Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A implementação de materiais pedagógicos no 1º ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RelatórioMestrado.pdf2.26 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O mundo em que vivemos está em constante mudança e atualização. O ensino não é exceção e, cada vez mais, os pais exigem da escola. Os novos programas lançam novas exigências e novas atividades, práticas e métodos têm de ser desenvolvidos. A área da Matemática é umas das áreas mais importantes do curriculum, logo desde cedo, as crianças, mesmo sem darem conta, apropriam-se de alguns conceitos. Com o decorrer do tempo, esta torna-se essencial para o nosso desenvolvimento e para o dia-a-dia. Ao ensinar Matemática, o professor assume um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. Este tem o dever de promover e criar situações onde a criança seja sujeita a experiências matemáticas ricas e diversificadas. O recurso aos materiais manipuláveis poderá ser uma boa estratégia para implementar as mais diversas atividades nesta área. Com este trabalho pretendo, compreender qual a importância da utilização de materiais manipuláveis no ensino da matemática no 1.º Ciclo, quais as vantagens da utilização dos mesmos, que materiais, nós professores, temos à nossa disposição e quais os que podemos construir. Através da minha prática numa turma de 4º ano, tentei encontrar respostas para estas minhas questões. Durante a revisão da literatura, apresento o que é matemática; qual o papel do professor no ensino desta área; o que se entende por materiais manipuláveis, quais as vantagens da sua utilização e, depois de apresentar alguns materiais, referindo a sua importância, optei por um estudo de natureza qualitativa, onde um dos principais instrumentos de recolha de dados recai sobre a observação. Foram elaboradas algumas tarefas para serem implementadas, em sala de aula, com recurso a materiais manipuláveis, durante algumas aulas da disciplina de matemática. Por forma a compreender se houve evolução nas aprendizagens dos alunos, foi também tido em conta os resultados das avaliações diagnóstico, formativa e sumativa. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que a utilização de materiais foi vantajosa, pois os alunos revelaram-se mais motivados, assimilando com mais facilidade e rapidez os conceitos pretendidos, atribuíram assim mais significado às suas aprendizagens.

Description

Keywords

Material didáctico Matemática Actividades de aprendizagem

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue