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- Projeto de formaçãoPublication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
- Que gramática ensinar? – Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridadePublication . Costa, Ana Luísa; Sequeira, Ana Pires
- PNEP: contributos para o desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Botelho, Fernanda; Sequeira, Ana Pires; Solla, LuísaO Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) é um programa de forma-ção para professores do 1º ciclo do Ensino Básico com uma forte coesão a nível nacional no que se refere ao seu formato programático - conteúdos e metodologia global de execução, mas cujo desenvolvimento regional permite a cada instituição uma marca pessoal conforme à identidade profissional e formativa. Deste modo e a partir de uma breve caracterização deste programa de formação, que se perspec-tiva em duas vertentes – formação de formadores e formação contínua de profes-sores, neste artigo evidenciaremos margens de autonomia e inovação no desenvol-vimento do PNEP no Núcleo Regional de Setúbal que, em nossa opinião, consti-tuem marcas expressivas da profissionalidade docente dos professores envolvidos neste programa. Neste contexto, destacaremos como marcas de identidade da intervenção deste núcleo o desenvolvimento da competência comunicativa e da competência profissional dos professores, reflectidas na concepção e organização do portefólio e na participação na Sessão Plenária Regional. Apresentaremos alguns exemplos destes dispositivos de formação, avançando um conjunto de argumentos que os sustentam por si, analisando por que constituem margens de autonomia na consecução do PNEP a nível regional e por que razões consideramos a sua utilização inovadora e favorecedora do desenvolvimento profissional.
- Da idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizadoPublication . Pinto, Jorge; Sequeira, Ana PiresNa formação inicial dos futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico o estágio aufere uma centralidade no projeto formativo. Contudo, o estágio é um local de encontro entre duas culturas institucionais, mais ou menos divergentes. Este estudo procura perceber como é que os estudantes vivem e lidam, em termos da sua aprendizagem, com esta complexidade. É um estudo de natureza qualitativa que envolveu 22 estudantes. Os dados revelaram que apesar dos sentimentos de ambiguidade se reconhece a ocorrência de aprendizagens importantes, a importância do supervisor da instituição de formação, e a necessidade de valorização do professor cooperante
- Educação intercultural na formação inicial de professores/as para o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Sequeira, Ana Pires
- A aprendizagem da escrita e avaliação reguladaPublication . Roseta, Maria Rita; Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
- Um contributo para "desocultar" o percurso da educação multi/intercultural na formação inicial de professoresPublication . Sequeira, Ana Pires; Souta, LuísPerceber como a Educação Multi/Intercultural “surgiu” na vida do entrevistado e como este percecionou a importância da sua inclusão na formação inicial de professores foi o “mote” para uma entrevista a Luís Souta, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e, um dos responsáveis, nesta instituição, por a temática ser objeto de estudo. O entrevistado acedeu a connosco partilhar um pouco da sua “história” pessoal e profissional que se prende com a criação das escolas superiores de educação e com a emergência da Educação Multi/Intercultural na formação inicial de professores.
- Uma abordagem interdisciplinar na formação de professores: as maquetas da comunidadePublication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge