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- Problemas complexos em Enfermagem: o contributo das ĂĄrvores de decisĂŁo na aprendizagemPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Leal, Fernanda Paula; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira
- Aprendizagem de raciocĂnio clinico com estudantes de Enfermagem atravĂ©s de case-based reasoningPublication . Leal, Paula; Batalha, Nara; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; InĂȘs, Rui
- Integração da investigação no Ensino (research-based): experiĂȘncia da unidade curricular de investigação IV do curso de licenciatura em EnfermagemPublication . Nunes, LucĂlia; Leal, Fernanda; InĂȘs, Rui; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos
- PReSaMe: Projeto Respostas em SaĂșde Mental: Plataforma Supraconcelhia Alentejo LitoralPublication . Nunes, LucĂlia; Gato, Ana Paula; Ferrito, CĂąndida; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Leal, Fernanda Paula; InĂȘs, Rui
- Modelos de acompanhamento do ensino clĂnico em saĂșde mental e psiquiatriaPublication . Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Nunes, LucĂliaObjetivo: Analisar na literatura cientĂfica disponĂvel, sobre os modelos de acompanhamento em Ensino ClĂnico em SaĂșde Mental, realizando revisĂŁo sistemĂĄtica da literatura com pesquisa nas bases de dados eletrĂłnicas PubMed, a B-On, a plataforma EBSCO e a Scielo, assim como o RepositĂłrio CientĂfico de Acesso Aberto de Portugal. Metodologia: O presente trabalho consiste numa revisĂŁo sistemĂĄtica da literatura (RSL). Foi primeiramente realizada uma pesquisa em bases de dados das palavras-chave, tendo os resultados sido filtrados de acordo com critĂ©rios de exclusĂŁo e inclusĂŁo e selecionados apenas as referĂȘncias mais adequadas para dar resposta Ă questĂŁo de investigação que foram, posteriormente, submetidas a uma avaliação pelo CASPe. A amostra final inclui 11 artigos. Resultados: Nas Ășltimas dĂ©cadas, a formação dos estudantes de enfermagem tem sido alvo de vĂĄrias mudanças e transformaçÔes, uma vez que Ă© consensual que a formação se processa em momentos de formação teĂłrica e momentos de formação na prĂĄtica em ensino clĂnico. O ensino clĂnico Ă© um espaço privilegiado para a aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Ă nele que estes tĂȘm a possibilidade de desenvolver e mobilizar competĂȘncias e construir conhecimento. A orientação de estudantes de enfermagem em ensino clĂnico tem sido alvo de numerosas investigaçÔes nos Ășltimos anos; a ĂĄrea de SaĂșde Mental e Psiquiatria (SMP) apresenta um papel relevante no desenvolvimento e construção da identidade do futuro profissional deenfermagem. No acompanhamento de estudantes em ensino clĂnico intervĂȘm diversos atores dos quais se destacam: o estudante, o docente e o enfermeiro orientador, que assume especial preponderĂąncia no processo de desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, tendo uma responsabilidade pedagĂłgica, social e profissional. A prestação de cuidados em Ensino ClĂnico de SMP exige um leque alargado que permita ao estudante o desenvolvimento de vĂĄrias vertentes, nomeadamente de criatividade, da comunicação terapĂȘutica, da sua sensibilidade para o cuidar, de escuta, de empatia, e da capacidade de relacionamento interpessoal com a pessoa, equipa pluridisciplinar, famĂlia e comunidade e, fundamentalmente, o desenvolvimento de capacidades crĂtico-reflexivas e de pensamento crĂtico, que permitam a uma maior integração dos saberes. ConclusĂ”es: Os achados salientam o ensino clĂnico como sendo uma fase crucial da formação para a aquisição de competĂȘncias e emerge daqui uma necessidade de existir uma supervisĂŁo, pelo que a supervisĂŁo clĂnica em enfermagem tem sido cada vez mais abordada e Ă© reconhecida na literatura como crucial no percurso formativo do estudante. O sucesso do processo verifica-se mais facilmente se o orientador gostar de ensinar, tiver uma autoestima positiva, for rigoroso e imparcial, calmo, compreensivo, coerente e assertivo.
- Parar-refletir-Aprender: o contributo do ciclo de Gibbs para a aprendizagem dos estudantes no CLEPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira; Leal, Fernanda Paula
- Aprendizagem em Contexto Simulado: Normas de Procedimento de Enfermagem: Volume IVPublication . Freitas, AntĂłnio; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Ribeiro, Celso Pires; InĂȘs, Rui; Batalha, Nara
- A qualidade como vetor da revisĂŁo curricular: o caso do curso de licenciatura em Enfermagem da ESS-IPSPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Nunes, LucĂlia; Gato, Ana Paula; Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de GusmĂŁo Gonçalves; InĂȘs, Rui; Leal, Fernanda; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos; Freitas, AntĂłnio; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira
- RelatĂłrio do PReSaMe: projeto respostas em SaĂșde Mental: PenĂnsula de SetĂșbalPublication . Nunes, LucĂlia; Gato, Ana Paula; Ferrito, CĂąndida; Leal, Paula; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos
- Aprendizagens em contexto simulado: SaĂșde Mental/ SaĂșde Sexual e Reprodutiva/ Criança e Jovem: volume VPublication . RAMOS, Ana LĂșcia; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira; Vaz, Francisco; Ramos, Lino Alexandre Andrade Martins dos