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Abstract(s)
Este trabalho analisa o processo de construção da identidade profissional dos
profissionais da comunicação estratégica em Portugal e as estratégias de reconhecimento por
eles intentadas.
Tradicionalmente, o campo que identificamos como da comunicação estratégica das
organizações surgiu e iniciou o processo de construção identitária a partir da emergência das
relações públicas, na primeira década do século XX, nos EUA.
Tendo em conta essa evidência, primeiro, procura-se compreender a emergência do
campo das ciências da comunicação e explicar as razões subjacentes à multiplicação de
perfis profissionais no mesmo (jornalismo, publicidade e relações públicas), assim como os
elementos identitários que contribuíram, inicialmente, para o seu reconhecimento
profissional.
A construção de identidade profissional e a obtenção de reconhecimento não podem
ser percebidos sem o enquadramento dos contextos sociais, económicos, tecnológicos e
organizacionais onde ocorrem, e as influências desses factores sobre as profissões. Ao fazer
essa análise foi possível verificar que o campo das ciências da comunicação viveu, nas
últimas décadas do século XX, um processo de fragmentação intenso, com o aparecimento
de múltiplas formas de relacionamento com os públicos, ferramentas de comunicação
inovadoras e novas concepções sobre o que deve ser a comunicação nas e das organizações.
Essa fragmentação influenciou as características de identidade dos seus profissionais
e o reconhecimento obtido pelos mesmos tanto nas organizações como socialmente. Uma das
principais evidências dessa fragmentação foi a incapacidade de resposta das relações
públicas face às imposições provenientes de um meio caracterizado por grande instabilidade
e volatilidade.
Neste âmbito de fragilidade de reconhecimento profissional, foram os profissionais
das agências e das consultoras de comunicação que assumiram o papel de proporcionar um
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conhecimento com valor estratégico para organizações enfrentarem essa envolvente. A
importância que estes profissionais assumiram resulta do facto de o tipo de conhecimento
que detêm e demonstram provir mais das interacções sociais resultantes do contexto do
trabalho e da capacidade de reacção às dificuldades impostas pelo meio, do que do saber
cumulativo formalmente adquirido, como defendem as abordagens mais tradicionais de
análise da identidade profissional.
Por outro lado, esta nova centralidade do conhecimento estratégico e a multiplicidade
de designações de actividades profissionais que as novas tecnologias da informação e da
comunicação “inspiraram”, colocam em causa o discurso de construção identitária
proveniente tanto da academia e como do movimento associativo que privilegiam, ainda,
elementos formais da profissionalização.
O último ponto do trabalho aponta para essa dificuldade de articular um discurso mais
centrado em elementos bem definidos de uma profissão e a visibilidade e emergência de
profissões mais fluidas e multifacetadas, mas que geram polémicas e colocam em causa as
fronteiras entre os diferentes campos e, sobretudo, procuram serem reconhecidas como
parceiros estratégicos das organizações.
Description
Keywords
Relações Públicas Comunicação Estratégica da Organizações Conhecimento Identidade Profissional e Profissões da Comunicação Public Relations Strategic Communication in Organizations Knowledge Professional Identity and Communication Professions