Loading...
13 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 13
- Formar um professor pedagogo social : a formação (inicial) de professores do ensino primário durante a crise revolucionária (1974-1976)Publication . Mota, Luís; Ferreira, António; Vilhena, Carla
- Higiene mental infantil : análise do discurso psicopedagógico sobre a saúde mental das crianças em idade pré-escolar (Portugal, 1945-1958)Publication . Vilhena, Carla; Ferreira, António; Mota, LuísEste trabalho teve como principal finalidade contribuir para a compreensão do discurso psicopedagógico sobre a saúde mental das crianças em idade pré-escolar que circulou em Portugal no período pós II Guerra Mundial (1945-1958). Mais concretamente, foi nosso objetivo descrever a forma como era percecionada a saúde mental na infância e analisar as estratégias educativas consideradas mais adequadas para a promoção da saúde mental das crianças pertencentes a esta faixa etária. Neste sentido, recorreu-se à análise de artigos acerca desta temática publicados em duas revistas dirigidas aos pais, Os Nossos Filhos (1945-1958) e Saúde e Lar (1944-…), que circularam em Portugal no período em análise. Os nossos resultados permitiram observar que a saúde mental das crianças era percecionada como algo frágil, sendo os pais responsabilizados pelo bem estar emocional, presente e futuro, dos seus filhos.
- Representações da educação italiana no ensino normal primário : os periódicos das escolas do magistério primárioPublication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
- A formação de educadoras de infância em Portugal (1954-1977) : um olhar a partir das memórias de alunas do Instituto de Educação InfantilPublication . Ferreira, António; Vilhena, Carla; Mota, Luís
- A escola do Magistério Primário de Coimbra (1942-1974): uma instituição pública de formação de professores em PortugalPublication . Mota, Luís; Ferreira, António; Vilhena, Carla
- O projeto CRESCER (1996-1999) e a prática de uma pedagogia diferenciada : um estudo de casoPublication . Mota, Luís; Ferreira, António; Vilhena, Carla
- Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em PortugalPublication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, CarlaSe a publicação de Le temps des professeurs (Nóvoa, 1987) coincide com a consolidação dos programas de formação inicial de professores e com a generalização da formação de professores em atividade, a obra de António Nóvoa atravessa o período de expansão do sistema educativo português, sendo coetânea da publicação do estatuto da carreira docente do ensino não-superior, do desenvolvimento da formação contínua de professores e de reformas e reestruturações curriculares no âmbito da formação inicial de professores, a última ocorrida em 2014. Qual o significado da obra de António Nóvoa para a formação de professores em Portugal? Que leituras obtivemos da sua obra? Em que domínios da formação de professores a sua obra teve acolhimento? Quais as vertentes da formação de professores em que o contributo do seu pensamento se tornou mais visível? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia. A análise de conteúdo destas publicações permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões: Curricula, inovação e práticas, Formação de professores e desenvolvimento profissional, Política educativa e organização escolar e História da educação e Educação comparada que, por sua vez, se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias.
- A educação moral das crianças na revista Saúde e Lar (1942-1960)Publication . Vilhena, Carla; Ferreira, António; Mota, Luís
- Educação de infância em Portugal: discursos, projetos e práticas (1834 -1974)Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, CarlaO presente trabalho constitui um bosquejo dos caminhos da educação de infância em Portugal, ao longo de 150 anos, entre 1834 e o fim do Estado Novo, em abril de 1974. Visa produzir uma leitura compreensiva da evolução do pensamento e ação sobre o cuidar e educar das crianças na primeira infância. Centra-se na análise do discurso oficial, no pensamento e debate pedagógico, bem como na sua concretização. O corpus documental é constituído pela produção legislativa e por uma coletânea de textos sobre a educação infantil, compilados na imprensa de educação e ensino. Estas fontes oferecem uma aproximação às ideias, propostas, projetos e iniciativas que, seja por via do Estado ou corporizadas pela sociedade civil, se foram esboçando, estiilando ou concretizando no longo período de construção da modernidade em Portugal. Ao Sujeitas ao método crítico e à análise de conteúdo, o seu escrutínio permitiu observar que a difusão das ideias e a concretização de políticas e instituições educativas destinadas a esta faixa etária, profundamente marcadas pelas condições materiais e simbólicas da formação social portuguesa, foi morosa e eivada de dificuldades. Em larga medida, expressão do locus nacional, traduziu uma apropriação de teorias e práticas internacionais.
- Discursos sobre a emergência da educação de infância formal em Portugal (1880-1950)Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, CarlaNeste artigo busca-se uma compreensão das ideias sobre a educação da segunda infância em Portugal, entre finais do século XIX e meados do seguinte. Compulsaram-se um conjunto de revistas de educação publicadas em Portugal. A análise detetou tendências e nuances do processo de modernização pedagógica. Certos autores defendem o ambiente familiar como o mais adequado para a educação da infância, destacando a mulher como mãe e educadora, outros denunciam a sua impreparação, advogando a sua formação e sustentavam a conveniência da educação de infância em instituições, segundo as modernas propostas pedagógicas. Estes últimos tenderam a manifestar posicionamentos idênticos aos que se expressam em outros países europeus sobre os modelos pedagógicos direcionados especificamente à segunda infância.