Loading...
67 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 67
- Projetos de investigação aplicada: reflexões sobre o design e a metodologia de um projeto aplicado ao mercado do livramento, SetúbalPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Pardal, Pedro; Dias, Rui; Melo, AntónioO objetivo deste estudo é discutir o design e metodologias para o desenvolvimento de projetos colaborativos e em rede entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Administração Pública Local (APL), através de estudo de caso aplicado ao Mercado Municipal do Livramento Setúbal (MLS). Neste âmbito, este projeto envolve um conjunto diversificado de relacionados com o mercado e é consolidade em três grandes fases: diagnóstico de problemas, identificação de propostas de melhoria e disseminação de resultados. A complexidade dos problemas que atualmente a APL enfrenta (Klijn e Koppenjan, 2016), exige processos de governança e em rede com propostas de soluções inovadoras para infraestruturas locais como os mercados tradicionais que enfrentam pressões fortes, devido à concorrência das grandes superfícies comerciais e a alterações no modo de vida (Powe, 2012), com impacto na procura (Van Leeuwen e Rietveld, 2011) na rentabilidade (Kamunge et al, 2014).. Recorre-se à metodologia de estudo de caso para discutir o processo de design e implementação de um projeto de investigação aplicado em colaboração e em rede entre uma IES e a APL. Como resultados propõe-se uma metodologia para o desenvolvimento de projetos aplicados que descreve as etapas da sua implementação, bem como as ferramentas de recolha e validação de informação, para eventual replicação em contextos similares. Sendo uma investigação aplicada colaborativa reveste-se de algumas particularidades inerentes ao caso de estudo, envolvendo diversos e um processo participativo de recolha de informação.
- Gestão de Competências e Níveis de Proficiência: estudo empírico sobre os comerciantes dos mercados municipais de produtos frescosPublication . Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Pardal, PedroO objetivo do estudo é definir o perfil de competências ideal dos comerciantes no contexto dos mercados municipais de produtos frescos e avaliar o seu nível de proficiência nas competências. Realizou-se um estudo de caso no Mercado do Livramento de Setúbal (Portugal), assente numa abordagem qualitativa e quantitativa através da realização de focus group e de inquéritos por questionário. Os resultados identificaram um perfil constituído por 11 competências-chave. Conclui-se que os comerciantes representam bem o perfil ideal definido, possuindo níveis de proficiência positivos nas competências requeridas para a sua atividade profissional. Este estudo contribui para a elaboração de sistemas de trabalho assentes no desenvolvimento de competências que permitam melhorar a proficiência e o desempenho dos comerciantes, com implicações na sustentabilidade dos Mercados de produtos frescos e das respetivas regiões pela sua importância na dinamização da economia local. É um estudo pioneiro em contexto nacional e internacional, apresentando uma natureza prática e colaborativa com uma vertente de cocriação.
- The best practices of e-learning for economicsPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK
- Housing cooperatives in Portugal: the end of social purposesPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica
- Os setubalenses e mercado do livramento de Setúbal: comportamentos de compra sustentáveisPublication . Dias, Rui; Xara-Brasil, Duarte; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Pardal, Pedro
- Livro de Atas das III Jornadas Científico-Pedagógicas de Inovação e Sustentabilidade: Inovação orientada para a Sustentabilidade: Uma Visão GlobalPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cardoso, Carlos; Xara-Brasil, Duarte; Ossmane, Elis; Roque, Helena
- Temas Emergentes em Ciências Empresariais: Novas abordagens nas áreas científicas dos Recursos Humanos, Marketing e Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Vol. 2)Publication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Cordeiro, João Pedro Pina; Xara-Brasil, Duarte; Galvão, Susana C. Brito; Simões, David Alexandre Mendes da Silva; Nabais, João Lemos; Reis, Leonilde; Dias, Rui; Barbosa, Vítor; Mata, Carlos
- Innovation in energy sector: a comparative study in Brazil and PortugalPublication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Porto, Geciane; Costa, Priscila Rezende da
- Suitable tools for entrepreneurs manage open innovation: the case of matchmaking in water sectorPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica
- A success story in a partnership programme for entrepreneurship education: outlook of students perceptions towards entrepreneurshipPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa; Mares, PedroEntrepreneurship education could support the development of an entrepreneurial culture that can influence the cultural values and economic development. This research aims, firstly, to present some theoretical guidelines about entrepreneurship education. And secondly, to present an empirical study that assess the entrepreneurial perception of students included in a partnership programme between higher education and secondary schools. This analysis allows a set of findings, we highlight the positive impact of the programme analysed, as well as a strong sense of entrepreneurial skills by students and their increased awareness of the importance of entrepreneurship for their personal and professional life.