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- Formar um professor pedagogo social : a formação (inicial) de professores do ensino primário durante a crise revolucionária (1974-1976)Publication . Mota, Luís; Ferreira, António; Vilhena, Carla
- Higiene mental infantil : análise do discurso psicopedagógico sobre a saúde mental das crianças em idade pré-escolar (Portugal, 1945-1958)Publication . Vilhena, Carla; Ferreira, António; Mota, LuísEste trabalho teve como principal finalidade contribuir para a compreensão do discurso psicopedagógico sobre a saúde mental das crianças em idade pré-escolar que circulou em Portugal no período pós II Guerra Mundial (1945-1958). Mais concretamente, foi nosso objetivo descrever a forma como era percecionada a saúde mental na infância e analisar as estratégias educativas consideradas mais adequadas para a promoção da saúde mental das crianças pertencentes a esta faixa etária. Neste sentido, recorreu-se à análise de artigos acerca desta temática publicados em duas revistas dirigidas aos pais, Os Nossos Filhos (1945-1958) e Saúde e Lar (1944-…), que circularam em Portugal no período em análise. Os nossos resultados permitiram observar que a saúde mental das crianças era percecionada como algo frágil, sendo os pais responsabilizados pelo bem estar emocional, presente e futuro, dos seus filhos.
- Direito e educação : diálogos luso-brasileirosPublication . Ferreira, António; Mota, Luís; Borges, Maria Creusa de Araújo
- Representações da educação italiana no ensino normal primário : os periódicos das escolas do magistério primárioPublication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
- A formação de educadoras de infância em Portugal (1954-1977) : um olhar a partir das memórias de alunas do Instituto de Educação InfantilPublication . Ferreira, António; Vilhena, Carla; Mota, Luís
- A escola do Magistério Primário de Coimbra (1942-1974): uma instituição pública de formação de professores em PortugalPublication . Mota, Luís; Ferreira, António; Vilhena, Carla
- Uma educação superior para professores: a Escola Normal Superior anexa à Universidade de Coimbra (1911-1930)Publication . Ferreira, António; Mota, Luís
- Formar professores para cumprir a educação na República: a ideologia e a acção políticaPublication . Ferreira, António; Mota, Luís
- O projeto CRESCER (1996-1999) e a prática de uma pedagogia diferenciada : um estudo de casoPublication . Mota, Luís; Ferreira, António; Vilhena, Carla
- Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em PortugalPublication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, CarlaSe a publicação de Le temps des professeurs (Nóvoa, 1987) coincide com a consolidação dos programas de formação inicial de professores e com a generalização da formação de professores em atividade, a obra de António Nóvoa atravessa o período de expansão do sistema educativo português, sendo coetânea da publicação do estatuto da carreira docente do ensino não-superior, do desenvolvimento da formação contínua de professores e de reformas e reestruturações curriculares no âmbito da formação inicial de professores, a última ocorrida em 2014. Qual o significado da obra de António Nóvoa para a formação de professores em Portugal? Que leituras obtivemos da sua obra? Em que domínios da formação de professores a sua obra teve acolhimento? Quais as vertentes da formação de professores em que o contributo do seu pensamento se tornou mais visível? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia. A análise de conteúdo destas publicações permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões: Curricula, inovação e práticas, Formação de professores e desenvolvimento profissional, Política educativa e organização escolar e História da educação e Educação comparada que, por sua vez, se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias.