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Os profissionais da comunicação estratégica das organizações em Portugal : em busca de identidade profissional e reconhecimento

dc.contributor.advisorAndrade, Rogério Ferreira de
dc.contributor.authorSobreira, Rosa
dc.date.accessioned2023-11-09T14:40:46Z
dc.date.available2023-11-09T14:40:46Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste trabalho analisa o processo de construção da identidade profissional dos profissionais da comunicação estratégica em Portugal e as estratégias de reconhecimento por eles intentadas. Tradicionalmente, o campo que identificamos como da comunicação estratégica das organizações surgiu e iniciou o processo de construção identitária a partir da emergência das relações públicas, na primeira década do século XX, nos EUA. Tendo em conta essa evidência, primeiro, procura-se compreender a emergência do campo das ciências da comunicação e explicar as razões subjacentes à multiplicação de perfis profissionais no mesmo (jornalismo, publicidade e relações públicas), assim como os elementos identitários que contribuíram, inicialmente, para o seu reconhecimento profissional. A construção de identidade profissional e a obtenção de reconhecimento não podem ser percebidos sem o enquadramento dos contextos sociais, económicos, tecnológicos e organizacionais onde ocorrem, e as influências desses factores sobre as profissões. Ao fazer essa análise foi possível verificar que o campo das ciências da comunicação viveu, nas últimas décadas do século XX, um processo de fragmentação intenso, com o aparecimento de múltiplas formas de relacionamento com os públicos, ferramentas de comunicação inovadoras e novas concepções sobre o que deve ser a comunicação nas e das organizações. Essa fragmentação influenciou as características de identidade dos seus profissionais e o reconhecimento obtido pelos mesmos tanto nas organizações como socialmente. Uma das principais evidências dessa fragmentação foi a incapacidade de resposta das relações públicas face às imposições provenientes de um meio caracterizado por grande instabilidade e volatilidade. Neste âmbito de fragilidade de reconhecimento profissional, foram os profissionais das agências e das consultoras de comunicação que assumiram o papel de proporcionar um 14 conhecimento com valor estratégico para organizações enfrentarem essa envolvente. A importância que estes profissionais assumiram resulta do facto de o tipo de conhecimento que detêm e demonstram provir mais das interacções sociais resultantes do contexto do trabalho e da capacidade de reacção às dificuldades impostas pelo meio, do que do saber cumulativo formalmente adquirido, como defendem as abordagens mais tradicionais de análise da identidade profissional. Por outro lado, esta nova centralidade do conhecimento estratégico e a multiplicidade de designações de actividades profissionais que as novas tecnologias da informação e da comunicação “inspiraram”, colocam em causa o discurso de construção identitária proveniente tanto da academia e como do movimento associativo que privilegiam, ainda, elementos formais da profissionalização. O último ponto do trabalho aponta para essa dificuldade de articular um discurso mais centrado em elementos bem definidos de uma profissão e a visibilidade e emergência de profissões mais fluidas e multifacetadas, mas que geram polémicas e colocam em causa as fronteiras entre os diferentes campos e, sobretudo, procuram serem reconhecidas como parceiros estratégicos das organizações.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47914
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelações Públicaspt_PT
dc.subjectComunicação Estratégica da Organizaçõespt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectIdentidade Profissional e Profissões da Comunicaçãopt_PT
dc.subjectPublic Relationspt_PT
dc.subjectStrategic Communication in Organizationspt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectProfessional Identity and Communication Professionspt_PT
dc.titleOs profissionais da comunicação estratégica das organizações em Portugal : em busca de identidade profissional e reconhecimentopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCampos Sobreira
person.givenNameRosa Maria
person.identifier.ciencia-id701F-9583-E8D0
person.identifier.orcid0000-0002-4265-9693
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication072056a5-3645-4cbd-bca9-67263036e7a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery072056a5-3645-4cbd-bca9-67263036e7a0
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da comunicaçãopt_PT

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