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Advisor(s)
Abstract(s)
Se a publicação de Le temps des professeurs (Nóvoa, 1987) coincide com a consolidação dos
programas de formação inicial de professores e com a generalização da formação de
professores em atividade, a obra de António Nóvoa atravessa o período de expansão do sistema educativo português, sendo coetânea da publicação do estatuto da carreira docente do ensino não-superior, do desenvolvimento da formação contínua de professores e de reformas e
reestruturações curriculares no âmbito da formação inicial de professores, a última ocorrida em
2014. Qual o significado da obra de António Nóvoa para a formação de professores em Portugal? Que leituras obtivemos da sua obra? Em que domínios da formação de professores a
sua obra teve acolhimento? Quais as vertentes da formação de professores em que o contributo do seu pensamento se tornou mais visível? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia.
A análise de conteúdo destas publicações permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões: Curricula, inovação e práticas, Formação de professores e desenvolvimento profissional, Política educativa e organização escolar e História da educação e Educação comparada que, por sua vez, se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias.
Description
Keywords
Formação de professores Desenvolvimento profissional História da educação Educação comparada Teacher training Professional development History of education Comparative education
Citation
Publisher
Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)