ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade
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- Concepções e práticas de ensino-aprendizagem em dislexia. Um estudo com professores do 1,º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Teresa Sofia Macário; Ferreira, Marco
- A SEXUALIDADE DAS CRIANÇASCOM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS– o papel da escola: estudo de dois casosPublication . Figueiredo, Margarida Maria Ferreira; Alves, Cândida Helena Lopes; Alves, Carlos TeixeiraA sexualidade é intrínseca ao ser humano, sendo um dos domínios em que se encontram aspetos de ordem biológica, psicológica e sociocultural, cuja influência determina atitudes e comportamentos. Somente pelo facto de existirmos, todos somos sexuados; não existem seres humanos que não possuam esta característica. Porém, durante muitos séculos, a sexualidade foi tabu e vista negativamente. Assim, o objetivo primordial deste trabalho foi perceber se os professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades estavam preparados para abordar a temática da sexualidade e se os alunos NEE estavam preparados para a vivenciar. Desta forma, depois da revisão inicial da literatura alusiva aos temas da deficiência dos dois alunos estudados (Trissomia 21 e surdez profunda) e da sexualidade, foram aplicados questionários aos docentes e fizeram-se entrevistas a dois alunos NEE, assim como às suas Encarregadas de Educação e a duas profissionais da Educação Especial. Os resultados obtidos revelaram que os professores não se sentiam à vontade para abordar o tema e os jovens, sobre os quais foi realizado o estudo de caso, possuíam conhecimentos precários a respeito da sua sexualidade, pois não lhes é fornecida educação sexual suficiente e ajustada. Chegámos à conclusão que, para que a pessoa com deficiência aprenda a lidar com a sua sexualidade, de forma adequada e responsável, é necessária a criação e a implementação de programas de educação sexual, em contexto escolar, adequados às suas características, necessidades e condições de vida. Desta forma, apresentamos um projeto de formação para docentes Formar para melhorar – os professores perante a sexualidade a implementar no próximo ano letivo, no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, para que estes se sintam mais preparados para dar respostas adequadas a estes alunos.
- A Inclusão dos alunos com perturbação do espetro do Autismo nas classes do ensino regular do 1º Ciclo. Um estudo qualitativo com professoresPublication . Dias, Antónia Agostinha Ramalho Pereira; Ferreira, MarcoEmbora em Portugal as políticas educativas preconizem a inclusão como o caminho a seguir, ainda há muito a fazer na promoção do sucesso educativo de todos os alunos. A educação é um direito humano básico e cabe à escola proporcionar contextos que permitam a todos maximizar o seu potencial. Neste sentido, torna-se pertinente refletir como se processa a inclusão dos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo e de que forma as práticas inclusivas implementadas pelos professores se revelam promotoras da aprendizagem e do sucesso educativo destes alunos nas turmas do ensino regular. A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa e recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados de informação a dezoito professores do 1º Ciclo do Ensino Regular que integram nas suas turmas alunos com Perturbação do Espetro do Autismo. Pela análise dos dados e face aos desafios atuais na construção de escolas inclusivas, a maioria dos professores aceitam o paradigma da inclusão, no entanto só alguns conseguem promover a aprendizagem destes alunos na sala de aula, utilizando práticas e estratégias inclusivas diversificadas e adequadas. Constatamos também que a maior parte das escolas tem Unidade de Ensino Estruturado (UEE), constituindo um recurso importante para a inclusão dos alunos com PEA e ainda a existência de recursos humanos e técnicos que facilitam todo o processo de inclusão e sucesso educativo destes alunos. Alguns professores organizam o espaço da sala e planificam as atividades letivas com os professores da UEE, no entanto consideram não terem os conhecimentos essenciais e experiência pedagógica para intervir adequadamente devido à complexidade desta problemática, recorrendo permanentemente ao apoio do professor de educação especial. Outros constrangimentos ao trabalho dos professores decorrem sobretudo do receio que sentem perante o comportamento dos alunos, falta de tempo para gerir o grupo, turmas com um número elevado de alunos, gestão de horários para articulação, falta de recursos humanos e materiais e ainda a necessidade de formação contínua e especializada.
- A importância, os conhecimentos e as estratégias dos docentes do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico face à PHDAPublication . Lopes, Daniela Henriques; Campos, Sofia Margarida; Alves, Cândida Helena LopesA Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do sistema nervoso central com um quadro sintomático diversificado. Surge na infância e é caracterizada por significativas dificuldades em manter a atenção, impulsividade e hiperatividade. Tendo em conta o contexto profissional e o desafio que esta perturbação representa no contexto de sala de aula, torna-se pertinente saber intervir nestes alunos, de forma adequada, com recurso a estratégias/práticas educativas e comportamentais diversificadas, para que se possa promover o seu sucesso académico. Através deste trabalho, pretendeu-se: saber quais as perceções dos professores do Ensino Básico em relação aos alunos com PHDA; verificar de que forma a presença de alunos com PHDA pode influenciar a sua intervenção pedagógica, contribuindo deste modo para um maior conhecimento e melhor atendimento de alunos com PHDA nas escolas, naquele nível de ensino. O presente estudo pretende analisar e comparar as perceções, atitudes, conhecimento e estratégias dos professores do 1º e 2º Ciclos em relação às crianças com PHDA. Optámos pelo questionário, como instrumento de recolha de dados, em virtude de nos parecer o mais adequado ao nosso propósito, uma vez que a sua utilização é feita de uma forma impessoal. A nossa amostra é constituída por 105 professores. O estudo enquadra-se no paradigma de investigação quantitativa, uma vez que necessitamos de proceder a uma apresentação e sistematização de dados que consideramos fiáveis. Os resultados obtidos demonstraram que, maioritariamente, os professores inquiridos revelaram conhecimentos sobre as causas, características e diagnóstico da PHDA, bem como acerca das possíveis intervenções no contexto de sala de aula e fora da mesma para se intervir em crianças com esta síndrome, através da implementação de um conjunto de estratégias e técnicas pedagógicas que permitirão à criança com PHDA ter melhores respostas de aprendizagem. Verificou-se que os professores procuram adaptar as práticas/estratégias de intervenção, no contexto sala de aula, às características das turmas e dos alunos, mas que o seu próprio perfil enquanto docentes tem significativa importância naquela escolha.
- A Hiperactividade em contexto escolar estudo dos efeitos de um programa de tutoria em contexto escolar. Um estudo de caso exploratórioPublication . Roseiro, Cristina Maria de Almeida Jesus Freire Botelho; Melo, Ana Isabel Amaral do NascimentoA tutoria é um projecto de intervenção, individualizado, centrado no aluno e nas suas dificuldades e que, através do diálogo, orienta o aluno para uma procura de resolução dos seus problemas e das suas dificuldades pessoais e académicas, podendo conduzir ao sucesso pessoal e escolar. No nosso estudo analisámos os efeitos de um projecto de tutoria, como estratégia de intervenção proactiva, junto de um adolescente com PHDA e dos professores que constituíam o Conselho de Turma do aluno. Escolhemos como metodologia, o estudo de caso exploratório, do tipo investigaçãoacção, com um participante directo, J.C., um adolescente com PHDA, e como participantes indirectos, os seus professores do Conselho de Turma. O estudo de pesquisa decorreu durante o 3º período lectivo do ano de 2008/2009, aproximadamente 3 meses. Utilizámos uma abordagem quantitativa, junto dos professores, através da aplicação de questionários quinzenais, que observavam frequências de comportamentos, atitudes e desempenho escolar, e ainda as estratégias de intervenção mais utilizadas em sala de aula. Ao aluno foram igualmente aplicados questionários quinzenais, de automonitorização, nas sessões de acompanhamento, e a tutora-investigadora nas mesmas sessões, preenchia também um questionário de observação de frequências de comportamentos, atitudes e desempenho funcional. Recorremos ainda, à abordagem qualitativa no cruzamento dos dados, dos participantes e da tutora-investigadora e à análise de documentação relativa ao percurso escolar do aluno dos anos anteriores (1º e 2º ciclos). Confirmámos que os níveis de hiperactividade e impulsividade diminuíram substancialmente mas o défice de atenção e as dificuldades de aprendizagem mantiveram-se, como consequência das fracas competências adquiridas ao longo do percurso escolar, o que vai ao encontro dos estudos referenciados pelos autores consultados. A tutoria revelou-se uma estratégia “invisível” pois não parece possível estabelecer uma relação causa-efeito nas aprendizagens escolares, contudo no desenvolvimento académico, pessoal e social, podemos considerar que a tutoria teve um impacto positivo.
- Educação inclusiva, percepções de uma realidade: perspectivas dos professores, pais e alunos face à inclusãoPublication . CÂNDIDO, MARIA AMÁLIA FERREIRA; Amado, Nuno
- Como percecionam os docentes a PHDA. Estudo a docentes do 1,º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Saraiva, Cláudia Susana Albino Alves; Mateus, Nuno
- A relação família/escolas e as crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Marlene Isabel Ribeiro Borges; Alves, Cândida Helena LopesA família e a escola são consideradas contextos fundamentais no desenvolvimento do educando com papéis preponderantes no processo educativo. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal abordar a importância da família na educação de crianças com necessidades educativas especiais e a respetiva intervenção educativa. Para o efeito, após a elaboração de uma revisão de literatura, foi efetuado um enquadramento empírico, foi utilizado um inquérito por questionário aos pais/encarregados de educação e aos professores que têm, respetivamente, filhos e alunos com necessidades educativas especiais, em escolas do 1º Ciclo do ensino regular, de um Agrupamento de Escolas de Tábua. Os principais resultados demonstraram que a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais nas turmas de ensino regular contribui para o seu desenvolvimento e socialização. A relação família/escola deve ser colaborativa, comunicativa e ativa. Os fatores cruciais para o sucesso do processo de aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais são: a dinâmica familiar, a colaboração e troca de informação e a manutenção de uma relação mais efetiva e positiva.
- A importância da autonomia em ambiente inclusivo. Quais as estratégias de intervenção a utilizar em crianças NEE, no desenvolvimento da autonomia em ambiente pré-escolarPublication . Sandra Helena Delgado Lima Francisco; Mateus, NunoA presente investigação resulta de uma preocupação pessoal da qual pude presenciar na minha vida profissional relativo ao desenvolvimento da autonomia em crianças com Necessidades Educativas Especiais no pré-escolar, partindo da seguinte questão: Quais as estratégias de intervenção a utilizar em crianças com Necessidades educativas especiais no desenvolvimento da autonomia em ambiente pré-escolar. O principal objetivo foi analisar que tipo de estratégias os profissionais em educação utilizam assim como as dificuldades sentidas no desenvolvimento da autonomia. A investigação foi delineada numa perspectiva qualitativa por meio de uma investigação baseada em inquéritos e entrevista, o que permitiu colectar dados que orientassem a discussão deste trabalho. Para que fosse possível tal dissertação foi necessário também pesquisar vários autores que fosse de encontro ao tema e encontrar um fio condutor para a realização da mesma. Por fim podemos constatar que existe uma preocupação plena nos profissionais em educação em desenvolver a autonomia nas crianças com determinadas características, apesar de passarem por algumas dificuldades, estas no entanto não são entraves para alcançar determinados objectivos na área da autonomia com essas crianças.
- DislexiaPublication . Cláudia Patrícia Marques Pinto; Alves, Maria da Piedade G. LopesSabe-se hoje que as repercussões da dislexia vão muito além da leitura e da escrita. Trata-se de uma problemática que afeta o desenvolvimento harmonioso do aluno e mobiliza aqueles que o rodeiam a saberem mais, por forma a ajudá-lo a ultrapassar as suas dificuldades. Felizmente, cada vez mais, surgem estudos e materiais que, de alguma forma, servirão para minimizar os obstáculos inerentes à dislexia. Neste sentido, o objetivo fulcral do presente trabalho foi reconhecer a importância do trabalho conjunto dos vários intervenientes educativos na superação da problemática da dislexia. Para tal, após uma revisão inicial da literatura alusiva ao tema, foram aplicados questionários aos professores e aos pais de alunos com dislexia do Agrupamento de Escolas de Gouveia, os quais foram devidamente analisados. Os principais resultados revelaram que os professores têm conhecimentos teóricos e técnicos satisfatórios sobre a dislexia, que, potencialmente, lhes permitem realizar um bom trabalho de remediação das dificuldades inerentes à problemática. Contudo, estes consideram ter fracos meios para fazê-lo, sobretudo no que diz respeito à carga horária, demasiada para prestar apoio pedagógico personalizado aos alunos. A isto acresce a agravante de o diagnóstico dos discentes ser, normalmente, tardio, o que dificulta em muito uma intervenção com efeitos positivos. Ainda assim, os pais estão satisfeitos com a intervenção da escola junto dos seus educandos. Será, então, de extrema importância que estes intervenientes no processo de ensino e aprendizagem se unam em benefício dos alunos disléxicos.