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IANA - Comunicações em Eventos Científicos

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  • Bem-estar intergeracional no antropoceno
    Publication . Sousa Basto, Rui
    A presente investigação é realizada sob o efeito da notícia recente, publicada pelo Centro de Resiliência de Estocolmo, de que seis dos nove limites planetários foram ultrapassados por efeito do Antropoceno. Os três limites planetários que ainda não foram ultrapassados são a degradação da camada de ozono estratosférica, a carga atmosférica de aerossóis e a acidificação dos oceanos, que ainda se mantêm no espaço operacional seguro para a humanidade. O Antropoceno é o maior desafio ético-político que a humanidade alguma vez enfrentou. A sua natureza é polissémica, porque tanto poderá vir a significar a designação da Época geológica posterior ao Holoceno, quanto um conceito cultural que obriga a repensar a condição humana. O surgimento deste novo tempo resulta do facto de a humanidade se ter tornado uma força telúrica capaz de modificar as condições de funcionamento do sistema-Terra. A presente investigação analisa os impactos que o Antropoceno poderá vir a causar no bem-estar das gerações futuras, sejam estas próximas ou longínquas. Para esse objetivo, são analisadas as teorias do bem-estar humano mais significativas (hedonismo clássico de Bentham e Mill, satisfação das preferências/desejos informados e lista objetiva), a teoria das capacidades (capabilities) nas abordagens de Amartya Sen e Martha Nussbaum e a ética desenvolvida por Hans Jonas, de natureza ecocêntrica e transtemporal, debruçada sobre a relação entre a Natureza e a humanidade. Por fim, conclui-se que todas as teorias apresentam dificuldades conceptuais sobre o bem-estar intergeracional e admite-se a possibilidade de existência de um estado de acrasia coletiva que tem vindo a impedir a humanidade, ou os seus dirigentes e líderes, de agir no melhor interesse das gerações vindouras.
  • Influência da ecoansiedade nas propostas e ações dos jovens ativistas climáticos em contexto de acrasia coletiva
    Publication . Sousa Basto, Rui
    As ações de desobediência civil perpetradas por coletivos de jovens ativistas climáticos são um sintoma da desesperança diagnosticada às novas gerações em resultado da crise climática. A literatura refere que os jovens adultos são os que se sentem mais afetados pela ansiedade climática ou ecoansiedade, emoção complexa que pode ser fonte de stress e tristeza. Um estudo realizado em 2021 a 10 mil jovens de dez países, entre os quais Portugal, com idades entre 16 e 25 anos concluiu que os inquiridos apresentavam sintomas de ansiedade climática e emoções angustiantes associadas ao convencimento de que os governos não atuavam sobre a crise de uma forma coerente e urgente, o que lhes causava sentimentos de traição e abandono. Nesse inquérito, quase dois terços dos jovens portugueses afirmaram que a humanidade está condenada. Estudos recentes demonstram que os jovens sofrem também de solastalgia. A nostalgia e a solastalgia são sentimentos associados à ecoansiedade. Enquanto a nostalgia corresponde a um sofrimento enraizado na ausência de um lugar significativo, remetendo para uma separação temporal e ontológica em relação ao seu objeto, a solastalgia manifesta-se como um mal-estar gerado pela permanência física de um lugar familiar que, entretanto, foi transformado de tal modo que compromete o seu reconhecimento simbólico e afetivo. Não é já a distância que fere, mas a alteração do próprio mundo vivido. Tudo isto sucede num contexto de acrasia coletiva por inação climática, em que os responsáveis políticos, económicos e financeiros sabem o que é racionalmente melhor para a humanidade, mas agem em sentido contrário a esse conhecimento. Nesta investigação procurou-se compreender a influência da ecoansiedade e da solastalgia nas propostas e ações dos jovens ativistas climáticos em contexto de acrasia coletiva.
  • Teorias da aprendizagem: psicopedagogia das necessidades especiais
    Publication . Casanova, Maria Prazeres; Barreto, Marta; Cotrim, Natércia; Ferreira, Sílvia; Fati, Ansumane; Morato, Pedro
    O presente trabalho visa apresentar diferentes teorias de aprendizagem: comportamentalista (behaviorista), cognitivista e humanista, assim como as suas implicações na educação especial. O desafio colocado à educação especial pela aplicação das diferentes teorias de aprendizagem pressupõe que os professores possuam skills facilitadores da sua aplicabilidade de forma a desenvolverem as aprendizagens dos alunos.
  • Assessing of depth of myometrial invasion and preoperative staging of endometrial cancer: the added value of diffusion-weighted imaging and dynamic contrast-enhanced MRI sequences
    Publication . Alves, Inês; Ramalho, Madalena; Cunha, Teresa Margarida
    Purpose: To compare T2-weighted image (T2WI) vs dynamic contrastenhanced magnetic resonance imaging (DCE-MRI) vs diffusion-weighted imaging (DWI) for the evaluation of depth of myometrial invasion and preoperative overall staging of endometrial cancer. Methods and Materials: This retrospective study included forty-four women with endometrial cancer who underwent 1.5 Tesla pelvic MRI as part of their initial preoperative staging. T2WI, DCE-MRI, and DWI sequences were obtained. Retrospectively, two radiologists performed a consensus interpretation of all images interpreted the depth of myometrial invasion, overall stage, and presence of pitfalls. Surgical histology was available for each case and was the gold standard for comparison. The accuracy, sensitivity, specificity, positive predictive value (PPV) and negative predictive value (NPV) for each method were assessed. Results: Respective diagnostic accuracy, sensitivity, specificity, PPV and NPV in assessing the depth of myometrial invasion were: T2WI 61%, 58%, 64%, 55% and 67%; DCE-MRI 86%, 84%, 88%, 84% and 88%; DWI 95%, 95%, 96%, 95% and 96%. DWI correctly staged more patients (41/44) than DCEMRI (34/44) and T2WI (22/44) (P<0.05). For overall cancer staging, κ values were 0.29 with T2WI, 0.59 with DCE-MRI, and 0.89 with DWI. Conclusion: DWI considerably improved the diagnostic sensitivity and accuracy of MRI compared to DCE-MRI and T2WI in assessing both depth of myometrial invasion and overall staging in endometrial cancer.
  • Mistakes in assessment of endometrial cancer
    Publication . Cunha, Teresa Margarida; Horta, Mariana
    Pelvic MR imaging allows to avoid most of the mistakes in the assessment of ovarian masses made using transvaginal ultrasonography or CT scan. However, even using pelvic MR imaging, there are some pathologies that may mimic primitive ovarian cancer including pelvic inflammatory disease, uterine myoma, digestive tumour or ovarian metastases. Preoperative diagnosis of these pathologies is crucial because the therapeutic strategy is completely different and the absence of a diagnosis may impact the prognosis. Thus, this lecture will present three clinical situations where the radiologist needs to accurately analyse MR images to not misdiagnose a wide variety of pelvic pathologies as ovarian cancer. Learning Objectives: 1. To become familiar with benign masses mimicking ovarian cancer. 2. To demonstrate benign and malignant diseases mimicking peritoneal carcinomatosis. 3. To learn about imaging strategies for avoiding these pitfalls.
  • A formação pedagógica de professores em contexto de formação continua
    Publication . Casanova, Maria Prazeres; Silva, Adelaide
    Atualmente o trabalho, desenvolvido nas escolas, exige por parte dos professores uma enorme dispersão de tarefas, de papéis e de funções que mudam sistematicamente, o que obriga à melhoria e ao desenvolvimento permanentes de saberes e de práticas conducentes com as necessidades formativas dos alunos e com funções organizacionais requeridas pelo sistema educativo. A formação pedagógica dos professores constituirá uma das formas de promover o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional do professor profissional de modo a que os alunos melhorem as suas aprendizagens. Os Centros de Formação assumem um importante papel no desenvolvimento profissional (Decreto-Lei 22/2014, de 11 de fevereiro). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas mais significativas da formação pedagógica continua requerida pelos professores; • Identificar mais-valias encontradas pelos professores formandos na formação ministrada. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter qualitativo, utilizando as observações elaboradas pelos formandos professores no final da formação nos anos escolares 2013/2014 e 2014/2015. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor, uma vez que podemos encontrar nas observações elaboradas, sugestões de futuras ações de formação a realizar. Temos consciência da existência de dois tipos ações de ações de formação pedagógica: a que foi efetivamente realizada pelos professores e a que desejam realizar futuramente, constituindo esta última uma mais-valia para o Centro de Formação. Parece-nos importante a identificação dos aspetos considerados relevantes pelos professores uma vez que poderão dar indicação do modo como pensam e desejam implementar a formação pedagógica recebida.
  • Centro de formação de associação de escolas: avaliação de formação contínua de professores
    Publication . Casanova, Maria Prazeres; Silva, Maria Adelaide
    Os Centros de Formação no âmbito das suas competências regem-se, entre outros, pelos seguintes princípios, de acordo com o artigo 6º, do Decreto-Lei n.º 127/2015: “a) melhoria do ensino em geral e da lecionação em particular, […] e j) adoção de uma cultura de avaliação e melhoria do impacte da formação”. Neste âmbito, garantir a execução dos planos de formação considerando a melhoria da organização-escola através das aprendizagens desenvolvidas pelos seus recursos humanos e garantir também garantir a qualidade da formação, promovendo processos de acompanhamento recolhendo sistematicamente informações sobre os processos realizados considerando os objetivos previamente definidos, de avaliação da formação ministrada e ainda do seu impacte para reorganizar os planos de formação de acordo com os dados recolhidos e a reflexão produzida (cf. artigo 7º, do Decreto-Lei n.º 127/2015). Estabelecemos como objetivos desta comunicação: 1. Analisar a avaliação dos formandos respeitante às ações frequentadas no ano letivo 2014/2015; 2. Comparar entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. A metodologia utilizada é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2014/2015. Será ainda estabelecida a comparação entre os dados recolhidos com os dados obtidos no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente às ações realizadas num Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (cf. Decreto-Lei 22/2014). O processo avaliativo da formação recebida apresenta uma tripla vertente necessária ao desenvolvimento do Centro de Formação: o conhecimento da forma como decorreu a formação para colmatar possíveis falhas e melhorar o processo formativo; informação sobre os possíveis impactos que possam vir a ocorrer no desenvolvimento da profissionalidade dos diferentes professores e ainda como forma de diagnóstico de necessidades formativas dos professores. A avaliação dos formandos e o seu relatório de avaliação, assim como do relatório apresentado pelo formador são instrumentos importantes para a melhoria da qualidade da formação ministrada nos centros de formação contínua de professores. Verificamos que a avaliação realizada se mantém num nível muito bom se comparamos os dados recolhidos nos dois anos letivos.
  • Avaliação de formação continua de professores num centro de formação: um estudo de caso
    Publication . Casanova, Maria Prazeres
    Compete aos Centros de Formação de Associação de Escolas desenvolver a formação contínua de docentes, visando satisfazer as prioridades formativas em contexto escolar, tendo como referência os projetos educativos e curriculares, visando a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem dos alunos. Promove ainda a partilha de conhecimentos e skills, entre pares, orientados para o desenvolvimento profissional, tendo como objetivo consolidar a organização e autonomia da escola (cf. Decreto-Lei n.º 22/2014, artigo 4). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas/domínios e modalidades de formação; • Analisar a avaliação dos formandos relativa às ações frequentadas; • Conhecer as prioridades de frequência nas ações de formação. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert e uma questão de resposta aberta, aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor. Parece-nos que a avaliação da oferta formativa, por parte dos formandos, é muito significativa para a redefinição das prioridades formativas, de acordo com as necessidades identificadas quer pelos formandos quer ainda pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas ou Escolas não Agrupadas. Este processo avaliativo contribui também para a melhoria da qualidade dos serviços de formação contínua prestados pelo Centro de Formação, nomeadamente a nível da mobilização de recursos humanos qualificados e partilha de conhecimento por via de metodologias inovadoras e contextualizadas, numa lógica de resolução de problemas educativos
  • A avaliação como promoção da aprendizagem dos alunos
    Publication . Casanova, Maria Prazeres
    Compete aos Centros de Formação de Associação de Escolas desenvolver a formação contínua de docentes, visando satisfazer as prioridades formativas em contexto escolar, tendo como referência os projetos educativos e curriculares, visando a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem dos alunos. Promove ainda a partilha de conhecimentos e skills, entre pares, orientados para o desen-volvimento profissional, tendo como objetivo consolidar a organização e autonomia da escola (cf. Decreto-Lei n.º 22/2014, artigo 4). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas/domínios e modalidades de formação; • Analisar a avaliação dos formandos relativa às ações frequentadas; • Conhecer as prioridades de frequência nas ações de formação. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert e uma questão de resposta aberta, aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor. Parece-nos que a avaliação da oferta formativa, por parte dos formandos, é muito significativa para a redefinição das prioridades formativas, de acordo com as necessidades identificadas quer pelos formandos quer ainda pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas ou Escolas não Agrupadas. Este processo avaliativo contribui também para a melhoria da qualidade dos serviços de formação contínua prestados pelo Centro de Formação, nomeadamente a nível da mobilização de recursos humanos qualificados e partilha de conhecimento por via de metodologias inovadoras e contextualizadas, numa lógica de resolução de problemas educativos.
  • The Need of Continuous Teachers Training in the Coaching of Vocational Education
    Publication . Casanova, Maria Prazeres; Santos, Cristina; Silva, Maria Adelaide
    The accelerated changing of the social, economic and political world, makes new individual and social requirements at the development of human resources level, arise, particularly from the teachers who teach courses in vocational education.