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- Relações públicas e género : estudo sobre expectativas dos estudantes de comunicação organizacional relativas ao futuro profissionalPublication . Sobreira, Rosa; Andrade, C.A presença feminina no campo profissional das relações públicas tem originado estudos que procuram analisar as implicações desse predomínio para as práticas profissionais, para o estatuto profissional e para as próprias organizações (Broom, 1982; Broom & Dozier, 1986; Creedon, 1991; Grunig et al, 2000; Toth, 2001; Aldory & Toth, 2001; Dozier et al, 2013). Os estudantes de comunicação organizacional preparam-se para serem a próxima geração de profissionais de relações públicas. Nesse sentido, importa conhecer as suas expectativas sobre as relações entre a igualdade de género na profissão de relações públicas e na carreira profissional e as suas repercussões no respectivo domínio. Assim, o presente estudo, efetuado junto de 131 de estudantes comunicação organizacional, pretendeu analisar, de forma exploratória, as expectativas relativas à igualdade de género no exercício da profissão de relações públicas. Os resultados evidenciam que, de um modo geral, os estudantes apresentam expectativas positivas em relação à existência de igualdade de género na profissão. No entanto, verificou-se, também, que os estudantes e as estudantes diferem no que diz respeito às expectativas de igualdade entre géneros relativamente aos salários, à importância dada ao apoio para a conciliação trabalho/família e às competências para o exercício da atividade. Os resultados serão analisados e discutidos no quadro da formação dos futuros profissionais das relações públicas.
- Igualdade de género no exercício da profissão de Relações Públicas : estudo exploratório com estudantes de comunicação organizacionalPublication . Andrade, C.; Sobreira, RosaA presença predominante das mulheres na profissão de relações públicas é uma realidade desde a década de 1970. Apesar desta evidência, a igualdade de género nos contextos de trabalho continua a merecer a atenção dos investigadores. Igualdade ao nível das promoções, salários e mesmo nas medidas de conciliação trabalho-família parecem continuar a revelar discrepâncias entre homens e mulheres. Considerando que os estudantes do ensino superior serão a próxima geração de profissionais de relações públicas, poderá ser importante prepará-los para as questões associadas à igualdade de género na profissão, de modo a que as suas aspirações de carreira não sejam comprometidas. Com base num questionário administrado a 131 estudantes do ensino superior da licenciatura em Comunicação Organizacional encontram-se diferenças significativas no modo como os estudantes e as estudantes percecionam a igualdade de género, no contexto organizacional, relativa a salários, competências para o exercício da profissão e medidas de apoio à conciliação trabalho e família. Os resultados são discutidos no âmbito das opções profissionais e na promoção da igualdade de género na formação e nos contextos profissionais.
- Igualdade de género nas profissões da comunicação : as representações das jovens estudantesPublication . Sobreira, Rosa; Andrade, C.Partindo das perspetivas das jovens estudantes de comunicação, o presente estudo pretende conhecer as representações sobre a igualdade de género nas profissões de comunicação. Recorrendo-se a um questionário com questões abertas, junto de uma amostra de estudantes do sexo feminino a frequentar o primeiro ano de uma licenciatura em ciências da comunicação, foi possível obter as representações das mesmas em torno de três temas principais: igualdade de género no acesso às profissões de comunicação, igualdade de género no exercício das profissões de comunicação e igualdade de género na gestão do trabalho e da vida pessoal e familiar. Os resultados, que apontam para a persistência de estereótipos de género em todas as dimensões analisadas evidenciam, também que as participantes no estudo sentem que o facto de serem mulheres condiciona o acesso às profissões da comunicação, a progressão na carreira e a conciliação entre o trabalho e vida familiar. Os resultados são analisados à luz da importância da promoção da igualdade de género tanto ao nível da formação como ao nível das práticas em contexto de trabalho.
- Promoting a path for organizational competitiveness : the role of internal communicationPublication . R. Gomes, Daniel; Fernandes, J.L.; Sobreira, RosaInternal Communication has a unique remit of conceptualization and action when discussing Organizational Communication. Knowing how to manage internal communication represents an important value for competitive organizations by allowing cohesion and internal inclusion. When analyzing the aims of Internal Communication, it is pertinent to question in what way promoting its articulation with Human Resource Management supports an improved organizational performance directed towards the organizations’ internal publics. This study sustains the pertinence of understanding the predictive abilities of Internal Communication regarding some important individual-organizational relations, which are usually studied by Human Resource Management and Organizational Behavior analysts. It assumes the empirical interest in clarifying whether Internal Communication predicts the workers’ commitment, as well as to clarify if organizational procedural justice intervenes in this relation. Participants of this study were 153 workers of an organization in the hotel business industry, which voluntarily responded to a questionnaire composed by measures of organizational commitment, internal communication and procedural justice. Main results have evidenced that internal communication predicts the workers’ affective commitment towards the organization. Results have also evidenced that organizational procedural justice mediates this relation. We conclude that internal communication influences the way how the equity of the organizations’ procedures is perceived by the workers, which leads to the building of an affective bound between the workers and the organization. These results and conclusions are discussed and interpreted in what relates to its theoretical, empirical and practical added-value. We also discuss the benefits of the articulation between internal communication and human resource management in order to improve professionals’ practices towards the organizations’ internal publics.
- Os profissionais da comunicação estratégica das organizações em Portugal : em busca de identidade profissional e reconhecimentoPublication . Sobreira, Rosa; Andrade, Rogério Ferreira deEste trabalho analisa o processo de construção da identidade profissional dos profissionais da comunicação estratégica em Portugal e as estratégias de reconhecimento por eles intentadas. Tradicionalmente, o campo que identificamos como da comunicação estratégica das organizações surgiu e iniciou o processo de construção identitária a partir da emergência das relações públicas, na primeira década do século XX, nos EUA. Tendo em conta essa evidência, primeiro, procura-se compreender a emergência do campo das ciências da comunicação e explicar as razões subjacentes à multiplicação de perfis profissionais no mesmo (jornalismo, publicidade e relações públicas), assim como os elementos identitários que contribuíram, inicialmente, para o seu reconhecimento profissional. A construção de identidade profissional e a obtenção de reconhecimento não podem ser percebidos sem o enquadramento dos contextos sociais, económicos, tecnológicos e organizacionais onde ocorrem, e as influências desses factores sobre as profissões. Ao fazer essa análise foi possível verificar que o campo das ciências da comunicação viveu, nas últimas décadas do século XX, um processo de fragmentação intenso, com o aparecimento de múltiplas formas de relacionamento com os públicos, ferramentas de comunicação inovadoras e novas concepções sobre o que deve ser a comunicação nas e das organizações. Essa fragmentação influenciou as características de identidade dos seus profissionais e o reconhecimento obtido pelos mesmos tanto nas organizações como socialmente. Uma das principais evidências dessa fragmentação foi a incapacidade de resposta das relações públicas face às imposições provenientes de um meio caracterizado por grande instabilidade e volatilidade. Neste âmbito de fragilidade de reconhecimento profissional, foram os profissionais das agências e das consultoras de comunicação que assumiram o papel de proporcionar um 14 conhecimento com valor estratégico para organizações enfrentarem essa envolvente. A importância que estes profissionais assumiram resulta do facto de o tipo de conhecimento que detêm e demonstram provir mais das interacções sociais resultantes do contexto do trabalho e da capacidade de reacção às dificuldades impostas pelo meio, do que do saber cumulativo formalmente adquirido, como defendem as abordagens mais tradicionais de análise da identidade profissional. Por outro lado, esta nova centralidade do conhecimento estratégico e a multiplicidade de designações de actividades profissionais que as novas tecnologias da informação e da comunicação “inspiraram”, colocam em causa o discurso de construção identitária proveniente tanto da academia e como do movimento associativo que privilegiam, ainda, elementos formais da profissionalização. O último ponto do trabalho aponta para essa dificuldade de articular um discurso mais centrado em elementos bem definidos de uma profissão e a visibilidade e emergência de profissões mais fluidas e multifacetadas, mas que geram polémicas e colocam em causa as fronteiras entre os diferentes campos e, sobretudo, procuram serem reconhecidas como parceiros estratégicos das organizações.
- O impacto de factores de natureza tecnológica na comunicação das organizações e nas profissões da comunicaçãoPublication . Sobreira, RosaEste artigo procura constituir uma proposta de reflexão sobre os impactos da tecnologia no âmbito da comunicação das organizações e das profissões da comunicação. Num primeiro momento analisase as mudanças e inovações que as novas tecnologias, em particular a internet, introduziram nas dinâmicas organizacionais e, especialmente, nas políticas e estratégias comunicacionais das mesmas com os seus públicos. A segunda parte deste texto, incide sobre os efeitos desse desenvolvimento contínuo, e das novas formas de relacionamento resultantes desse desenvolvimento e aperfeiçoamento, nos profissionais da comunicação em termos de identidade profissional. O que constatamos é que da mesma forma que as organizações foram obrigadas a adaptar-se aos inputs provenientes do desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico, as profissões e os profissionais da comunicação vivem um intenso “alvoroço” em termos de definições, integrações e exclusões entre as novas ocupações e velhas profissões da comunicação.
- Do paradigma das relações públicas para o paradigma da comunicação estratégica das organizaçõesPublication . Sobreira, RosaNas últimas décadas do século XX, o campo das ciências da comunicação viveu um processo de fragmentação intenso, com o aparecimento de múltiplas formas de relacionamento com os públicos organizacionais, ferramentas de comunicação inovadoras e novas concepções sobre o que deve ser a comunicação no domínio organizacional. Este processo de fragmentação influenciou as características de identidade dos seus profissionais e o reconhecimento obtido pelos mesmos no contexto organizacional e social. Uma das principais evidências dessa fragmentação foi a incapacidade de resposta das relações públicas face aos desafios provenientes do meio, caracterizado por grande instabilidade e volatilidade, onde as organizações actuam e a emergência de um novo paradigma comunicacional centrado na integração e no alinhamento estratégico da comunicação das organizações.
- Media, comunicação e género: novos territórios de esperança e novas fronteiras de injustiçaPublication . Sobreira, Rosa; Simões, Rita Basílio
- Implicaciones de la asesoría de prensa para la definición del posicionamiento de marcaPublication . Arriscado, Paula; Sobreira, Rosa; Martinez Solana, YolandaEl presente trabajo pretende reflejar de qué forma la asesoría de prensa puede contribuir en el proceso de construcción de la identidad de las marcas y cuál es el rol que a través de las relaciones informativas desempeñan los profesionales del periodismo y los consumidores, en términos de definición del posicionamiento. Para ello se estudia, de un modo exploratorio, si las noticias publicadas a partir de la información facilitada por los gestores de comunicación de una marca del sector del automóvil para uno de sus productos, están en consonancia o en disonancia con el posicionamiento definido por la propia marca Los resultados parecen poner de manifiesto que, de un modo general, existe coincidencia y que los medios de comunicación de masas pueden contribuir en la activación de los atributos/ o beneficios del producto. Sin embargo, se verificó, también, que la narrativa periodística puede activar otros atributos de la identidad de marca, más allá de los pretendidos por los gestores de comunicación.
- Facções e tensões associativas entre os pioneiros das relações públicas em Portugal : implicações para o reconhecimento profissionalPublication . Sobreira, RosaA década de 1960 marca o período em que as relações públicas começaram a ser exercidas em Portugal de forma profissionalizada (Lampreia, 1996; Fonseca, 2001; Cabrero, 2002). Na mesma década, em 1968, surgia aquela que é considerada a primeira associação profissional, a “Sociedade Portuguesa de Relações Públicas” (SOPREP). Chamar “Sociedade” e não “Associação” foi uma forma de evitar certos condicionalismos legais do sistema corporativo a que o associativismo profissional estava sujeito, antes do 25 de Abril de 1974. Ao atribuir o estatuto de associação de carácter cultural à SOPREP, permitia-se que qualquer pessoa que se interessasse pelas relações públicas pudesse ingressar na Sociedade. Mas este subterfúgio para contornar os entraves colocados pelo regime político, acabou por levantar, mais tarde, várias polémicas entre os associados. Este trabalho aborda essas tensões dentro do movimento associativo, em Portugal, assim como as suas implicações para a afirmação e o reconhecimento da profissão de relações públicas.