Browsing by Issue Date, starting with "2013-02"
Now showing 1 - 10 of 64
Results Per Page
Sort Options
- Educação para o uso da internet - uma abordagem através das dinâmicas de grupoPublication . Tinoco, RuiColetânea de dinâmicas de grupo que aborda o tema de um uso saudável da interenet. Através de diversas perspetivas e temas aborda-se várias áreas e práticas usuais. As dinâmicas de grupo destinam-se não apenas aos mais novos mas também a professores e educadores em geral. A obra pretende assim ser uma ferramenta para todo aquele que pretenda estudar e intervir sobre a temática do uso saudável da internet.
- A implementação de materiais pedagógicos no 1º cicloPublication . Marques, Telma Inês NevesO mundo em que vivemos está em constante mudança e atualização. O ensino não é exceção e, cada vez mais, os pais exigem da escola. Os novos programas lançam novas exigências e novas atividades, práticas e métodos têm de ser desenvolvidos. A área da Matemática é umas das áreas mais importantes do curriculum, logo desde cedo, as crianças, mesmo sem darem conta, apropriam-se de alguns conceitos. Com o decorrer do tempo, esta torna-se essencial para o nosso desenvolvimento e para o dia-a-dia. Ao ensinar Matemática, o professor assume um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Este tem o dever de promover e criar situações onde a criança seja sujeita a experiências matemáticas ricas e diversificadas. O recurso aos materiais manipuláveis poderá ser uma boa estratégia para implementar as mais diversas atividades nesta área. Com este trabalho pretendo, compreender qual a importância da utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática no 1.º Ciclo, quais as vantagens da utilização dos mesmos, que materiais, nós professores, temos à nossa disposição e quais os que podemos construir. Através da minha prática numa turma de 4º ano, tentei encontrar respostas para estas minhas questões. Durante a revisão da literatura, apresento o que é matemática; qual o papel do professor no ensino desta área; o que se entende por materiais manipuláveis, quais as vantagens da sua utilização e, depois de apresentar alguns materiais, referindo a sua importância, optei por um estudo de natureza qualitativa, onde um dos principais instrumentos de recolha de dados recai sobre a observação. Foram elaboradas algumas tarefas para serem implementadas, em sala de aula, com recurso a materiais manipuláveis, durante algumas aulas da disciplina de matemática. Por forma a compreender se houve evolução nas aprendizagens dos alunos, foi também tido em conta os resultados das avaliações diagnóstico, formativa e sumativa. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que a utilização de materiais foi vantajosa, pois os alunos revelaram-se mais motivados, assimilando com mais facilidade e rapidez os conceitos pretendidos, atribuíram assim mais significado às suas aprendizagens.
- Um projeto de land art numa escola de 1º cicloPublication . Ribeiro, Celeste Maria PissarraAs questões ambientais são frequentemente noticiadas, estando presentes em quase todos os multimédia. Quer por questões puramente ambientalistas, quer muitas vezes, mais economicistas e até de saúde pública, o ambiente e a natureza fazem parte das preocupações de vários grupos da sociedade. Este trabalho pretendeu abordar a natureza pela vertente da criatividade e como fonte de inspiração para atividades de expressão, ao mesmo tempo que se introduziram conceitos, aperfeiçoaram outros, se mostraram as possibilidades de utilizar materiais à disposição de qualquer um e formas de os usar livremente.
- A educação em ciências e a educação ambiental na educação pré-escolarPublication . Batalha, Rosália Maria FerreiraA humanidade enfrenta presentemente um desafio do qual depende o futuro da vida no planeta: a construção de um desenvolvimento sustentável. A escola e o Jardim-de-Infância serão dois dos contextos privilegiados que permitem a formação dos cidadãos por forma a poderem responder de forma eficaz a este desafio. É necessário refletir sobre o trabalho que se faz e questioná-lo a todo o tempo pois em educação os resultados que se obtêm não são totalmente previsíveis, eles dependem de variáveis não controláveis uma vez que cada pessoa é única. O estudo aqui apresentado pretende refletir sobre o trabalho realizado num Jardim-de-Infância da área da grande Lisboa no âmbito da educação em ciências com crianças pequenas e em Educação Ambiental e perceber a pertinência deste trabalho para a aquisição de comportamentos ambientalmente sustentáveis por parte das crianças da Educação Pré-escolar neste estabelecimento.
- Hostels independentes: o caso de LisboaPublication . Saraiva, Ana Vanessa das NevesA dissertação “Hostels Independentes: o caso de Lisboa” visa contribuir para uma leitura sistematizada da tipologia de alojamento turístico hostel em Lisboa, interpretando o seu contributo para a afirmação da cidade como destino turístico jovem. Os hostels correspondem a uma oferta de alojamento turístico do segmento budget, onde se tem assistido a uma evolução quantitativa e qualitativa na oferta e procura, possível corolário dos desígnios da sociedade ocidental contemporânea, que valoriza a experiência turística em idades cada vez mais jovens. O relatório The Power of Youth Travel (UNWTO, 2012) fundamenta o peso relevante do mercado turístico jovem nas viagens internacionais e na geração de receitas turísticas mundiais. Os hostels, alojamento mais utilizado por este segmento, têm vindo a adaptar-se às especificidades do “novo turismo” e hoje a sua oferta espraia-se num espectro qualitativo variado, com respostas de alojamento diferenciadas, cada vez mais empenhada em satisfazer o seu público-alvo. Elegeu-se a oferta de hostels da cidade de Lisboa como estudo de caso empírico, cuja oferta recente teve um acentuado crescimento nos últimos anos, com particular destaque internacional pelas suas boas práticas. A sua oferta tem contribuído para uma melhoria significativa da capacidade de recepção do turista jovem, através de um conceito de alojamento turístico baseado no preço, informalidade e localização A afirmação do segmento jovem no turismo internacional confere hoje ao hostel um papel de relevo. Tal representa para a cidade de Lisboa um aumento potencial de chegadas turísticas de viajantes associados a novos hábitos de viagem, ao nível da sensibilidade ao preço, utilização intensiva de tecnologias de informação no suporte às tomadas de decisão turística e grande partilha de informação em redes sociais e junto de conhecidos, podendo esta prática traduzir-se em grande influência junto de potenciais turistas. Representa, adicionalmente, um ganho potencial subjacente a uma fidelização de longo de prazo de visitantes jovens que, satisfeitos com a sua visita a Lisboa, poderão regressar numa fase posterior e com outras disposições de consumo, uma vez que estes representam os turistas adultos do futuro. Os resultados apresentados na presente dissertação evidenciam alguns dos contributos desta oferta turística de alojamento para a consolidação da imagem de Lisboa junto do segmento jovem. A dissertação constitui um exercício de reflexão conceptual, consubstanciado na análise descritiva do caso de estudo. O roteiro metodológico, delineado para a interpretação integrada de fontes de informação primárias e secundárias, permitiu dissertar sobre a problemática levantada: que oportunidades acarreta a impulsão do segmento turístico jovem junto dos destinos turísticos?
- Identidade Familiar em (Re)construção: um percurso sentidoPublication . Botas, Philippe; Santiago, Luiz Miguel; Miranda, PaulaEnquadramento: Os cuidados centrados na pessoa compreendem a caracterização do contexto familiar. A avaliação da família depende de quem e como a avalia, é mutável no tempo e pode contribuir no processo terapêutico. Descrição de Caso: Mulher de 28 anos, desempregada, pertencente a uma família alargada, de classe média. Desde 2010, verificou-se aumento do número de consultas, em contexto de queixas gastrointestinais persistentes e diagnóstico de múltiplos pólipos no cólon em Janeiro/2011. Referenciação para Gastrenterologia, iniciando a abordagem multidisciplinar. Ao longo das consultas no Centro de Saúde revelou um humor deprimido, com labilidade emocional e insónia, estabelecendo-se diagnóstico de perturbação depressiva. O falecimento da avó materna em 2005, que considerava como mãe, é um acontecimento significante no presente. O genograma com psicofigura de Mitchell, datado a 28 de Agosto de 2011, destaca o agregado familiar monoparental e relações intra-familiares conflituosas e escassas. Centrada na relação com os pais e a irmã, perspectiva a família como disfuncional. O plano terapêutico abrangeu a escuta terapêutica e estratégias de coping. Em consulta a 17/10/2011 solicitou-se a concretização do círculo familiar, ao que respondeu: “Oh senhor doutor… Eu não tenho família” (sic). A representação que fez não incluiu os pais nem a irmã. Perspectivou a sua família como moderadamente disfuncional ao considerar a relação com a madrinha, filha e companheiro. Na consulta em Abril/2012 verificou-se o desenvolvimento de algumas estratégias de coping. A reestruturação do genograma destacou a remodelação do agregado familiar (inclusão da irmã), com implicações na dinâmica familiar. Discussão: Perante critérios para avaliação familiar, a compreensão e actualização periódica do contexto familiar são essenciais na abordagem à pessoa, permitindo sinalizar condições que podem influenciar a experiência com a doença e permite definir a família como elemento de suporte ou gerador de stress. A perda de um elemento significante pode determinar uma crise de identidade familiar. Diferentes instrumentos de avaliação familiar fornecem informações distintas e têm indicações específicas. A sua aplicação longitudinal pode fornecer dados diferentes ao longo do tempo, como observámos através do genograma. O processo de avaliação da família poderá contribuir para a introspecção terapêutica. O círculo familiar tem características que o destacam como um instrumento mais hábil neste contexto.
- Reforço e reabilitação sísmica de construções da Baixa PombalinaPublication . Moita, Bruno Miguel Sobral; Escola Superior de Tecnologia do BarreiroMuitas das intervenções que ocorreram nos edifícios antigos, nomeadamente nos edifícios pombalinos, que foram construídos após o sismo de 1755, foram efetuadas desrespeitando os princípios anti-sísmicos utilizados na época pombalina e sem recurso a qualquer preocupação no que diz respeito à proteção sísmica, adulterando com frequência pormenores de grande importância e comprometendo o comportamento estrutural dessas construções. Em primeiro lugar, faz-se uma breve referência aos sismos, sendo depois descritos aspetos relacionados com a tipologia e identificação dos edifícios antigos. De seguida são indicadas as patologias mais frequentemente encontradas nos edifícios antigos, procurando posteriormente apresentar as melhores soluções de intervenção que mantenham os aspetos originais da construção pombalina.
- The feasibility of wavelength dispersive X-ray fluorescence spectrometry for the assessment of lead concentration in animal bone powderPublication . Brito, José A. A. de; Cavaleiro, Inês I. B.; Fernandes, Tânia A. P.; Gonçalves, Luísa M. L."This work demonstrates the feasibility of wavelength dispersive X-ray fluorescence for the assessment of lead in animal bone powder."
- Fsy1, the sole hexose-proton transporter characterized in Saccharomyces yeasts, exhibits a variable fructose:H+ stoichiometryPublication . Anjos, Jorge; Sousa, Helena Rodrigues de; Roca, Christophe; Cássio, Fernanda; Luttik, Marijke; Pronk, Jack T.; Salema-Oom, Madalena; Gonçalves, Paula"In the model yeast Saccharomyces cerevisiae, hexose uptake is mediated exclusively by a family of facilitators (Hxt, hexose transporters). Some other Saccharomyces species (e.g. Saccharomyces bayanus and Saccharomyces pastorianus) possess, in addition, a specific fructose transporter (Fsy1, fructose symporter) that has been previously described to function as a proton symporter. In the present work, we compared growth of a yeast strain in which FSY1 occurs naturally in anaerobic, fructose- and glucose-limited chemostat cultures. Especially at low specific growth rates, fructose-proton symport was shown to have a strong impact on the biomass yield on sugar. We subsequently employed energized hybrid plasma membrane vesicles to confirm previous observations concerning the mode of operation and specificity of Fsy1 mediated transport. Surprisingly, these experiments suggested that the carrier exhibits an unusual fructose:H+ stoichiometry of 1:2. This energetically expensive mode of operation was also found consistently in vivo, in shake flask and in chemostat cultures, and both when Fsy1 is the sole transporter and when the Hxt carriers are present. However, it is observed only when Fsy1 is operating at higher glycolytic fluxes, a situation that is normally prevented by downregulation of the gene. Taken together, our results suggest the possibility that fructose symport with more than one proton may constitute an energetically unfavorable mode of operation of the Fsy1 transporter that, in growing cultures, is prevented by transcriptional regulation."
- Da educação superior para o mercado de trabalho: a inserção profissional dos licenciados no IPSPublication . Costa, Célia; Dominguinhos, PedroA integração efetiva, no mercado de trabalho, dos diplomados com formação académica superior tem despoletado, nos últimos anos, um renovado interesse nas instituições de ensino, nas políticas educativas e de emprego e na sociedade em geral. Com efeito, apesar do crescimento da frequência do ensino superior e do aumento progressivo de diplomados, o atual contexto de crise económica, marcado, essencialmente, pela incerteza, instabilidade e precariedade laboral, tem condicionado o processo de inserção profissional dos jovens que saem da escola para acederem ao mercado de emprego. Neste sentido, para que cada instituição de ensino possa ser mais atuante no processo de transição dos seus diplomados para a vida ativa e, simultaneamente, adaptar a sua oferta formativa, torna-se fundamental acompanhar, de uma forma sistemática, a trajetória profissional dos mesmos. É neste quadro que este trabalho apresenta os resultados do estudo desenvolvido no âmbito do Observatório de Inserção na Vida Ativa do Instituto Politécnico de Setúbal (OIVA/IPS), que tem como objetivo analisar o percurso profissional dos licenciados no IPS, um ano após a obtenção do grau académico, a partir dos resultados de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados no IPS no ano letivo 2010/2011. Objetiva-se, igualmente, explanar os resultados atinentes às variáveis do estudo, nomeadamente, a situação profissional e o vínculo laboral dos licenciados empregados, as diferenças de género no acesso ao emprego, os níveis salariais, a caracterização das entidades empregadoras e, a relação existente entre a profissão e a área de formação académica, tendo presente as assimetrias existentes entre as escolas do IPS e, em particular, entre os diversos cursos ministrados. Discutir-se‐á, ainda, e sempre que possível, os resultados obtidos com estudos semelhantes realizados para outras Instituições de Ensino Superior. O presente relatório encontra-se dividido em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo é apresentada a revisão da literatura relevante para a discussão da problemática da inserção profissional dos diplomados no mercado de trabalho. Seguidamente, no segundo capítulo, descreve-se a metodologia de investigação, os objetivos e os instrumentos de recolha de dados utilizados. Na terceira parte do relatório procede‐se à análise e discussão dos resultados obtidos nas diversas variáveis em estudo, ao nível do IPS, por escola e curso ministrado. Por fim, no último capítulo destacam-se as principais conclusões apresentando-se ainda algumas reflexões em torno das diferenças existentes entre a situação profissional dos licenciados do IPS.
