Loading...
37 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 37
- 500 das maiores empresas do Distrito de Setúbal no ano de 2013Publication . Pinto, Sandra; Dominguinhos, Pedro
- Da educação superior para o mercado de trabalho: a inserção profissional dos licenciados no IPSPublication . Costa, Célia; Dominguinhos, PedroA integração efetiva, no mercado de trabalho, dos diplomados com formação académica superior tem despoletado, nos últimos anos, um renovado interesse nas instituições de ensino, nas políticas educativas e de emprego e na sociedade em geral. Com efeito, apesar do crescimento da frequência do ensino superior e do aumento progressivo de diplomados, o atual contexto de crise económica, marcado, essencialmente, pela incerteza, instabilidade e precariedade laboral, tem condicionado o processo de inserção profissional dos jovens que saem da escola para acederem ao mercado de emprego. Neste sentido, para que cada instituição de ensino possa ser mais atuante no processo de transição dos seus diplomados para a vida ativa e, simultaneamente, adaptar a sua oferta formativa, torna-se fundamental acompanhar, de uma forma sistemática, a trajetória profissional dos mesmos. É neste quadro que este trabalho apresenta os resultados do estudo desenvolvido no âmbito do Observatório de Inserção na Vida Ativa do Instituto Politécnico de Setúbal (OIVA/IPS), que tem como objetivo analisar o percurso profissional dos licenciados no IPS, um ano após a obtenção do grau académico, a partir dos resultados de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados no IPS no ano letivo 2010/2011. Objetiva-se, igualmente, explanar os resultados atinentes às variáveis do estudo, nomeadamente, a situação profissional e o vínculo laboral dos licenciados empregados, as diferenças de género no acesso ao emprego, os níveis salariais, a caracterização das entidades empregadoras e, a relação existente entre a profissão e a área de formação académica, tendo presente as assimetrias existentes entre as escolas do IPS e, em particular, entre os diversos cursos ministrados. Discutir-se‐á, ainda, e sempre que possível, os resultados obtidos com estudos semelhantes realizados para outras Instituições de Ensino Superior. O presente relatório encontra-se dividido em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo é apresentada a revisão da literatura relevante para a discussão da problemática da inserção profissional dos diplomados no mercado de trabalho. Seguidamente, no segundo capítulo, descreve-se a metodologia de investigação, os objetivos e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Na terceira parte do relatório procede‐se à análise e discussão dos resultados obtidos nas diversas variáveis em estudo, ao nível do IPS, por escola e curso ministrado. Por fim, no último capítulo destacam-se as principais conclusões apresentando-se ainda algumas reflexões em torno das diferenças existentes entre a situação profissional dos licenciados do IPS.
- 1.000 maiores empresas do Distrito de Setúbal 2016Publication . Dominguinhos, Pedro; Pinto, Sandra; Ribeiro, Joaquim Manuel da Silva
- Born globals versus domestic venture: an exploratory study on opportunity framing differencesPublication . Simões, Vítor Corado; Dominguinhos, PedroInternational entrepreneurship is generating an increasing stream of research. However, this is mainly concerned with the description of strategies used by born globals and with the comparison between their behaviour and that of traditional exporters. The study of the very early stages of the entrepreneurial process as well as the contrast with purely domestic ventures has been neglected. This exploratory paper, based on case studies of two pairs of high tech firms (ICT and biotechnology), focusses on the differences of opportunity framing processes between born globals and domestic ventures. Empirical evidence shows that born globals’ entrepreneurs frame their opportunities with no geographic boundaries, show higher-levels of self-perception, master deeper and more complex knowledge and are more involved in international networks than the founders of domestic ventures.
- Inserção profissional dos licenciados pela ESCE: relatório do inquérito realizado em 2006/07Publication . Almeida, António José; Vaz, Isabel Faria; Marques, Maria Amélia; Dominguinhos, Pedro
- Portuguese born globals: an exploratory studyPublication . Simões, Vítor Corado; Dominguinhos, PedroIn the so-called Uppsala model internationalisation is envisaged as an incremental process where the acquisition of experimental knowledge acts as a catalyst for decisions of further resources commitment in international markets. In the last decade, however, a new host of firms emerged, significantly challenging established theoretical approaches. These firms, often labelled born globals, take a worldwide business approach since inception, and swiftly get a global reach, relying on a mix of different cooperative arrangements and modes of operation. Their organisational structures are usually less hierarchical than those prevailing in established multinational enterprises. The present paper provides a conceptual framework to understand this phenomenon. It emerged in a business environment characterised by globalisation, liberalisation and technical change. Entrepreneurial capabilities, together with the management of knowledge intensive resources and relational capital, enable the design of a unique, distinctive concept which may be exploited through focussing in a global niche. The framework was applied to analyse the development of three Portuguese firms, two from the software and one from the footwear industry. It was found that born globals are not specific to technology-intensive sectors and that the framework is a good tool for better understanding born globals emergence and growth.
- Intercultural communication for business students in higher education in Portugal: a case studyPublication . Trayner, Beverly; Dominguinhos, PedroEste paper apresenta reflexões de um estudo piloto que tenta responder à questão: Quais são as perspectivas interculturais, conhecimentos e competências que devemos ensinar aos estudantes de gestão do Ensino Superior de forma a promover, com sucesso, a comunicação internacional a nível empresarial? Este estudo exploratório tem seguido o desempenho de estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais que participam em jogos de gestão internacional, cujo objectivo é promover as relações interculturais entre estudantes de diferentes países que trabalham conjuntamente em equipas internacionais para resolver problemas, negociar preços e desenvolver e implementar estratégias de negócio num ambiente de simulação empresarial. Esta simulação realiza-se anualmente envolvendo equipas internacionais, com estudantes oriundos da China, Rússia, EUA, Finlândia, Alemanha e Portugal. O jogo realiza-se, rotativamente, em cada um destes países. Este paper apresenta algumas reflexões e pistas para futura investigação acerca do ensino e comunicação intercultural para estudantes de gestão no Ensino Superior em Portugal.
- Capital humano e desempenho das spin-offs académicasPublication . Valente, Fernando; Dominguinhos, Pedro; Dantas, José GuilhermeAs spin-offs académicas (ASO) são um fenómeno complexo, multidimensional, de elevado risco e cuja sobrevivência e desempenho são influenciados por fatores de natureza distinta. Entre a fase de investigação e a entrada no mercado têm que enfrentar uma grande diversidade de desafios e de riscos entre os quais um dos mais importantes é assegurar os recursos adequados para o seu desenvolvimento. Este artigo analisa a influência do capital humano das equipas de fundadores no desempenho das ASO, constructo multidimensional que integra nove fatores relacionados com a qualificação, formação, experiência e dimensão das equipas. Através de uma combinação de dados recolhidos por questionário em 42 spin-offs portuguesas criadas entre os anos de 2005 e 2008, foram testadas oito hipóteses. Os resultados permitiram encontrar suporte empírico para a correlação positiva entre o capital humano das equipas de fundadores e o desempenho das ASO nos anos iniciais após a sua criação.
- Os Centros de Apoio à Criação de Empresas enquanto promotores do desenvolvimento regionalPublication . Dominguinhos, Pedro; Pereira, RaquelEste trabalho analisa o contributo dos CACE, incubadoras empresariais, para a promoção do desenvolvimento regional. Baseado em 6 entrevistas aos Directores destas estruturas e em 21 estudos de caso de empresas incubadas, para além da análise dos relatórios de actividades no período 2000-2004, foi possível constatar que estas incubadoras dirigidas a promover o desenvolvimento económico desempenham um papel relevante no aparecimento e sustentabilidade de novas empresas, promovendo também a temática do empreendedorismo. As novas empresas criadas reflectem, na maioria dos casos, uma capacidade de gerar serviços e produtos inovadores para as regiões em causa, promovendo o desenvolvimento regional. Estamos na presença de uma nova geração de empreendedores, 70% possui o grau de licenciatura, capazes de gerar empregos mais qualificados, quando tomamos por comparação a média nacional, ao mesmo tempo que fixam capital humano elevado em regiões carenciadas.
- Dinâmicas da inserção profissional dos licenciados do ensino superior politécnico: um estudo de casoPublication . Almeida, António José; Vaz, Isabel Faria; Marques, Maria Amélia; Dominguinhos, PedroO presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a inserção profissional dos licenciados. Os dados recolhidos apontam para uma situação positiva quanto à relevância da oferta formativa face às opções de recrutamento adoptadas pelas organizações. Esses resultados estão patentes quer na facilidade com que os diplomados se integram no mercado de trabalho, mais de 80% dos diplomados que procura emprego no final da licenciatura obtêm-no num prazo inferior a 6 meses, quer no facto de cerca de 60% dos diplomados que não procuram emprego o fazerem por terem ficado a trabalhar no local em que realizaram o estágio curricular.