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- Conceções de futuros professores sobre biodiversidade: implicações para o ensino das ciênciasPublication . Ferreira, Sílvia; Simões, Helena Maria Espada
- Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencialPublication . Silva, Maria João; Cevadas, Bento; Linhares, Elisabete; Simões, Helena Maria Espada; Ferreira, Sílvia
- Continental Drift: a discussion strategy for secondary schoolPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Paixão, Isabel; Calado, Sílvia; Salves, VandaThe paper describes a discussion strategy for secondary school students. The strategy focus the various dimensions of Science, especially the internal sociological and philosophical di mensions. Students are expected to learn more about Science, namely the role of controversy for scientific progress. The article contains key questions for the students and guidelines for the teacher and also an analysis of the strategy in terms of the construction of Science and of learning processes.
- Conceptualização dos conhecimentos e das capacidades em currículosPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Afonso, Margarida; Silva, Preciosa
- AquaporinasPublication . Ferreira, Sílvia
- Tectónica experimental em regime compressivo para os ensinos básico e secundário: a geração de uma cadeia de montanhasPublication . Alves, Vanda; Calado, Sílvia; Ferreira, Sílvia; Paixão, Isabel; Fonseca, Paulo E.
- O currículo nas suas dimensões estrutural e internacional: perspetivas de Basil BernsteinPublication . Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Ferreira, SílviaO artigo, simultaneamente teórico e empírico, apresenta elementos de reflexão sociológica sobre a organização e desenvolvimento curriculares, quando se toma como principal referencial teórico o modelo do discurso pedagógico de Basil Bernstein (1990, 2000) e a sua teorização sobre formas e estruturas do conhecimento (1999). De um ponto de vista teórico, e com base no modelo do discurso pedagógico, descrevem-se as relações que se estabelecem entre o currículo e outros textos e contextos pedagógicos, referem-se processos de transformação (recontextualizações) que podem ocorrer quando o currículo é transposto para outros níveis do sistema educativo e apresentam-se algumas razões que podem estar na base dessas transformações. De acordo com a teorização sobre as estruturas de conhecimento, discute-se a relação entre a produção e a reprodução de conhecimento, para refletir sobre a relação que deve existir entre essas estruturas e as diferentes disciplinas do currículo. Incluem-se destaques sobre o currículo, em que se concretizam, através de explicitação e/ou exemplificação, os diferentes aspetos que sustentam a teorização apresentada. De um ponto de vista empírico, apresentam-se alguns dos procedimentos usados em análises do currículo, realizadas pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula), a vários níveis de escolaridade e centradas na educação científica e indicam-se, a título de exemplo, alguns dos resultados obtidos. Finalmente fazem-se algumas considerações sobre o contributo da teoria de Bernstein para a análise curricular, com particular destaque para questões de política educacional, relacionadas com o significado sociológico da (des)centralização curricular e da flexibilidade curricular num currículo centralizado.
- Estudo dos teores de açucar e sal em bolachas e cereais de pequeno-almoço: implicações para o contexto escolarPublication . Morais, Ana; Lopes, Joana; Ferreira, Sílvia
- Deriva continental: a ideia louca de um meteorologista que encarava a geologia como um passatempoPublication . Paixão, Isabel; Calado, Sílvia; Ferreira, Sílvia; Alves, Vanda; Morais, Ana Maria
- Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autoresPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel PestanaConcepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideoló gicos e pedagógicos dos autores. O estudo analisa em que medida a mensagem socio lógica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein.Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produ zidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideoló gicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.