well as the relative youth and structural incipience of a professional category undergoing a growth crisis.
- Inserção profissional dos licenciados pela ESCE: relatório do inquérito realizado em 2006/07Publication . Almeida, António José; Vaz, Isabel Faria; Marques, Maria Amélia; Dominguinhos, Pedro
- Perfis de competências dos profissionais da gestão de recursos humanos: da ilusão estratégica à estratégia da desilusãoPublication . Almeida, António JoséOs discursos académicos e empresariais têm vindo a reproduzir o axioma segundo o qual os recursos humanos são o mais importante dos activos de qualquer organização, particularmente no actual quadro competitivo marcado pela mudança e pela globalização. Contudo, nem sempre tais discursos têm as implicações correspondentes quando se trata de passar das intenções à acção, facto que se deve não só às limitações dos sistemas formais de produção de qualificações, os quais são muitas vezes acusados de não produzir os profissionais adequados às necessidades organizacionais, mas também aos factores que estruturam o padrão de competitividade do tecido empresarial português. Tendo em conta o princípio da interacção dinâmica entre oferta e procura, pretendemos com este artigo dar conta de algumas conclusões de um trabalho de investigação que temos vindo a levar a cabo e que visa dois objectivos: i) por um lado, analisar o papel da função recursos humanos no quadro dos novos desafios que se colocam às organizações ii) por outro, analisar as práticas de recrutamento de tais profissionais por parte das empresas bem como os perfis de competências por elas valorizados. Para a prossecução do primeiro objectivo partimos da análise de alguma da literatura disponível nomeadamente de estudos empíricos que têm vindo a ser levados a cabo, enquanto que para o segundo objectivo procedemos à análise sistemática de anúncios publicados no Jornal Expresso ao longo de dois anos consecutivos tendo em vista a caracterização dos perfis de competências requeridos pelas empresas nos actos de recrutamento. Do ponto de vista metodológico procedemos a uma análise de conteúdo dos anúncios recolhidos por forma a constituir uma base de dados que nos permitisse o tratamento estatístico das variáveis passíveis de ser apuradas em cada anúncio. Os dados assim obtidos permitiram-nos proceder a uma caracterização da procura de profissionais de recursos humanos efectuada a partir de tais anúncios, bem como tipificar as empresas que recrutam esses profissionais. Gostaríamos de realçar, no entanto, o facto das conclusões a que chegamos não serem passíveis de qualquer tipo de extrapolação dado que a fonte utilizada não garante a representatividade dos dados para universos que não o dos anúncios publicados no referido Jornal.
- A conciliação das esferas da vida: o caso das cuidadoras de crianças portadoras de doença crónicaPublication . Pereira, Márcia Rebelo; Almeida, António José
- Erasmus students expectations and competences development: an exploratory study of incoming students in PortugalPublication . Marques, Maria Amélia; Almeida, António José
- A formação profissional como instrumento de mudançaPublication . Almeida, António José
- Vocational education and training policies: the tension between inclusion, employability and democratizationPublication . Alves, Natália; Almeida, António José; Queiroga, Rita; Guimarães, PaulaThis communication is part of the research project YOUNG_ADULLLT2. The purpose of this project is to understand the interaction between lifelong learning policies, the life conditions and stages of young adults in situations of vulnerability, and the promotion of social development and inclusion. This communication focuses on the analysis of double certification education and training (VET) provisions (Apprenticeship courses, Professional courses and Adult VET courses), promoted either by regular and Professional schools or public training centres, in the sub-region of the Alentejo Litoral, in Portugal. The analysis of legal frameworks and interviews reveals a tension between three mains aims: the fight against exclusion, the promotion of individual employability and the democratization of school access and success. However, the hegemonic resonant discourse is strongly anchored in a technical-instrumental perspective of education and training, oriented towards employability, and the management of human resources according to the labor market needs.
- Modos de inserção profissional dos licenciados em gestão de recursos humanos: um estudo de casoPublication . Almeida, António JoséNeste texto dá-se conta do processo de inserção profissional dos diplomados em GRH pela ESCE/IPS, entre os anos lectivos de 1999/00 e 2004/05. Os dados recolhidos permitem concluir que existe uma relativa facilidade em obter um emprego, uma inserção na precariedade e uma satisfação generalizada com as diferentes dimensões do emprego, à excepção da remuneração.
- Autarquias e desenvolvimento: que modelos de governação local?Publication . Almeida, António José; Santos, José; Marques, Maria AméliaAs autarquias portuguesas têm vindo a ser objecto de um conjunto de pressões no sentido levar a cabo um conjunto de reformas cuja linha orientadora apresenta um denominador comum baseado no princípio segundo o qual a privatização se configura como o modelo hegemónico de governação. Legitimado pela crise orçamental que tem vindo a atravessar a governação pública, este modelo procura alicerçar a sua legitimidade quer na diminuição das receitas públicas quer na necessidade de reorientar o papel das autarquias locais no sentido de colmatar o défice de intervenção do Estado Central em áreas tradicionalmente da sua responsabilidade mas que este abandona em consequência do recuo do Estado Social moderno. Tendo em conta este pressuposto, propomo-nos neste texto discutir as diferentes alternativas que se colocam aos governos locais tendo em conta as experiências de reforma que têm vindo a ocorrer particularmente na Europa. Para isso, recorremos à análise da literatura de referência que discute a reforma do governo local (Kuhlmann, 2006; Wollmann, 2010) para com isso demonstrar que, apesar da hegemonia do modelo de reforma baseado na privatização, não existe um modelo único de reforma da governação local e que esses diferentes modelos tendem a ter consequências sobre os processos de desenvolvimento local na medida em que resultam das relações de poder entre os diferentes grupos de interesses que se confrontam no território (Bel et al, 2007).
- Contributos para a caracterização da rede de formação da região de setúbal: do perfil das instituições ao perfil da oferta formativaPublication . Almeida, António José; Alves, Natália; Hacard-Verpoort, Samantha; Pires, Patrícia; Sousa, TiagoTendo em vista a estruturação de uma rede nacional de formação e a garantia da qualidade dos processos formativos, foi criado, em Portugal, um sistema público de acreditação/certificação de entidades formadoras, processo obrigatório para aquelas que recorrem a fundos públicos, o qual tem vindo a ser implementado desde 1997. Recorrendo ao tratamento estatístico da base de dados das entidades acreditadas/certificadas pela DGERT, procedemos à caracterização da rede de formação existente na região de Setúbal quer no que respeita ao perfil das instituições quer aos domínios de formação em que se propõem intervir. Os resultados mostram-nos uma rede de formação desigualmente distribuída pelo território, o que dificulta o acesso às qualificações e ao conhecimento por parte dos indivíduos e das empresas situadas nas zonas periféricas, e dominada pelas empresas especializadas na prestação de serviços de formação, o que pressupõe o predomínio de uma lógica de regulação da formação pelo mercado.