Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Receção e leituras.pdf496.55 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Se a publicação de Le temps des professeurs (Nóvoa, 1987) coincide com a consolidação dos programas de formação inicial de professores e com a generalização da formação de professores em atividade, a obra de António Nóvoa atravessa o período de expansão do sistema educativo português, sendo coetânea da publicação do estatuto da carreira docente do ensino não-superior, do desenvolvimento da formação contínua de professores e de reformas e reestruturações curriculares no âmbito da formação inicial de professores, a última ocorrida em 2014. Qual o significado da obra de António Nóvoa para a formação de professores em Portugal? Que leituras obtivemos da sua obra? Em que domínios da formação de professores a sua obra teve acolhimento? Quais as vertentes da formação de professores em que o contributo do seu pensamento se tornou mais visível? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia. A análise de conteúdo destas publicações permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões: Curricula, inovação e práticas, Formação de professores e desenvolvimento profissional, Política educativa e organização escolar e História da educação e Educação comparada que, por sua vez, se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias.

Description

Keywords

Formação de professores Desenvolvimento profissional História da educação Educação comparada Teacher training Professional development History of education Comparative education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)

CC License