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Abstract(s)
O presente trabalho constitui um bosquejo dos caminhos da educação de infância
em Portugal, ao longo de 150 anos, entre 1834 e o fim do Estado Novo, em abril de
1974. Visa produzir uma leitura compreensiva da evolução do pensamento e ação
sobre o cuidar e educar das crianças na primeira infância. Centra-se na análise
do discurso oficial, no pensamento e debate pedagógico, bem como na sua concretização. O corpus documental é constituído pela produção legislativa e por uma
coletânea de textos sobre a educação infantil, compilados na imprensa de educação
e ensino. Estas fontes oferecem uma aproximação às ideias, propostas, projetos e
iniciativas que, seja por via do Estado ou corporizadas pela sociedade civil, se foram esboçando, estiilando ou concretizando no longo período de construção da
modernidade em Portugal. Ao Sujeitas ao método crítico e à análise de conteúdo,
o seu escrutínio permitiu observar que a difusão das ideias e a concretização de
políticas e instituições educativas destinadas a esta faixa etária, profundamente
marcadas pelas condições materiais e simbólicas da formação social portuguesa,
foi morosa e eivada de dificuldades. Em larga medida, expressão do locus nacional,
traduziu uma apropriação de teorias e práticas internacionais.
Description
Keywords
criança infância educação de infância jardim de infância política educativa child childhood early childhood education nursery school educational policy
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Publisher
Universidad Pedagógica Nacional