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Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal
dc.contributor.author | Ferreira, António | |
dc.contributor.author | Mota, Luís | |
dc.contributor.author | Vilhena, Carla | |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T15:59:15Z | |
dc.date.available | 2023-09-19T15:59:15Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Se a publicação de Le temps des professeurs (Nóvoa, 1987) coincide com a consolidação dos programas de formação inicial de professores e com a generalização da formação de professores em atividade, a obra de António Nóvoa atravessa o período de expansão do sistema educativo português, sendo coetânea da publicação do estatuto da carreira docente do ensino não-superior, do desenvolvimento da formação contínua de professores e de reformas e reestruturações curriculares no âmbito da formação inicial de professores, a última ocorrida em 2014. Qual o significado da obra de António Nóvoa para a formação de professores em Portugal? Que leituras obtivemos da sua obra? Em que domínios da formação de professores a sua obra teve acolhimento? Quais as vertentes da formação de professores em que o contributo do seu pensamento se tornou mais visível? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia. A análise de conteúdo destas publicações permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões: Curricula, inovação e práticas, Formação de professores e desenvolvimento profissional, Política educativa e organização escolar e História da educação e Educação comparada que, por sua vez, se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/46632 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | História da educação | pt_PT |
dc.subject | Educação comparada | pt_PT |
dc.subject | Teacher training | pt_PT |
dc.subject | Professional development | pt_PT |
dc.subject | History of education | pt_PT |
dc.subject | Comparative education | pt_PT |
dc.title | Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
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oaire.citation.startPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.title | O tempo dos professores | pt_PT |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-3281-6819 | |
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person.identifier.orcid | 0000-0002-5524-5174 | |
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