Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • ePortfolio as a learning and assessment tool
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Pinto, Jorge; Oliveira Pires, Ana Luisa
    This paper falls within the ERASMUS+ KA2 project Empowering Eportfolio Process (EEP). This project aims to promote the development of best practices in Higher Education, by encouraging cooperation and sharing between teachers and researchers from several European countries using digital portfolios. The work so far has allowed us to systematize some reflections on the students’ perspective related to the use of digital portfolios as learning and evaluation tools. Among the conclusions of the project, we highlight the opinion students have built on the role of portfolios as a transforming element of evaluation processes, giving it a character of greater integration in learning. The students suggest that evaluation should be run more frequently and should meet their needs. This analysis was carried out by the Portuguese working group that promoted three collective interviews with students of several courses of the School of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE-IPS). The analysis of the collected data allowed us to perceive the evaluation that the students attribute to the feedback and to the monitoring of their work by the teacher. We advocate that these aspects should be appropriated by teachers, thus promoting the quality of the process of learning and teaching in higher education.
  • Ensino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturante
    Publication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge
    Falar de avaliação das aprendizagens pode querer significar diversos entendimentos, pelo que este capítulo começa por clarificar o que se entende por avaliar, abordando, embora de forma não aprofundada, questões relativas aos fundamentos da avaliação. Dado o processo avaliativo conter uma tomada de decisão, é essencial ter em conta que esta resulta de uma comparação entre o produzido e o esperado, pelo que é indispensável a apropriação, por parte dos diversos envolvidos no processo avaliativo, dos critérios de avaliação. As secções seguintes abordam, respetivamente, aspetos relativos às duas modalidades de avaliação: a avaliação formativa e sumativa. Tendo por base resultados obtidos através de estudos empíricos, sobretudo desenvolvidos no trabalho quotidiano com os alunos na sala de aula, na segunda secção, são discutidas algumas estratégias avaliativas possíveis, como sejam a apropriação dos critérios de avaliação, o feedback e as questões de aula. Procura-se salientar, igualmente, as potencialidades e os desafios que se colocam, quer ao professor, quer aos alunos, no desenvolvimento dessas estratégias. Na terceira secção, são apresentadas algumas questões relativas a processos inerentes à avaliação enquanto medida. Pistas para a construção de instrumento de avaliação sumativa, bem como procedimentos para garantir a sua qualidade são discutidos. O capítulo termina com a proposta de algumas tarefas a realizar, preferencialmente em pequenos grupos de professores, que permitem pôr em uso alguns dos assuntos abordados, assim como são apresentadas algumas referências cuja leitura permite o seu aprofundamento a par com aquelas que foram sendo apresentadas ao longo do capítulo.
  • The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategy
    Publication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge
    This paper pretends to study the potentialities of feedback, particularly in the development of a written report in two phases and in portfolio; and the main difficulties that teachers has to face concerning this assessment practice. Through a meta-analysis concerning different studies, it is possible to say that oral or written feedback, intentionally provided to students of several ages, may enable them to develop their self-assessment capacity and to get close of the expected product. However, the type of student and his or her perceptions may influence the effectiveness of feedback. Even for experience teachers, this practice maintains complex.
  • Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superior
    Publication . Pinto, Jorge; Costa, Ana Luísa; Almeida, Fernando; Saraiva, Maria Leonor da Graça; Rodrigues, Maria Rosário
    A democratização do acesso ao ensino superior trouxe associado um fenómeno de heterogeneidade dos estudantes deste nível de ensino. Atualmente, a aprendizagem é entendida como um processo que exige a participação do estudante e a do professor, sustentada pela forma como este organiza o ensino. Assim, a melhoria da qualidade da formação científica e profissional passa fundamentalmente pelo trabalho pedagógico desenvolvido nos diversos contextos de formação. Na perspetiva de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, o IPS iniciou um projeto de formação cujo objetivo foi qualificar os seus docentes com vista à melhoria de diversos aspetos das práticas pedagógicas. A formação integrou quatro módulos, focando metodologias de trabalho, construção de instrumentos digitais e estratégias de avaliação. A avaliação dos formandos realizou-se com base numa reflexão final individual sobre o “apreendido”. A avaliação da formação decorreu no final através de uma conversa informal entre formadores e formandos e da aplicação de um questionário destinado a recolher dados para apreciar o valor atribuído pelos formandos, relativamente às componentes de trabalho. Numa análise prévia aos dados recolhidos, em 7 dos 8 parâmetros em apreciação, as respostas foram francamente satisfatórias o que aponta para o interesse e utilidade desta iniciativa.
  • Prática de questões-aula numa perspetiva de avaliação formativa em matemática
    Publication . Gomes, Sara; Pinto, Jorge
    Este estudo tem como objetivo compreender o contributo da utilização de questões-aula numa perspetiva formativa das aprendizagens dos alunos, bem como, o papel do feedback neste processo. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa próxima da investigação ação e centrado na própria prática. A recolha de dados foi feita através da observação, análise documental e entrevistas aos alunos. Foram analisados os dados em profundidade de quatro alunos através da análise de conteúdo. O estudo foi feito com alunos do 2º ano de escolaridade (7-8) anos Os resultados deste estudo permitem apontar para a utilidade do uso das questões-aula numa perspetiva formativa, para a impotência do feedback e necessidade da sua adequação às situações de trabalho e ainda a relevância do trabalho reflexivo do professor para alimentar este processo.
  • Os contributos da coavaliação entre pares através do feedback, na regulação das aprendizagens
    Publication . Machado, Helga; Pinto, Jorge
    Neste trabalho é analisado de que modo o fornecimento de feedback, num processo de coavaliação entre pares, contribui para a regulação das aprendizagens dos alunos em Matemática. Através de uma investigação qualitativa elaborou-­‐se um processo de avaliação, dividido em cinco fases, em que os alunos do 3º ano envolvidos trabalhavam em pequenos grupos. Pode-­‐se concluir que este estudo evidencia a importância do feedback enquanto instrumento de aprendizagem da matemática, não só para os alunos que avaliam como também para os que são avaliados. O feedback regulador providenciado pelos alunos avaliadores possui pistas orientadoras importantes que permitiram aos seus pares identificar o erro e corrigirem-­‐no de forma autónoma, melhorando o seu desempenho. Com efeito, este processo de coavaliação promove a regulação das aprendizagens e contribui para o desenvolvimento de competências de autoavaliação e autorregulação nos alunos.
  • Is assessment for learning possible in early school years?
    Publication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge
    Nowadays, most countries consider assessment for learning a challenge towards a more inclusive school. Their adherence to the idea may be consensual but the practices don’t seem to express this desire yet. Many teachers have been wondering whether there is an appropriate minimum age for students to reflect upon their actions, along with their teacher, so to overcome difficulties. This article reports a study that seeks to understand assessment practices, developed for five and eight year old students, particularly in the use of feedback in the development of portfolios and of worksheets in the classroom, as well as the contributions of those learning practices. This study followed an interpretative approach and was carried out in Portugal with a group of kindergarten children and a group of Grade 2 children. The data was collected from classroom observations, students’ interviews and documents analyses. The final results evidence that, regardless of age, students are capable of reflecting on their present actions and of deciding about future actions. However, while five year old students consider the feedback as part of their learning process, eight year old students are pretty much aware of what is right or wrong. School experience seems to contribute effectively to a certain idea of assessment and of more traditional forms of communication in teaching. Thus, assessment for learning can be developed with students of any age and the sooner they start to experience it for themselves the better it will be for their learning.