Browsing by Issue Date, starting with "2021-02"
Now showing 1 - 10 of 199
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação institucional junto aos enfermeiros em relação a infecção hospitalarPublication . Portella, Talita Raquel Almeida; Brou, Eduardo Fontão Mont' AlverneInfecção Hospitalar é aquela adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando essa puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Pacientes internados em instituições de saúde estão expostos a uma ampla variedade de microorganismos patogênicos, principalmente nos setores onde os procedimentos invasivos são rotina, por este motivo é de suma importância que os profissionais de saúde estejam aptos a prestarem uma melhor assistência ao paciente acometido por Infecção Hospitalar. A pesquisa em questão tem como objetivo principal fazer uma avaliação acerca do nível de conhecimento dos enfermeiros acerca das infecções hospitalares. Para atingir o objetivo principal, primeiro foi realizado uma pesquisa bibliográfica no sentido de enquadrar a temática da Infecção Hospitalar, segundo uma pesquisa de caso controle onde alguns profissionais de enfermagem de nível superior participaram e terceiro foi realizado um estudo de caso, sobre dados coletados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Os resultados obtidos mostraram que os enfermeiros na sua maioria sabem a definição de Infecção Hospitalar, sabem as medidas de prevenção e controle, mas falta adesão por parte deles. Diante disso, concluímos que o nível de conhecimento dos enfermeiros acerca das Infecções Hospitalares é grande, porem eles subestimam suas consequências, que embora eles saibam de sua definição e de suas medidas de prevenção e controle, falta que estes mesmos profissionais entendam a importância da adesão dessas medidas e de serem meios de continuidade de todo esse processo de controle.
- Controlo de Qualidade das Matérias Primas, Produto Intermédio e Produto Final na Ferreira Gomes & FilhosPublication . Berrnardo, Joana Filipa da Silva Pinto; Mateus, Dina; Antunes, JoséO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do curso de Mestrado em Tecnologia Química e decorreu na empresa Ferreira Gomes & Filhos mais concretamente na unidade fabril de Vale Florido, Tomar. O principal objetivo foi o contacto com a realidade industrial e com técnicas analíticas aplicadas no controlo de qualidade de matérias primas, produtos intermédios e produtos finais, especialmente, no setor Vitivinícola. Este estágio consistiu na realização das análises de rotina que verificam se as matérias primas recebidas (borra de vinho, vinho ou bagaço de uva) cumprem os parâmetros do processo fabril. As análises realizadas consistiram na determinação do teor alcoólico das principais matérias-primas, recolha de amostras de produto final, aguardente, álcool vínico retificado e análises das amostras por cromatografia gasosa e interpretação dos resultados obtidos. Foram realizadas ainda no decorrer deste estágio as seguintes análises: determinação do teor alcoólico por densimetria, humidade residual, determinação do teor alcoólico em volume por ebuliometria, determinação da acidez volátil, determinação da acidez total do álcool, determinação de cobre em aguardente, extrato seco, determinação da acidez em aguardente. Ainda durante este estágio foram analisadas algumas aguardentes para quantificar o carbamato de etilo através do GC/MS. Este estágio possibilitou aprofundar o conhecimento ao nível do processo de produção de uma destilaria, nomeadamente: do álcool neutro, desnaturado e de qualidade inferior, das aguardentes bagaceira e vínica e dos tartaratos de cálcio.
- EU-NATO Cooperation: report of the international conference organized at the National Defence Institut (IDN) on 15 February 2021Publication . Nunes, Isabel Ferreira; Daehnhardt, Patrícia; Seabra, Pedro; Costa, Rita
- O conflito em Cabo Delgado em perspetivaPublication . Seabra, Pedro
- A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infânciaPublication . Roque, Mara Teresa Piedade; Matos, Maria ManuelaO presente relatório intitulado “A importância da(s) rotina(s) na participação e autonomia das crianças em creche e jardim de infância” tem como principal objetivo compreender de que forma os educadores de infância podem organizar as rotinas, entendo-as como estratégias para a promoção da participação e autonomia das crianças. Os estágios realizados em creche e jardim de infância, permitiram-me, numa primeira fase, conhecer as rotinas de ambos os contextos e observar crianças e equipas na sua relação com as rotinas, no contexto do trabalho pedagógico. Esta fase inicial foi fundamental para pensar nas intervenções a propor. No que se refere a este estudo, a investigação foi desenvolvida com base no paradigma da investigação qualitativa e da investigação-ação, através de procedimentos de recolha, tratamento e análise da informação recolhida. Neste sentido foram realizadas notas de campo, pesquisa documental, conversas informais (com educadoras e crianças), reflexões cooperadas, registos de multimédia, e inquéritos por questionário às educadoras cooperantes. A análise e interpretação de todas as informações recolhidas permitiu compreender a prática pedagógica das educadoras cooperantes e realizar propostas de intervenção, descritas e analisadas ao longo do relatório, salientando processos de adequação e flexibilidade das rotinas às necessidades e interesses das crianças, bem como aumentar a sua participação e autonomia. É pertinente referir ainda que é dada “a vez e a voz” às crianças em contexto de jardim de infância, a fim de as envolver ativamente no tema em estudo.
- Pedagogia diferenciada na Educação de Infância: trajetórias do vivido nos contextos de estágioPublication . Modesto, Eunice Morais Brazão Carvalho; Correia, IsabelO presente relatório tem como objetivo principal compreender de que modo os profissionais de educação promovem, nos contextos de educação de infância, uma pedagogia diferenciada tendo em conta a diversidade de crianças que os frequenta e que têm caraterísticas, necessidades e interesses próprios. A abordagem metodológica do estudo rege-se pelos fundamentos da investigação qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação. O estudo empírico realizou-se em dois estabelecimentos educativos – em creche e em jardim de infância – onde realizei os estágios e teve a participação de toda a comunidade educativa: as educadoras cooperantes, as auxiliares de ação educativa, o grupo de crianças e respetivas famílias. Para a recolha de informação realizei observações participantes, entrevistas, conversas informais e pesquisa documental. Evidencio tudo o que vivenciei ao longo das minhas intervenções nos contextos onde estive inserida, as aprendizagens realizadas e as dificuldades sentidas. Nas considerações finais foram evidenciadas reflexões sobre experiências pessoais e sobre a importância do papel do educador para a construção de um contexto educativo de todos para todos. A minha intervenção teve como intuito dar repostas diversificadas, indo ao encontro do grupo e de cada criança individualmente. Assim, concluí que a pedagogia diferenciada é uma prática de complexa execução, mas não impossível. É fulcral a existência de parcerias funcionais entre todos os intervenientes, de forma a contribuir para a inclusão de todas as crianças. O conhecimento que fui adquirindo sobre os contextos educativos fizeram-me intervir de forma assertiva e fundamentada, no sentido de conseguir uma mudança na atitude de algumas crianças, em relação aos seus relacionamentos com os colegas. Em suma, este trabalho permitiu chegar a algumas conclusões, nomeadamente, de que é possível e importante, para o desenvolvimento da criança: i) aplicar a pedagogia diferenciada nos contextos educativos, ii) incluir todas as crianças, consoante o ritmo de aprendizagem, iii) tentar várias vezes, sem ter medo de errar para que ninguém fique sem aprender, iv) dar oportunidade a todos para que façam aprendizagens significativas.
- Estudo do comportamento à tração de betão armado com fios de carbonoPublication . Felicíssimo, Diogo Miguel Pato Gaudêncio; Neves, RuiA utilização de fibras de carbono como material de reforço de betão armado apresenta-se como uma alternativa cada vez mais interessante no que diz respeito à sustentabilidade. Este material possui uma elevada resistência à corrosão, ao contrário das armaduras tradicionais de aço e possibilita a construção de peças de betão armado mais leves. O presente trabalho de mestrado tem como objetivo principal a realização de uma campanha experimental centralizada em ensaios de tração uniaxial com taxa de deslocamento constante, em tirantes de argamassa reforçados com fios de carbono, sem tratamento de resinas, dispostos segundo o eixo longitudinal dos tirantes. O fator chave para avaliação da performance dos provetes é o controlo da fendilhação através dos ensaios de tração. Foram ensaiadas quatro composições de argamassa diferentes para avaliar a tensão na primeira fenda, o espaçamento entre fendas, a força última e a respetiva extensão média. Com base nos resultados obtidos, observou-se que é possível que a trabalhabilidade da matriz, possa influenciar a carga máxima do compósito. Tal como no betão armado tradicional, é possível fazer o controlo da fendilhação para compósitos reforçados com fios de carbono. No entanto os dois compósitos têm comportamentos especificidades distintas, o que não permite que os modelos existentes para simular o comportamento de elementos reforçados com aço, possam ser utilizados para peças reforçadas com fios de carbono.
- A Diferenciação Pedagógica no Ensino da Língua PortuguesaPublication . Silva, Carolina de Jesus; Sequeira, Ana PiresÀ Escola cabe a responsabilidade na aquisição e desenvolvimento de competências leitoras. A promoção da leitura desde tenra idade é fundamental para que as crianças estabeleçam vínculos com a leitura. Numa sociedade em que a leitura é cada vez mais valorizada e indispensável no nosso dia-a-dia, é importante que as crianças se sintam motivadas para ler e que leiam cada vez mais e melhor. A compreensão do que é lido, torna-se fundamental para fomentar o gosto e a continuação dessa mesma motivação, de forma a que leitura não seja vista como uma obrigação, mas sim como um momento de prazer. Este relatório intitulado A Diferenciação Pedagógica no Ensino da Língua Portuguesa teve por base um projeto cuja principal finalidade era suscitar, nas crianças, hábitos de leitura e, consequentemente, o desenvolvimento do prazer na leitura e na sua compreensão, na medida em que o gosto pela leitura e a sua compreensão se constrói e aprofunda ao longo do tempo. Face ao referido, o projeto foi desenvolvido numa turma de 4.o de escolaridade do 1.o Ciclo do Ensino Básico, e teve como principal objetivo: - Analisar e compreender de que forma a Diferenciação Pedagógica contribui para o desenvolvimento da Compreensão Leitora numa turma de 4.o ano de escolaridade. Desta forma, pretendi dar resposta às seguintes questões investigativas: - De que forma o recurso à Diferenciação Pedagógica contribui para uma melhor compreensão leitora? - Que estratégias utilizam os alunos para compreender o que leem? Sendo uma investigação de cariz qualitativo, foi possível completar um ciclo de observação, reflexão, planificação e ação, tendo por base documentos realizados pelos alunos e um questionário final, que permitiram uma análise detalhada das aprendizagens dos alunos após as intervenções em sala de aula. Foram implementadas cinco sessões de intervenção e realizados recursos para todas elas, como fichas de trabalho diferenciadas e apresentações Power Point para a introdução e explicação de algumas das intervenções. A análise de dados, contemplou dados recolhidos das produções de seis dos alunos da turma, concluindo-se que houve uma melhoria significativa nas aprendizagens dos mesmos e que, portanto, a abordagem à Compreensão Leitora através da Diferenciação Pedagógica, demonstrou ser uma mais valia para desenvolvimento desta competência.
- Dá para fazer tudo! Mil Coisas… Os Materiais Não-Estruturados em Educação de InfânciaPublication . Correia, Tânia Sofia Pando; Figueira, Sofia CorrêaO presente relatório é resultado de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa apresentar um estudo transversal aos contextos educativos nos quais desenvolvi os momentos de estágio em Creche e Jardim de Infância. Todo o documento foi construído num processo de formação profissional e pessoal e, apresenta aprendizagens adquiridas através de experiências vivenciadas em estágio e conhecimentos obtidos ao longo do percurso académico. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi desenvolvida segundo a metodologia qualitativa e baseada na abordagem da investigação-ação, a fim de recolher dados empíricos que sustentassem e dessem resposta à questão de partida “Como potenciar a exploração de materiais não-estruturados em contextos de Creche e Jardim de Infância?”. A análise reflexiva dá ênfase à importância da utilização dos materiais não-estruturados em contexto de Educação de Infância e, sobre a forma como essa exploração é realizada pelas crianças. Também se pretendeu compreender qual o papel do educador, ou seja, como potencia a exploração dos materiais não-estruturados na sua prática e, ainda, como os pode utilizar e mobilizar para otimizar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para tal, foram implementadas intervenções em ambos os contextos educativos, no sentido de promover melhorias significativas que levaram a uma análise e reflexão detalhada sobre o processo investigativo. Com o cruzamento da informação recolhida, compreendi que a exploração dos materiais não-estruturados permitem às crianças dar um diferente significado a um objeto, promovendo novas brincadeiras e interações e, ainda, formas criativas de modificar a função de um objeto num outro mais dinâmico e rico. Assim, trata-se de criar ambientes ricos e estimulantes que permitam o desenvolvimento global das crianças, cuja sua organização deve ser entendida como uma componente do processo de aprendizagem, na medida em que, quanto maior for a sua diversidade, maiores serão as oportunidades e possibilidades das crianças explorarem e de se envolverem em experiências diferenciadas.
- The experience of school-aged children with hospitalisationPublication . Loureiro, Fernanda; Antunes, Ana Vanessa dos Reis Ameixa; Pelander, Tiina; Charepe, Zaida BorgesAims and objectives: This study intended to contribute to the improvement of nursing care for both children and their parents and aimed to identify the best and worst experiences of school-aged children during hospitalisation.